Google Maps Platform Recursos Google Maps

API Address Validation vs. Geocoding: qual usar para validar um endereço?

Address Validation
Escrito por Karen Ferraz

Empresas que dependem de endereços para executar operações como entregas, localização de lojas e deslocamento de motoristas precisam validar esses endereços para evitar erros. A Plataforma Google Maps oferece diferentes serviços para ajudar na validação de endereços, sendo os dois principais: API Address Validation e a Geocoding.

A API Address Validation é um lançamento recente da Plataforma Google Maps que apoia as companhias a validar se um endereço é correto ou não. Já o Geocoding, apoiado pela API Geocoding, é o processo de conversão de endereços em coordenadas geográficas, usado por exemplo para inserir marcadores em um mapa ou uma posição nele.

Mas quando usar um ou outro recurso para validar endereços? Entenda a seguir as principais diferenças entre os dois.

Leia mais: API de validação de endereço do Google Maps: nova funcionalidade está disponível para todas as empresas

API Address Validation ou Geocoding?

Há muitas situações em que você pode escolher, com base na árvore de decisão abaixo, usar um produto em vez de outro. Mas outras situações podem envolver o uso dos dois produtos para atingir suas metas.

É ideal utilizar a API Address Validation em vez da API Geocoding quando:

  • Existe possibilidade de dados questionáveis ou o recebimento de um endereço incorreto terá um impacto negativo no fluxo downstream. Isso acontece pois a API Address Validation oferece retorno mais detalhado a respeito do motivo de uma entrada não ter um resultado de alta precisão.
  • Quando é necessário corrigir entradas do usuário (por exemplo, campos com erros ortográficos ou campos ausentes), aumentando a chance de resultados precisos na saída.
  • Sua região de destino retorna mais metadados da API Address Validation do que a API Geocoding, como classificação de tipo de edifício como residencial ou comercial.

É ideal usar a API Geocoding em vez da API Address Validation quando:

  • Seu objetivo principal é recuperar a localização de um endereço e a precisão dos endereços individuais pode não ser crítica (por exemplo, para gerar um mapa de calor com um grande conjunto de dados).
  • Quando você precisa de uma solução global e a API Address Validation não está disponível em todas as regiões de destino.

Como pudemos ver, é recomendável usar a API Adress Validation para informar um endereço de correspondência correto, especialmente para fins de entrega. Além disso, quando os dados de entrada são de baixa qualidade, esta API pode é indicada, uma vez que é mais permissiva com erros e é capaz de indicar componentes de endereço não verificáveis, bem como fazer correções nos dados de entrada. Outro caso de uso é quando é necessário fornecer mais informações para um endereço, como residencial ou comercial (disponível em algumas regiões).

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário