Google Maps Platform Recursos Google Maps

Como usar o Google Maps para reduzir custos de frete e aumentar as vendas do seu negócio?

Como usar o Google Maps para reduzir custos de frete e aumentar as vendas do seu negócio?
Escrito por Karen Ferraz

O custo de frete é o principal desafio logístico para varejistas do comércio eletrônico. Sem contar que esse também é um fator decisivo para o cliente na hora de concluir a compra. A boa notícia é que o Google Maps oferece recursos baseados em dados de localização que ajudam a reduzir custos de frete e construir experiências de compra memoráveis!

O varejo é um dos segmentos mais competitivos em que os players brigam não apenas por preço, mas também em termos de experiências. Descontos em frete, ações de frete grátis, atendimento multicanal e entrega rápida são estratégias encontradas pelas empresas do segmento para se diferenciar, aumentar a proposta de valor ao cliente e, sobretudo, garantir mais vendas.

A digitalização de operações de logística é mandatória para otimizar processos, como os logísticos, e atender às demandas crescentes do comércio eletrônico. Nessa esteira, diversas empresas têm aproveitado a inteligência de geolocalização do Google Maps para integrar negócios físicos e online.

A Plataforma Google Maps (GMP) proporciona várias soluções para modernizar processos logísticos de ponta a ponta, impactando diretamente em como reduzir custos de frete. Algumas empresas que apostaram na ferramenta obtiveram reduções de até 20% no tempo de entrega e aumento de 30% na produtividade dos motoristas por hora, barateando gastos com frete.

Leia mais: Google Maps Platform com infinitas possibilidades para o varejo

Conheça mais sobre essas funcionalidades e veja como o Google Maps pode revolucionar seu negócio.

Google Maps: otimização logística e redução de custos de frete

Nos últimos quinze anos, o Google mapeou 99% do mundo sob diferentes ângulos e detalhes e disponibilizou toda essa inteligência na Plataforma Google Maps para ajudar empresas a se aproximarem de seus clientes e serem mais eficientes. A plataforma fornece acesso a uma gama de dados de localização do Google, como endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas de veículo e visualização de mapas.

Ao integrar GMP a suas aplicações, empresas ganham acesso a dados em tempo real sobre o trânsito e diversas localidades e conseguem otimizar suas operações logísticas desde o planejamento. Entenda como a GMP pode ajudar organizações no objetivo de reduzir custos de frete.

Otimize a gestão de entregas e motoristas:
aloque pedidos para motoristas com base na análise preditiva de tempo e/ou distância de cada viagem. A API Distance Matrix da plataforma compara o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para realizar a entrega do pedido, permitindo alocar motoristas em rotas a fim de garantir a entrega mais rápida possível. Com isso, é possível reduzir o tempo de entrega de cada pedido, aumentar a produtividade dos motoristas (capacidade de entregas por motorista) e diminuir gastos desnecessários com combustível, barateando o valor do frete.

Grete grátis

Crie rotas inteligentes e rápidas: gerencie entregas para qualquer lugar e sem atrasos e forneça informações precisas para equipes de campo atenderem às demandas de seus clientes. Com a Roads API, você pode criar itinerários precisos, determinando o trajeto a ser percorrido. Ao mesmo tempo, a Directions API garante que o motorista percorra a distância mais curta possível até o local de entrega, fornecendo o passo a passo em tempo real para que chegue ao local esperado sem desvios.

Descentralize a distribuição e garanta uma gestão integrada: a GMP garante que entrega final dos produtos adquiridos pelo cliente aconteça não de um centro de distribuição (CD), mas da loja mais próxima do endereço do consumidor. Esse modelo, conhecido como ship-from-store, pode ser implementado com os recursos do Google Maps para transformar as lojas em pequenos CDs, barateando o valor do frete. A gestão descentralizada é possível graças a APIs do Maps que podem ser integradas aos sistemas logísticos para fornecer dados em tempo real sobre entregas e estoque.

Coordene operações com base em dados e otimize custos: as atualizações em tempo real da plataforma geram insights que ajudam a otimizar rotas para chegar a diversos destinos. Toda essa inteligência impacta diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento.

Proporcione as melhores experiências:
transforme custos em vendas e boas experiências com fretes mais baratos e pontuais, garanta a satisfação e a fidelização do cliente! Veja aqui como maximizar a experiência de consumo com a plataforma de Google Maps.

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.





Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário