Google Maps Platform Omnichannel

Otimize a experiência do usuário no seu site com Places Autocomplete do Google Maps

Places Autocomplete
Escrito por Karen Ferraz

O Places Autocomplete é uma ferramenta do Google Maps que pode ser adicionada a seu app para oferecer uma experiência mais completa em localização ao usuário. Bastam algumas linhas de código para personalizar previsões de digitação antecipada que economizam tempo do seu cliente. Além disso, o recurso ajuda a otimizar os custos e melhorar as taxas de conversão.

Quer saber como explorar ao máximo o Places Autocomplete? Siga as dicas que preparamos para ajudar a sua empresa.

Leia mais: Conheça as estratégias de geolocalização que podem diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce

Baixe agora: Ebook Gratuito: 3 estratégias omnichannel com geolocalização para aumentar suas vendas.

Como usar o Place Autocomplete para preencher automaticamente formulários de endereço

Esta função “autocompletar” fornece uma melhor experiência de checkout para seus clientes. Isso porque é possível transformar o campo de preenchimento do formulário de endereço em uma barra de preenchimento automático.

Para tanto, é necessário configurar o preenchimento automático de formulários de endereço, o que ajuda a reduzir o abandono de carrinho e tornar a entrada de endereço mais fácil, rápida e precisa para seus usuários.

Leia também: Entenda como funciona a API Address Validation do Google Maps

Como entregar os melhores resultados no Place Autocomplete

No momento em que os usuários digitam um destino no Place Autocomplete, você espera que eles encontrem o que estão procurando com o menor número de caracteres possível. Você pode usar o viés de localização e a restrição de localização para melhorar a qualidade das previsões e mantê-las na área geográfica correta.

Se seu site ou aplicativo for usado em poucos países, há opção de definir uma propriedade chamada “ComponentRestrictions” para eliminar previsões fora desses territórios e usar o parâmetro “language” (língua) para retornar resultados em um determinado idioma. Utilize ainda a filtragem de tipo de local para apresentar previsões mais relevantes.

Como reduzir os custos do Place Autocomplete

As máscaras de campo (field masks) permitem que os chamadores da API especifiquem os campos que uma solicitação deve retornar. Para isso, basta definir a propriedade fields ao inicializar o serviço Autocomplete ou chamando o método “setFields” posteriormente.

O Google fornece informações sobre vários métodos para adicionar o Place Autocomplete a um site usando a API JavaScript do Google Maps, a um aplicativo Android com o Places SDK para Android e a um aplicativo iOS com o Places SDK para iOS. Todos esses três SDKs são compatíveis com implementações de widget e programáticas, e você também contratar o serviço Place Autocomplete diretamente por meio da API Places.

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário