Google Maps Platform Roteirização

Planejamento de rotas: como tornar o processo logístico mais eficiente

Planejamento de rotas
Escrito por Karen Ferraz

O planejamento de rotas é estratégico para uma logística eficiente. Por que? Essa etapa é crucial para cumprir com prazos de transporte e entregas e reduzir gastos com combustível, além de garantir melhor atendimento ao consumidor.

Elaborar rotas inteligentes dentro de um calendário de entregas é uma forma de aumentar a eficiência dos processos logísticos, aumentando a produtividade de motoristas, minimizando erros e barateando os custos.

O Google Maps oferece uma gama de serviços de roteirização e logística utilizados por empresas dos mais diversos segmentos, como varejo, indústria, transporte e outros. Integradas aos sistemas das organizações, as APIs da plataforma permitem incorporar dados do Maps a fim de otimizar o processo logístico de ponta a ponta e torná-lo mais sustentável. Dentre elas, estão Directions API e Directions Advanced API.

Leia mais: Como calcular os custos de pedágio e combustível em rotas com as novas APIs do Google Maps?

Seja para transportar cargas, monitorar veículos em trânsito, gerenciar frotas de caminhões ou levar encomendas ou mercadorias compradas online. Essas duas APIs entram em cena para apoiar os usuários a chegarem do ponto A ao Z no menor tempo.

Com mapas detalhados e dados de geolocalização em tempo real, as APIs do Google Maps podem auxiliar no planejamento de rotas de diversas formas, como:

  • Criação de trajetos inteligentes e rápidos para otimizar a gestão de delivery, frotas de veículos ou qualquer tipo de deslocamento.
  • Gerenciamento de operações logísticas com base em dados, permitindo a redução de deslocamentos desnecessários e otimização de custos;
  • Construção da melhores experiências a partir de rotas rápidas, garantindo entregas e encomendas dentro do prazo e, o melhor, a satisfação do cliente.

A seguir, detalhamos como a Directions API e a Directions Advanced API podem ajudar você a planejar rota com mais eficiência.

Planejamento de rotas

Directions API

Permite a criação de rotas precisas, em sistemas ou aplicativos logísticos, com até 10 pontos de referência. Com ela, é possível pesquisar rotas para diversos meios de transporte, como carro, bicicleta, caminhada ou transporte público, além de personalizar a criação de trajetos com base em tempo, distância e custo, dependendo da necessidade do seu negócio.

A Directions API calcula a distância mais curta de um ponto a outro e fornece às equipes em campo direcionamentos passo a passo, orientações sobre limites de velocidade e notificações sobre condições de trânsito.

Além de apoiar a roteirização, monitora o movimento do usuário. Dessa forma, gestores de logística obtêm informações atualizadas sobre as rotas e são capazes de otimizar coletas e devoluções, encaixando-as no itinerário. Essa eficiência resulta em agilidade e redução do tempo previsto para entrega em qualquer lugar.

A API também auxilia no atendimento ao cliente e na construção de experiências positivas, mantendo-os atualizados sobre a entrega do pedido. Assim, o consumidor pode acompanhar onde o motorista está com sua mercadoria ou quando a encomenda chegará a sua porta.

Directions Advanced API

Fornece informações mais detalhadas quando comparada com a Directions API. Isso porque a Directions Advanced API realiza o planejamento de trajetos de entrega otimizados, levando em conta rotas multimodais com até 25 pontos de referência e dados de tráfego em tempo real.

Trata-se de uma solicitação da Directions API ou da Maps JavaScript API (que possibilita a customização do mapa com conteúdo e imagens próprias) que utiliza informações de tráfego e mais de 10 pontos de referência para otimização de rota.

A partir da Directions Advanced, o Google Maps fornece informações de trânsito em tempo real a gestores de logística e motoristas. Assim, toda vez que um usuário pesquisa uma rota para um local específico, o Maps mostrará se houve um acidente ou se a via está congestionado, além de indicar uma rota alternativa para evitar atrasos.

Veja também: Como melhorar a produtividade e experiência de motoristas e entregadores com recursos do Google Maps

Quando usá-las no planejamento de rotas?

Imagine serviços de logística em que cada motorista deve entregar encomendas para vários destinos todos os dias. A Directions API pode definir pontos de referência para traçar uma rota que inclui passagens ou escalas em locais intermediários. No entanto, se a rota contém mais de 10 pontos de referência você precisará do Directions Advanced (de 11 a 25 pontos de referência).

Por padrão, a Directions API calcula sua rota com base em pontos de referência de acordo com a ordem em que foram fornecidos. Porém, você pode usar o Directions Advanced para otimizar a rota fornecida reorganizando os pontos de referência em uma ordem mais eficiente, economizando tempo e dinheiro.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário