Planejamento de rotas: como tornar o processo logístico mais eficiente

Planejamento de rotas0 2

O planejamento de rotas é estratégico para uma logística eficiente. Por que? Essa etapa é crucial para cumprir com prazos de transporte e entregas e reduzir gastos com combustível, além de garantir melhor atendimento ao consumidor.

Elaborar rotas inteligentes dentro de um calendário de entregas é uma forma de aumentar a eficiência dos processos logísticos, aumentando a produtividade de motoristas, minimizando erros e barateando os custos.

O Google Maps oferece uma gama de serviços de roteirização e logística utilizados por empresas dos mais diversos segmentos, como varejo, indústria, transporte e outros. Integradas aos sistemas das organizações, as APIs da plataforma permitem incorporar dados do Maps a fim de otimizar o processo logístico de ponta a ponta e torná-lo mais sustentável. Dentre elas, estão Directions API e Directions Advanced API.

Leia mais: Logística para e-commerce: qual importância e como afeta o negócio?

Seja para transportar cargas, monitorar veículos em trânsito, gerenciar frotas de caminhões ou levar encomendas ou mercadorias compradas online. Essas duas APIs entram em cena para apoiar os usuários a chegarem do ponto A ao Z no menor tempo.

Com mapas detalhados e dados de geolocalização em tempo real, as APIs do Google Maps podem auxiliar no planejamento de rotas de diversas formas, como:

  • Criação de trajetos inteligentes e rápidos para otimizar a gestão de delivery, frotas de veículos ou qualquer tipo de deslocamento.
  • Gerenciamento de operações logísticas com base em dados, permitindo a redução de deslocamentos desnecessários e otimização de custos;
  • Construção da melhores experiências a partir de rotas rápidas, garantindo entregas e encomendas dentro do prazo e, o melhor, a satisfação do cliente.

A seguir, detalhamos como a Directions API e a Directions Advanced API podem ajudar você a planejar rota com mais eficiência.

Planejamento de rotas

Directions API

Permite a criação de rotas precisas, em sistemas ou aplicativos logísticos, com até 10 pontos de referência. Com ela, é possível pesquisar rotas para diversos meios de transporte, como carro, bicicleta, caminhada ou transporte público, além de personalizar a criação de trajetos com base em tempo, distância e custo, dependendo da necessidade do seu negócio.

A Directions API calcula a distância mais curta de um ponto a outro e fornece às equipes em campo direcionamentos passo a passo, orientações sobre limites de velocidade e notificações sobre condições de trânsito.

Além de apoiar a roteirização, monitora o movimento do usuário. Dessa forma, gestores de logística obtêm informações atualizadas sobre as rotas e são capazes de otimizar coletas e devoluções, encaixando-as no itinerário. Essa eficiência resulta em agilidade e redução do tempo previsto para entrega em qualquer lugar.

A API também auxilia no atendimento ao cliente e na construção de experiências positivas, mantendo-os atualizados sobre a entrega do pedido. Assim, o consumidor pode acompanhar onde o motorista está com sua mercadoria ou quando a encomenda chegará a sua porta.

Directions Advanced API

Fornece informações mais detalhadas quando comparada com a Directions API. Isso porque a Directions Advanced API realiza o planejamento de trajetos de entrega otimizados, levando em conta rotas multimodais com até 25 pontos de referência e dados de tráfego em tempo real.

Trata-se de uma solicitação da Directions API ou da Maps JavaScript API (que possibilita a customização do mapa com conteúdo e imagens próprias) que utiliza informações de tráfego e mais de 10 pontos de referência para otimização de rota.

A partir da Directions Advanced, o Google Maps fornece informações de trânsito em tempo real a gestores de logística e motoristas. Assim, toda vez que um usuário pesquisa uma rota para um local específico, o Maps mostrará se houve um acidente ou se a via está congestionado, além de indicar uma rota alternativa para evitar atrasos.

Quando usá-las no planejamento de rotas?

Imagine serviços de logística em que cada motorista deve entregar encomendas para vários destinos todos os dias. A Directions API pode definir pontos de referência para traçar uma rota que inclui passagens ou escalas em locais intermediários. No entanto, se a rota contém mais de 10 pontos de referência você precisará do Directions Advanced (de 11 a 25 pontos de referência).

Por padrão, a Directions API calcula sua rota com base em pontos de referência de acordo com a ordem em que foram fornecidos. Porém, você pode usar o Directions Advanced para otimizar a rota fornecida reorganizando os pontos de referência em uma ordem mais eficiente, economizando tempo e dinheiro.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Cloud
varejo alimentício
Varejo de moda
Cloud
Maps
Google Maps
nuvem
Google Cloud
Maps
nuvem
abandono de carrinho
3 sinais de que a estratégia de logística do seu e-commerce pode ser bem-sucedida
Planejamento de rotas
Áreas que usam Google Maps para transformar seus negócio