O georreferenciamento é estratégico para apoiar o setor de energia elétrica na solução de diversos desafios, como identificar e quantificar as áreas de vegetação nas faixas de servidão de linhas de transmissão e distribuição, bem como nas áreas adjacentes a reservatórios de geração de energia.
As técnicas de georreferenciamento e as tecnologias de sensoriamento remoto desempenham um papel importante na gestão de ativos para o setor elétrico ao conseguirem fornecer dados para o planejamento das operações de manutenção, ações de fiscalização, gestão ambiental e patrimonial.
Veja mais informações sobre como o georreferenciamento pode apoiar o setor de energia elétrica!
Georreferenciamento e as operações do setor de energia elétrica
As tecnologias de georreferenciamento se destacam pela capacidade de melhorar a rastreabilidade e a confiabilidade das informações relativas aos ativos presentes nas redes de energia. As empresas do setor utilizam as informações geradas para apoiar diversas frentes da operação.
Em relação à manutenção das faixas de servidão de linhas de transmissão ou distribuição, a vegetação presente pode representar um risco à segurança pública e ao meio ambiente, sendo uma das principais causas de interrupções no fornecimento de energia elétrica. Deste modo, os dados obtidos por meio de georreferenciamento e sensoriamento remoto são eficientes para mapear e identificar áreas que demandam ações preventivas e corretivas, permitindo a gestão eficiente de recursos em campo para a manutenção e preservação dos serviços.
Áreas responsáveis por gerir obrigações ambientais e de sustentabilidade também utilizam informações geradas a partir de tecnologias de geoprocessamento. Os dados são aplicados para caracterizar, em diferentes níveis de detalhe, os diversos aspectos e dinâmicas naturais e antrópicas que compõem as faixas de servidão de linhas de transmissão, linhas de distribuição e bordas de reservatórios.
A gestão patrimonial também recorre aos dados para monitorar e identificar a situação das áreas no entorno de reservatórios ou faixas de servidão, distinguindo as interferências permitidas daquelas que não são autorizadas.
O gerenciamento adequado das atividades humanas e dos aspectos ambientais nos ativos de geração, transmissão e distribuição é essencial e desafiadora, dada a extensão das áreas sob a responsabilidade das empresas do setor. Por isso, o uso de imagens de satélite e tecnologias de geolocalização aplicadas no georreferenciamento de áreas urbanas ou rurais é fundamental para a eficiência de cada processo.
Benefícios oferecidos pelo georreferenciamento ao setor de energia
O georreferenciamento é aplicado em diversas frentes de atuação das empresas de energia elétrica, incluindo:
Manutenção de faixas de servidão
Considerando a atuação em linhas de transmissão ou de distribuição, os principais benefícios, são:
- Identificar rapidamente as áreas que necessitam de manutenção, agilizando o planejamento das atividades de limpeza das faixas de servidão.
- Determinar com precisão a extensão das áreas com demandas, permitindo uma estimativa mais precisa de custos de manutenção, seja realizada por equipes terceirizadas ou internas.
- Otimizar os recursos técnicos e equipamentos utilizados no manejo da vegetação, direcionando e priorizando as equipes para as áreas mais críticas.
- Identificar os ativos (como transformadores e chaves) afetados pela manutenção, prevendo o impacto na rede elétrica caso seja necessário um desligamento.
- Atender rapidamente às solicitações dos órgãos ambientais sobre as atividades de limpeza e manutenção das faixas de servidão.
Gestão do patrimônio
São observados os ganhos abaixo para a atuação em linhas de transmissão, linhas de distribuição rural ou na geração de energia:
- Agir com mais rapidez na remoção de ocupações irregulares.
- Obter um diagnóstico preciso do estado atual das ocupações.
- Identificar e quantificar as áreas ocupadas.
- Reduzir a necessidade de fiscalizações de campo, diminuindo custos.
- Fornecer informações detalhadas para subsidiar a tomada de decisões gerenciais e operacionais.
- Prever com maior precisão os custos associados à remoção de invasores.
- Fornecer, à área de meio ambiente, material para a elaboração de relatórios técnicos e fotográficos ambientais;
- Atender prontamente às solicitações de informações sobre ocupações feitas pelo órgão ambiental.
Gestão ambiental
Para a atuação na transmissão, distribuição ou geração de energia, são identificadas as melhorias:
- Identificar e quantificar irregularidades na exploração das áreas protegidas.
- Atender prontamente às solicitações de informações feitas pelo órgão ambiental.
- Otimizar os recursos ao priorizar e direcionar as equipes para locais onde há interferência na vegetação.
- Melhorar a gestão no cumprimento do plano de uso das bordas de reservatórios;
- Facilitar a implementação de medidas preventivas e corretivas, promovendo a manutenção e preservação das áreas.
- Obter informações necessárias para a renovação da licença de operação junto ao órgão ambiental.
- Reunir uma base de dados sobre incidentes ambientais nas margens dos reservatórios e nas faixas de servidão das linhas de transmissão e distribuição rural;
- Melhorar a gestão e o monitoramento dos indicadores de conservação da vegetação.
- Apoiar e subsidiar ações de recuperação e restauração de áreas degradadas nas bordas dos reservatórios, além de manter e conservar as áreas preservadas.
Geoambiente: expertise em tecnologias de georreferenciamento
A Geoambiente possui um time de especialistas certificados para oferecer serviços de georreferenciamento, seja para áreas urbanas ou regiões rurais e remotas. Temos mais de 25 anos de experiência em projetos de Análise Geoespacial e Sensoriamento Remoto.
Além disso, utilizamos de big data, machine learning e analytics para a extração de dados de imagens de satélite, proporcionando tecnologias de ponta para solucionar desafios completos do setor de energia elétrica.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira outros conteúdos de nosso blog:
- Georreferenciamento em áreas remotas: quais as vantagens?
- Gestão ambiental no setor energético: como a geotecnologia pode ajudar?

Engenheiro com especialização em Gestão de Projetos. Experiência em projetos de sensoriamento remoto para demandas governamentais e para os mercados de energia elétrica, florestal e agronegócio.