Georreferenciar uma área implica em determinar seu formato, tamanho e localização utilizando métodos topográficos. Compreender os detalhes de uma local é essencial para seu uso, além de ser uma obrigação legal em determinados contextos.
Quer saber mais sobre georreferenciamento, sua importância e a legislação associada?
Aqui, apresentamos um guia completo sobre o assunto, detalhando quem pode fazer este trabalho, bem como aplicações práticas. Boa leitura!
Georreferenciamento: o que é?
O processo de georreferenciar associa coordenadas geográficas precisas a determinados pontos de um terreno, possibilitando a identificação única e padronizada de uma região de interesse.
Até pouco tempo, delimitar áreas remotas ou de difícil acesso era impreciso, mas isso mudou com a tecnologia de georreferenciamento. Hoje é possível compreender os detalhes de uma área para otimizar seu uso, bem como atender às obrigações legais.
Dessa forma, o georreferenciamento é um procedimento essencial para uma gestão eficiente de diversas áreas ou pontos, permitindo o controle mais efetivo do uso e facilitando a localização, especialmente em áreas mais remotas e com o acesso dificultado.
O georreferenciamento oferece várias vantagens, tais como:
- Gestão mais eficiente: possibilita uma gestão mais efetiva e sustentável de áreas urbanas ou remotas, propiciando ações de planejamento, gestão, monitoramento e manutenção do espaço.
- Precisão e acuracidade: garante que os locais sejam corretamente identificados com base em dados confiáveis (área e posição geográfica).
- Roteirização: fornece coordenadas geográficas para roteirização do deslocamento até o local.
- Conformidade ambiental: permite o acompanhamento e controle de interferências em locais protegidos, auxiliando empresas a cumprirem determinações de órgãos ambientais e a fornecerem informações sobre o uso do solo.
Georreferenciamento: como é feito?
O georreferenciamento emprega mapas ou imagens de satélite para vincular arquivos digitais a locais físicos. Tal processo permite designar um “endereço” para um ponto ou espaço específico na superfície da Terra.
O objetivo é definir a forma, dimensão e localização da área em questão. Por meio de dados obtidos pelo georreferenciamento, as empresas podem criar roteirizações, monitorar interferências e usar as informações para orientar equipes de campo e fornecedores.
O georreferenciamento é realizado por meio do uso de uma imagem referenciada por um sistema de coordenadas (uma fotografia de uma área feita por satélites). Na prática, envolve a utilização de recortes (ou frames) captados por imagens de satélite que, em seguida, são georreferenciados. Com isso, as coordenadas geográficas do ponto ou área são identificadas para posicionar a localização destes na superfície terrestre.
Dentre as técnicas utilizadas para fazer georreferenciamento, está o Sensoriamento remoto, ou seja, a medição das informações de uma propriedade, objeto ou fenômeno, por dispositivo de gravação que não esteja em contato físico com o objeto/imóvel.
Esta técnica é realizada por meio de:
- Drones: o georreferenciamento com drones utiliza esses veículos não tripulados para captar imagens aéreas detalhadas. Esses instrumentos são fundamentais em áreas de difícil acesso e propiciam a coleta de dados de alta resolução.
- Imagens de satélite: satélites em órbita captam imagens em detalhes da superfície da terra, sendo processadas e analisadas para extrair informações sobre a localização e a forma das propriedades.
Fotogrametria aérea: aeronaves com câmeras captam imagens sobrepostas do terreno, que são processadas para criar mapas tridimensionais detalhados.
Como empresas utilizam o georeferrenciamento?
Diversos setores se beneficiam do georreferenciamento para inúmeras aplicações. Confira alguns exemplos:
- Imobiliário: o georreferenciamento é extremamente útil para o setor imobiliário, uma vez que permite agregar e analisar dados e informações sobre diversos empreendimentos espalhados pelo território. Um imóvel georreferenciado facilita a análise de concorrência, consultas refinadas e criação de relatórios.
- Energia: o setor de energia pode se apoiar no georreferenciamento para gerenciar seus ativos. A tecnologia permite realizar monitoramento, inspeção, fiscalização e regularização de áreas destinadas à geração, transmissão e distribuição de energia.
- Varejo: as varejistas utilizam o georreferenciamento para projetar sua expansão, monitorar e compreender regiões com potencial para abrigar novas lojas e estabelecimentos. Além disso, pode apoiar o desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas.
Ficou interessado em como o georreferenciamento pode ajudar seu negócio? Confira outros conteúdos no nosso blog para saber mais.
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Engenheiro com especialização em Gestão de Projetos. Experiência em projetos de sensoriamento remoto para demandas governamentais e para os mercados de energia elétrica, florestal e agronegócio.