Google Maps Platform Recursos Google Maps

API de validação de endereço do Google Maps disponível para todas as empresas

A representação de um gráfico, com um círculo à esquerda dividido entre as cores verde, amarelo e azul. E cinco barras à direita com as respectivas cores, azul, verde, amarelo, azul e verde. Nenhuma dessas cores chega até o final da barra, o resto é preenchido por cinza.
Escrito por Karen Ferraz

Os endereços são indispensáveis para chegar até lugares e pessoas, bem como entregar mercadorias e permitir que clientes encontrem uma loja ou caixa eletrônico mais próximos. Mas nem sempre é fácil localizar um endereço, especialmente quando ele contém erros de digitação. O fato é que os endereços que não são corrigidos e formatados de acordo com os padrões locais podem levar a experiências de usuário insatisfatórias, falha nas entregas e suporte ao cliente extensivo e caro.

Pensando nesse desafio, o Google Maps anuncia o lançamento da Validação de Endereço (ou Address Validation), uma nova API que pode ajudar a melhorar as experiências do usuário eliminando o atrito na etapa de sign-in da conta ou no check-out da compra, economizando tempo e dinheiro para sua empresa à medida que reduz o impacto de endereços inválidos nas operações.

A boa notícia é que o recurso já está disponível no Brasil. Com isso, endereços pesquisados no país podem ser validados através desta nova API.

Leia mais: Como implementar o Cloud Fleet Routing na minha empresa?

API Validação de Endereços: como funciona na prática

A API Validação de Endereços auxilia os desenvolvedores a detectar endereços imprecisos, identificando componentes de endereço ausentes ou não confirmados. Com base em dados do Google Maps Platform e do conhecimento dos formatos de endereço localizados, a API padroniza a entrada, fornecendo desde correções de digitação até a conclusão do nome da rua, formatação específica da localidade apropriada e muito mais.

A funcionalidade também retorna metadados valiosos sobre o endereço processado, como componentes de endereço individuais com um nível de confirmação de precisão, além de Plus Code, geocódigo e ID do local para o endereço. Em algumas regiões, a Validação de Endereço é capaz diferenciar um endereço residencial de um endereço comercial –  um recurso valioso na entrega de pacotes durante o horário comercial. A Validação de Endereço agrega dados de diversas fontes, incluindo dados de serviços postais.

Exemplo de validação de endereço
Exemplo de uso da Validação de Endereço no check-out e confirmação do pedido

Entenda os benefícios da nova API de validação de endereço

A Validação de Endereço oferece vantagens em diferentes casos de uso em todos os setores. Confira os exemplos:

  • Empresas de varejo/e-commerce podem reduzir o atrito na finalização da compra, oferecendo aos compradores uma maneira fácil de corrigir seus endereços. Isso diminui falhas ou entregas incorretas, ou outras complicações dispendiosas, como pedidos cancelados e estornos.
  • Empresas de transporte e logística podem avaliar a capacidade de entrega do endereço após o recebimento de um pedido e ajudar a garantir que os pacotes cheguem aos destinos corretos com componentes de endereço mais precisos, como números de apartamentos. Por sua vez, os motoristas economizam tempo e preveem melhor os desafios de entrega.
  • Empresas de serviços financeiros podem usar comprovante de endereço para ajudar a autenticar novos titulares de conta. Ao verificar se o endereço de um cliente existe na criação da conta, as empresas podem detectar inscrições fraudulentas.

Em conjunto com outros produtos como Geocoding e Place Autocomplete, a Validação de endereço torna a Plataforma Google Maps um serviço de validação de endereço e de ponto de entrega mais abrangente.

Algumas empresas que já implementaram o novo recurso do Maps alcançaram resultados positivos. É o caso do Slerp, um mecanismo de pedidos online que permite que empresas de hospitalidade façam transações diretamente com os clientes em seus próprios sites. Os endereços são essenciais para os negócios da companhia americana porque oferecem suporte a uma variedade de tipos de pedidos, como clique e retire, entrega sob demanda e entrega em todo o território dos EUA.

“A validação de endereços nos ajuda a identificar e resolver componentes problemáticos dos endereços incorretos, o que, por sua vez, melhora a eficiência de nossa equipe de operações. Temos informações mais granulares sobre os erros”, compartilhou Pedro Dias, Engenheiro de Software Sênior na Slerp.

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário