Entenda como funciona a API Address Validation do Google Maps

Address Validation

Um endereço preenchido incorretamente pode acarretar inúmeros problemas às operações de logística das empresas. Retrabalhos, gasto com combustível, sem contar a perda de tempo dos entregadores. 

Para otimizar as experiências do usuário, reduzindo o atrito na etapa de sign-in da conta ou no check-out, e tornar as empresas mais eficientes, o Google Maps acaba de lançar a API Address Validation (Validação de Endereços). O novo recurso é capaz de reduzir significativamente o impacto de endereços inválidos nas operações corporativas.  

Com a Validação de Endereço e o poder de geolocalização da plataforma Google Maps, é possível garantir que os endereços sejam os mais precisos possíveis, para que sua organização possa se concentrar na criação de experiências diferenciadas e na melhoria da eficiência operacional de aplicativos, serviços e processos comerciais. 

O novo recurso já está disponível no Brasil e permite que endereços pesquisados em território nacional possam ser validados. Fique por dentro de como a API Address Validation funciona e comece a se beneficiar da nova funcionalidade.

Leia mais: API de validação de endereço do Google Maps: nova funcionalidade está disponível para todas as empresas

Como implementar a API Address Validation

Depois que o cliente insere o endereço de entrega no e-commerce ou app na hora da compra, seja do Place Autocomplete ou de uma entrada manual, os dados inseridos podem ser enviados à API Address Validation.

O horário sugerido para chamar a API Address Validation é definido ao clicar no botão “Próxima/Continuar” no formulário de endereço, o que provavelmente leva à página de processamento de pagamentos.

Para facilitar, ilustramos a seguir um fluxo completo usando a API Address Validation durante o processo de finalização da compra:

Etapa 1: fluxo de entrada de endereço: usar o serviço Place Autocomplete

O serviço Place Autocomplete deve ser implementado na primeira linha do formulário de inserção de endereço, fornecendo sugestões ao cliente conforme ele digita os detalhes de endereço.

É aqui que a mágica acontece: o preenchimento automático simplifica a inserção dos endereços no seu aplicativo, aumentando as taxas de conversão e otimizando a experiência para os clientes. Isso porque ele fornece um campo de entrada único e rápido com sugestões de endereço. Esse campo pode ser usado para preencher automaticamente um formulário de endereço de faturamento ou entrega.

Ao incorporar o preenchimento automático no seu carrinho de compras on-line, várias possibilidades são oferecidas:

  • Necessidade de menos teclas e menos tempo para fazer um pedido.
  • Menos erros de inserção de endereço.
  • Diminuição da taxa de abandono do carrinho.
  • Melhor experiência de inserção de endereço nos dispositivos móveis e vestíveis.

Veja abaixo um exemplo de como a tela de fluxo pode ser exibida nesta etapa.

Etapa 2: usar a API Address Validation para validar endereços

A recomendação é solicitar a API Address Validation no pagamento para confirmar que o endereço é válido e completo. Caso a API não seja solicitada no fluxo padrão, a recomendação é requisitá-la ao menos nestes cenários:

  • O cliente usou o preenchimento automático do navegador em vez do preenchimento automático.
  • O cliente ignorou a entrada Autocomplete.
  • O preenchimento automático foi usado, mas o endereço retornado foi editado.
  • Você está processando uma transação de valor alto, em que uma entrega bem-sucedida é especialmente importante.
  • Você precisa armazenar endereços do consumidor por motivos legais.

Etapa 3: fornecer confirmação visual

Depois que o endereço é inserido pelo cliente, mostre a ele uma confirmação visual do local de entrega usando um mapa estático simples. O objetivo desse mapa é proporcionar ao cliente uma garantia adicional de que o endereço está correto e reduzir as falhas de entrega/retirada.

Assim, o mapa é exibido na página na qual ss clientes inserem o endereço ou até enviado no e-mail de confirmação quando a transação é concluída. Esses dois casos de uso podem ser realizados com as seguintes APIs:

Por fim, a API devolve alguns cenários possíveis:

  • Cenário 1: endereço válido (o checkout poderá passar para o próximo estágio sem qualquer notificação ao cliente)
  • Cenário 2: endereço suspeito (a API indica que o endereço precisa ser confirmado pelo cliente e indica um endereço correspondente mais provável)
  • Cenário 3: endereço inválido (o cliente será redirecionado para o formulário de inserção de endereço para verificar os dados inseridos)

Como vimos, a API Address Validation é uma ferramenta poderosa para aprimorar a experiência de finalização de compra de qualquer plataforma de e-commerce. No fim do dia, essa nova funcionalidade ajuda sua empresa a ser mais eficiente, reduzindo gastos e otimizando tempo.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

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