Um endereço preenchido incorretamente pode acarretar inúmeros problemas às operações de logística das empresas. Retrabalhos, gasto com combustível, sem contar a perda de tempo dos entregadores.
Para otimizar as experiências do usuário, reduzindo o atrito na etapa de sign-in da conta ou no check-out, e tornar as empresas mais eficientes, o Google Maps acaba de lançar a API Address Validation (Validação de Endereços). O novo recurso é capaz de reduzir significativamente o impacto de endereços inválidos nas operações corporativas.
Com a Validação de Endereço e o poder de geolocalização da plataforma Google Maps, é possível garantir que os endereços sejam os mais precisos possíveis, para que sua organização possa se concentrar na criação de experiências diferenciadas e na melhoria da eficiência operacional de aplicativos, serviços e processos comerciais.
O novo recurso está disponível no Brasil e permite que endereços pesquisados em território nacional possam ser validados. Fique por dentro de como a API Address Validation funciona e comece a se beneficiar da nova funcionalidade:
Como implementar a API Address Validation
Depois que o cliente insere o endereço de entrega no e-commerce ou app na hora da compra, seja do Place Autocomplete ou de uma entrada manual, os dados inseridos podem ser enviados à API Address Validation.
O horário sugerido para chamar a API Address Validation é definido ao clicar no botão “Próxima/Continuar” no formulário de endereço, o que provavelmente leva à página de processamento de pagamentos.
Para facilitar, ilustramos a seguir um fluxo completo usando a API Address Validation durante o processo de finalização da compra:
Etapa 1: fluxo de entrada de endereço: usar o serviço Place Autocomplete
O serviço Place Autocomplete deve ser implementado na primeira linha do formulário de inserção de endereço, fornecendo sugestões ao cliente conforme ele digita os detalhes de endereço.
É aqui que a mágica acontece: o preenchimento automático simplifica a inserção dos endereços no seu aplicativo, aumentando as taxas de conversão e otimizando a experiência para os clientes. Isso porque ele fornece um campo de entrada único e rápido com sugestões de endereço. Esse campo pode ser usado para preencher automaticamente um formulário de endereço de faturamento ou entrega.
Ao incorporar o preenchimento automático no seu carrinho de compras on-line, várias possibilidades são oferecidas:
- Necessidade de menos teclas e menos tempo para fazer um pedido.
- Menos erros de inserção de endereço.
- Diminuição da taxa de abandono do carrinho.
- Melhor experiência de inserção de endereço nos dispositivos móveis e vestíveis.
Veja abaixo um exemplo de como a tela de fluxo pode ser exibida nesta etapa.
Etapa 2: usar a API Address Validation para validar endereços
A recomendação é solicitar a API Address Validation no pagamento para confirmar que o endereço é válido e completo. Caso a API não seja solicitada no fluxo padrão, a recomendação é requisitá-la ao menos nestes cenários:
- O cliente usou o preenchimento automático do navegador em vez do preenchimento automático.
- O cliente ignorou a entrada Autocomplete.
- O preenchimento automático foi usado, mas o endereço retornado foi editado.
- Você está processando uma transação de valor alto, em que uma entrega bem-sucedida é especialmente importante.
- Você precisa armazenar endereços do consumidor por motivos legais.
Etapa 3: fornecer confirmação visual
Depois que o endereço é inserido pelo cliente, mostre a ele uma confirmação visual do local de entrega usando um mapa estático simples. O objetivo desse mapa é proporcionar ao cliente uma garantia adicional de que o endereço está correto e reduzir as falhas de entrega/retirada.
Assim, o mapa é exibido na página na qual os clientes inserem o endereço ou até enviado no e-mail de confirmação quando a transação é concluída. Esses dois casos de uso podem ser realizados com as seguintes APIs:
Por fim, a API devolve alguns cenários possíveis:
- Cenário 1: endereço válido (o checkout poderá passar para o próximo estágio sem qualquer notificação ao cliente)
- Cenário 2: endereço suspeito (a API indica que o endereço precisa ser confirmado pelo cliente e indica um endereço correspondente mais provável)
- Cenário 3: endereço inválido (o cliente será redirecionado para o formulário de inserção de endereço para verificar os dados inseridos)
Como vimos, a API Address Validation é uma ferramenta poderosa para aprimorar a experiência de finalização de compra de qualquer plataforma de e-commerce. No fim do dia, essa nova funcionalidade ajuda sua empresa a ser mais eficiente, reduzindo gastos e otimizando tempo.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.