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Entenda como funciona a API Address Validation do Google Maps

Address Validation
Escrito por Karen Ferraz

Um endereço preenchido incorretamente pode acarretar inúmeros problemas às operações de logística das empresas. Retrabalhos, gasto com combustível, sem contar a perda de tempo dos entregadores. 

Para otimizar as experiências do usuário, reduzindo o atrito na etapa de sign-in da conta ou no check-out, e tornar as empresas mais eficientes, o Google Maps acaba de lançar a API Address Validation (Validação de Endereços). O novo recurso é capaz de reduzir significativamente o impacto de endereços inválidos nas operações corporativas.  

Com a Validação de Endereço e o poder de geolocalização da plataforma Google Maps, é possível garantir que os endereços sejam os mais precisos possíveis, para que sua organização possa se concentrar na criação de experiências diferenciadas e na melhoria da eficiência operacional de aplicativos, serviços e processos comerciais. 

O novo recurso já está disponível no Brasil e permite que endereços pesquisados em território nacional possam ser validados. Fique por dentro de como a API Address Validation funciona e comece a se beneficiar da nova funcionalidade.

Leia mais: API de validação de endereço do Google Maps: nova funcionalidade está disponível para todas as empresas

Como implementar a API Address Validation

Depois que o cliente insere o endereço de entrega no e-commerce ou app na hora da compra, seja do Place Autocomplete ou de uma entrada manual, os dados inseridos podem ser enviados à API Address Validation.

O horário sugerido para chamar a API Address Validation é definido ao clicar no botão “Próxima/Continuar” no formulário de endereço, o que provavelmente leva à página de processamento de pagamentos.

Para facilitar, ilustramos a seguir um fluxo completo usando a API Address Validation durante o processo de finalização da compra:

Etapa 1: fluxo de entrada de endereço: usar o serviço Place Autocomplete

O serviço Place Autocomplete deve ser implementado na primeira linha do formulário de inserção de endereço, fornecendo sugestões ao cliente conforme ele digita os detalhes de endereço.

É aqui que a mágica acontece: o preenchimento automático simplifica a inserção dos endereços no seu aplicativo, aumentando as taxas de conversão e otimizando a experiência para os clientes. Isso porque ele fornece um campo de entrada único e rápido com sugestões de endereço. Esse campo pode ser usado para preencher automaticamente um formulário de endereço de faturamento ou entrega.

Ao incorporar o preenchimento automático no seu carrinho de compras on-line, várias possibilidades são oferecidas:

  • Necessidade de menos teclas e menos tempo para fazer um pedido.
  • Menos erros de inserção de endereço.
  • Diminuição da taxa de abandono do carrinho.
  • Melhor experiência de inserção de endereço nos dispositivos móveis e vestíveis.

Veja abaixo um exemplo de como a tela de fluxo pode ser exibida nesta etapa.

Etapa 2: usar a API Address Validation para validar endereços

A recomendação é solicitar a API Address Validation no pagamento para confirmar que o endereço é válido e completo. Caso a API não seja solicitada no fluxo padrão, a recomendação é requisitá-la ao menos nestes cenários:

  • O cliente usou o preenchimento automático do navegador em vez do preenchimento automático.
  • O cliente ignorou a entrada Autocomplete.
  • O preenchimento automático foi usado, mas o endereço retornado foi editado.
  • Você está processando uma transação de valor alto, em que uma entrega bem-sucedida é especialmente importante.
  • Você precisa armazenar endereços do consumidor por motivos legais.

Etapa 3: fornecer confirmação visual

Depois que o endereço é inserido pelo cliente, mostre a ele uma confirmação visual do local de entrega usando um mapa estático simples. O objetivo desse mapa é proporcionar ao cliente uma garantia adicional de que o endereço está correto e reduzir as falhas de entrega/retirada.

Assim, o mapa é exibido na página na qual ss clientes inserem o endereço ou até enviado no e-mail de confirmação quando a transação é concluída. Esses dois casos de uso podem ser realizados com as seguintes APIs:

Por fim, a API devolve alguns cenários possíveis:

  • Cenário 1: endereço válido (o checkout poderá passar para o próximo estágio sem qualquer notificação ao cliente)
  • Cenário 2: endereço suspeito (a API indica que o endereço precisa ser confirmado pelo cliente e indica um endereço correspondente mais provável)
  • Cenário 3: endereço inválido (o cliente será redirecionado para o formulário de inserção de endereço para verificar os dados inseridos)

Como vimos, a API Address Validation é uma ferramenta poderosa para aprimorar a experiência de finalização de compra de qualquer plataforma de e-commerce. No fim do dia, essa nova funcionalidade ajuda sua empresa a ser mais eficiente, reduzindo gastos e otimizando tempo.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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