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Como funciona a automação de processos usando o AppSheet?

Como funciona a automação de processos usando o AppSheet?
Escrito por Tiago Pinheiro

O recurso de automação do AppSheet permite construir aplicativos personalizados para automatizar uma variedade de tarefas de negócios. A plataforma “no code” (desenvolvimento sem código) do Google Workspace oferece automações que possibilitam executar fluxos de trabalho (workflows) baseados em fontes de dados como Planilhas Google, Excel, Salesforce, bancos de dados SQL e muito mais. 

Vamos a um exemplo básico do que é automatização. Com o AppSheet, é possível criar um aplicativo de rastreamento de tarefas para facilitar a organização da rotina de trabalho dos membros de uma equipe. Basta configurar um bot para reagir ao evento “atualização da data de vencimento de uma tarefa” e, em seguida, ele aciona um processo que altera o status da tarefa para “em andamento” e também envia um e-mail ao proprietário da tarefa notificando-o sobre essa alteração. Assim, todo esse fluxo de trabalho pode ser realizado automaticamente.

Esta é apenas a demonstração prática de como o AppSheet pode ajudar equipes a automatizar fluxos de trabalho. Entenda a seguir como a plataforma utiliza a automação de processos para facilitar rotinas de trabalho!

Automação de fluxos de trabalho com o AppSheet

Com as automações do AppSheet, não apenas programadores conseguem criar aplicativos para gerenciar uma diversidade de tarefas. E além de democratizar tais criações, o recurso também possui conectividade com diversos serviços do Google e várias bases de dados graças a seus conectores. 

Assim, o AppSheet permite aos usuários:

  • Criação e envio automático de e-mails, SMS e notificações push;
  • Criação de fluxo de trabalho automatizados com base em gatilhos, condições e ramificações;
  • Acionamento e processamento respostas de funções ligadas ao Google Apps Script;
  • Uso de recursos como inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), como processamento de documento inteligente e reconhecimento de caracteres.

Vantagens de usar o Appsheet

Processamento de documentos inteligente: o recurso Document AI (Google Cloud) permite utilizar automaticamente os dados de fontes não estruturadas (como fotos de recibos e comprovantes e PDFs de faturas). Resultado: execução de processos com mais eficiência!

Modularidade: crie bots de automação a partir de componentes reutilizáveis (eventos, processos e tarefas).

Eventos de alteração de dados: configure facilmente bots para detectar modificações em dados em conjunto com fontes externas (como Planilhas Google e Salesforce) com objetivo de acionar aprovações e processos.

Crie apps com a assistência de AI: com o colaborador de IA do AppSheet, você pode criar um aplicativo descrevendo sua ideia por meio da linguagem natural. Exemplo: ao fornecer ao recurso de AI orientações sobre um app capaz de gerenciar inspeções de instalações, ele retornará um cartão de aplicativo que pode ser usado para criar o app de inspeção final.

Conectividade fluida: aproveite APIs, fontes de dados, webhooks e software legado ou utilize a exportação de dados para realizar backup, exportar ou sincronizar dados de aplicativos com plataformas externas. 

AppSheet: conceitos de automação de processos do App

O AppSheet facilita a automação de processos corriqueiros e de fluxos de trabalho baseados em documentos. Os elementos-chave englobam:

  • Bots: permite criar ou orquestrar fluxos de trabalho automatizados combinando eventos com processos. 
  • Evento: é acionado sempre que os dados são alterados ou quando é especificamente agendado o processo; 
  • Processo: refere-se a um processo geral de negócios que orquestra e inclui todas as etapas e tarefas associadas a ele;
  • Etapa: trata-se de uma etapa individual em um processo que executa tarefas de negócios 
  • Tarefa: realizam ações específicas definidas no processo. Exemplo: atualizar um valor enviando um e-mail ou ramificação em uma condição lógica.

Aplicações práticas do AppSheet

Os recursos do AppSheet são utilizados para automatizar uma variedade de processos e tarefas. Elas podem ser as mais comuns, como envio automatizado de e-mails ou gerenciamento de tarefas com base no calendário, ou até mesmo o gerenciamento de serviços realizados por equipes externas. 

Além disso, você também pode utilizar seu aplicativo AppSheet para fazer automações fora do Workspace, por exemplo, para responder a eventos externos ou até mesmo adicionar fontes de dados personalizadas. O AppSheet oferece sua própria API para gerenciar aplicativos, que abrange operações CRUD (criar, ler, atualizar e excluir) para acionamento de tarefas e tabelas. 

Confira alguns exemplos práticos de apps que você pode criar no AppSheet:

  • Gerenciamento de tarefas: desenvolva aplicativos para rastrear tarefas, delegar responsabilidades e disparar lembretes aos colaboradores do time.
  • Acompanhamento de despesas: crie apps para capturar e categorizar despesas, automatizar processos de aprovação e gerar relatórios.
  • Gerenciamento de serviços de campo: crie apps para agendar compromissos, enviar técnicos de campo e acompanhar solicitações de serviço em tempo real.
  • Gestão de estoque: desenvolva aplicativos para fazer a gestão de níveis de estoque, monitorar e disparar alertas de novos pedidos.
  • Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): crie apps para fazer a gestão de informações do cliente, mapear interações e automatizar comunicações. 

Como avançar na automação de processos? 

Criar aplicativos para automatizar tarefas é muito simples com o Google AppSheet! Bastam algumas etapas simples para criar um bot relativamente sofisticado que define um evento com algumas etapas, possui uma condição de ramificação e permite definir tarefas customizadas para que todo esse processo seja executado!

A Geoambiente é revendedora oficial do Google Workspace, atuando em todas as fases da implementação e oferecendo consultoria especializada. Também auxiliamos empresas a desenvolverem soluções integradas a seus sistemas. Possuímos expertise ímpar na utilização de webhooks no AppSheet para integrar aplicativos móveis e web com sistemas dos clientes. Nossa equipe domina as técnicas avançadas de integração, permitindo automatizar workflows complexos, transferir dados de forma segura e confiável e criar soluções integradas que impulsionam a eficiência e produtividade dos negócios de nossos clientes.

Ao longo dos anos, a Geoambiente já auxiliou diversas empresas em diferentes setores a alcançar seus objetivos através do Google AppSheet. Nossos clientes relatam resultados como:

  • Aumento da eficiência e produtividades: automatizando tarefas manuais e otimizando processos, as empresas reduzem o tempo gasto em atividades repetitivas e liberam seus colaboradores para a atenção em tarefas mais estratégicas.
  • Melhora na tomada de decisões: com acesso a dados em tempo real e insights acionáveis, as empresas podem tomar decisões mais assertivas e estratégicas.
  • Maior agilidade e flexibilidade: os aplicativos móveis e web permitem que os colaboradores acessem informações e realizem tarefas de qualquer lugar, aumentando a agilidade e flexibilidade da equipe.
  • Redução de custos: a automação de processos pode proporcionar a uma redução considerável de custos operacionais.
  • Melhora na satisfação do cliente: ao oferecer aos clientes portais de autoatendimento e aplicativos personalizados, as empresas podem melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelização.

Agora que você já conhece todos os benefícios do AppSheet, conte com a Geoambiente para auxiliar sua empresa a desenvolver aplicativos que automatizam diversos fluxos de trabalho, provendo mais produtividade e eficiência a suas equipes. Conheça o nosso case recente com o uso do AppSheet:

Sobre o(a) autor(a)

Tiago Pinheiro

Analista de Sistemas Sênior
Especialista em análise e desenvolvimento de sistemas GIS. Formação em Ciências da Computação e certificação Professional Cloud DevOps Engineer.

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