Google Maps Platform Recursos Google Maps

Air Quality API: dados sobre qualidade do ar em seu negócio

Qualidade do ar
Escrito por Thiago Sailer

Monitorar a qualidade do ar tornou-se um fator crítico para alcançar um futuro sustentável. O aumento da poluição do ar representa riscos ambientais significativos para a nossa saúde, pois afetam a qualidade de vida e meios de subsistência.

Verificar a qualidade do ar hoje é tão importante quanto verificar a previsão do tempo. Pensando nisso, a Plataforma Google Maps lançou a Air Quality API, uma aplicação voltada para o acompanhamento da qualidade do ar. A API oferece um rico conjunto de dados de qualidade do ar, fornecendo informações históricas e de previsão diária atualizada, juntamente com mapas de calor visuais e insights acionáveis.

Por meio da Air Quality API, parceiros e clientes podem desenvolver novas soluções para mitigar a exposição à qualidade prejudicial do ar. Isso é importante para que pessoas, empresas e governos consigam lidar com o cenário de mudanças climáticas e criar soluções mais sustentáveis. 

Esta API faz parte de um conjunto de APIs voltadas para o meio ambiente lançadas recentemente pela Plataforma Google Maps, como também é o caso da Solar API. Os recursos representam um grande passo da Plataforma além dos mapas, permitindo a construção de um futuro mais resiliente.  

Air Quality API: o que é e como funciona?

A Air Quality API fornece acesso a dados robustos e confiáveis de qualidade do ar. Também permite visualizar a poluição por meio de mapas de calor e compartilhar informações detalhadas sobre poluentes. 

Esses insights são fundamentais para informar as pessoas a fim de evitar a exposição e os riscos à poluição do ar. Ao mesmo tempo, ajudam a alavancar os resultados de negócios, ampliando o envolvimento do usuário e a fidelidade à marca. É possível criar novos fluxos de receita adicionando informações sobre a qualidade do ar como um recurso premium. Ou então, impulsionar as vendas comprovando o valor do produto.

A qualidade do ar é dinâmica e expõe desafios para acompanhar os métodos tradicionais de avaliação, em decorrência de limitações como atrasos nos relatórios e falta de cobertura entre estações. Para resolver esse problema, a Plataforma Google Maps combina informações de múltiplas fontes de dados, que incluem estações de monitoramento governamentais, sensores, modelos, dados meteorológicos, satélites, cobertura do solo e informações de tráfego ao vivo. Essa abordagem permite coletar informações mesmo quando uma fonte está indisponível.

Para alimentar a API, o Google valida e organiza vários terabytes de dados a cada hora, resultando em informações confiáveis e específicas para a localização do usuário. Com isso, as empresas podem ser uma referência na tomada de decisões relacionadas com a saúde para minimizar a exposição à poluição atmosférica. Isso vale também para questões hiperlocais, como a que parque ir, se deve caminhar ou dirigir até ao escritório, e se é necessário que o usuário utilize inalador para asma.

Benefícios oferecidos pela Air Quality API às empresas

Oferta de informações sobre a qualidade do ar 

Os dados da Air Quality API incluem a qualidade do ar atual e histórica, calculada em quase meio bilhão de locais em todo o mundo, o que engloba 100 países com resolução de até 500 metros. Como a qualidade do ar é frequentemente medida em diferentes escalas em todo o mundo, é oferecido um Índice Universal de Qualidade do Ar para simplificar comparações globais. E, ainda, mais de 70 índices locais estão incluídos. 

Tais recursos capacitam as pessoas para monitorar a qualidade do ar e tomar decisões com base em informações, como: quando é seguro fazer exercícios/ter momentos de lazer ao ar livre; qual é o melhor caminho para caminhar, andar de bicicleta ou dirigir; quando ativar os purificadores de ar e ficar em casa; e quando os grupos vulneráveis devem tomar medidas preventivas para melhorar a gestão dos sintomas.

Melhoria da experiência do usuário

Com a Air Quality API, empresas e órgãos governamentais podem se tornar uma fonte confiável de insights para informar a tomada de decisões diárias mais saudáveis. Relatórios personalizados e visualizações ambientais dinâmicas devem ser exploradas para ajudar as pessoas compreenderem o ar e tomar ações. 

As marcas de smart home (casa inteligente) podem aproveitar previsões e insights sobre a qualidade do ar para gerenciar melhor o bem-estar em espaços internos. Isso permite agregar mais valor aos seus usuários por meio de soluções digitais que não exigem novos investimentos em hardware. Também se aplica a sistemas inteligentes de gestão ambiental em locais de trabalho, salas de aula, hospitais e vários outros edifícios públicos e comerciais.

Já as empresas de saúde podem utilizar dados da qualidade do ar e outros dados ambientais em diagnósticos e planos de tratamento a fim de obter os melhores resultados de saúde. Por fim, empresas de mobilidade podem melhorar a proteção ambiental durante as viagens diárias com planejamento de rotas mais limpas e insights que automatizam os sistemas de tratamento de ar ou solicitam aos motoristas que liguem o ar-condicionado e fechem as janelas para minimizar a exposição a condições prejudiciais de qualidade do ar nas vias. 

Quer começar a usar  Air Quality API oferecida pela Plataforma Google Maps? Consulte os especialistas da Geoambiente para conhecer mais sobre as novas APIs da Plataforma Google Maps.

 

image-2

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios.

Fale com os nossos especialistas em Google Maps Platform

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário