Monitorar a qualidade do ar tornou-se um fator crítico para alcançar um futuro sustentável. O aumento da poluição do ar representa riscos ambientais significativos para a nossa saúde, pois afetam a qualidade de vida e meios de subsistência.
Verificar a qualidade do ar hoje é tão importante quanto verificar a previsão do tempo. Pensando nisso, a Plataforma Google Maps lançou a Air Quality API, uma aplicação voltada para o acompanhamento da qualidade do ar. A API oferece um rico conjunto de dados de qualidade do ar, fornecendo informações históricas e de previsão diária atualizada, juntamente com mapas de calor visuais e insights acionáveis.
Por meio da Air Quality API, parceiros e clientes podem desenvolver novas soluções para mitigar a exposição à qualidade prejudicial do ar. Isso é importante para que pessoas, empresas e governos consigam lidar com o cenário de mudanças climáticas e criar soluções mais sustentáveis.
Esta API faz parte de um conjunto de APIs voltadas para o meio ambiente lançadas recentemente pela Plataforma Google Maps, como também é o caso da Solar API. Os recursos representam um grande passo da Plataforma além dos mapas, permitindo a construção de um futuro mais resiliente.
Air Quality API: o que é e como funciona?
A Air Quality API fornece acesso a dados robustos e confiáveis de qualidade do ar. Também permite visualizar a poluição por meio de mapas de calor e compartilhar informações detalhadas sobre poluentes.
Em nosso recente webinar “Novos Recursos da Plataforma Google Maps para Empresas”, os especialistas em Google Maps abordaram a Air Quality API. Vale a pena conferir:
Como vimos no vídeo, os insights da Air Quality API são fundamentais para informar as pessoas a fim de evitar a exposição e os riscos à poluição do ar. Ao mesmo tempo, ajudam a alavancar os resultados de negócios, ampliando o envolvimento do usuário e a fidelidade à marca. É possível criar novos fluxos de receita adicionando informações sobre a qualidade do ar como um recurso premium. Ou então, impulsionar as vendas comprovando o valor do produto.
A qualidade do ar é dinâmica e expõe desafios para acompanhar os métodos tradicionais de avaliação, em decorrência de limitações como atrasos nos relatórios e falta de cobertura entre estações. Para resolver esse problema, a Plataforma Google Maps combina informações de múltiplas fontes de dados, que incluem estações de monitoramento governamentais, sensores, modelos, dados meteorológicos, satélites, cobertura do solo e informações de tráfego ao vivo. Essa abordagem permite coletar informações mesmo quando uma fonte está indisponível.
Para alimentar a API, o Google valida e organiza vários terabytes de dados a cada hora, resultando em informações confiáveis e específicas para a localização do usuário. Com isso, as empresas podem ser uma referência na tomada de decisões relacionadas com a saúde para minimizar a exposição à poluição atmosférica. Isso vale também para questões hiperlocais, como a que parque ir, se deve caminhar ou dirigir até ao escritório, e se é necessário que o usuário utilize inalador para asma.
Benefícios oferecidos pela Air Quality API às empresas
Oferta de informações sobre a qualidade do ar
Os dados da Air Quality API incluem a qualidade do ar atual e histórica, calculada em quase meio bilhão de locais em todo o mundo, o que engloba 100 países com resolução de até 500 metros. Como a qualidade do ar é frequentemente medida em diferentes escalas em todo o mundo, é oferecido um Índice Universal de Qualidade do Ar para simplificar comparações globais. E, ainda, mais de 70 índices locais estão incluídos.
Tais recursos capacitam as pessoas para monitorar a qualidade do ar e tomar decisões com base em informações, como: quando é seguro fazer exercícios/ter momentos de lazer ao ar livre; qual é o melhor caminho para caminhar, andar de bicicleta ou dirigir; quando ativar os purificadores de ar e ficar em casa; e quando os grupos vulneráveis devem tomar medidas preventivas para melhorar a gestão dos sintomas.
Melhoria da experiência do usuário
Com a Air Quality API, empresas e órgãos governamentais podem se tornar uma fonte confiável de insights para informar a tomada de decisões diárias mais saudáveis. Relatórios personalizados e visualizações ambientais dinâmicas devem ser exploradas para ajudar as pessoas compreenderem o ar e tomar ações.
As marcas de smart home (casa inteligente) podem aproveitar previsões e insights sobre a qualidade do ar para gerenciar melhor o bem-estar em espaços internos. Isso permite agregar mais valor aos seus usuários por meio de soluções digitais que não exigem novos investimentos em hardware. Também se aplica a sistemas inteligentes de gestão ambiental em locais de trabalho, salas de aula, hospitais e vários outros edifícios públicos e comerciais.
Já as empresas de saúde podem utilizar dados da qualidade do ar e outros dados ambientais em diagnósticos e planos de tratamento a fim de obter os melhores resultados de saúde. Por fim, empresas de mobilidade podem melhorar a proteção ambiental durante as viagens diárias com planejamento de rotas mais limpas e insights que automatizam os sistemas de tratamento de ar ou solicitam aos motoristas que liguem o ar-condicionado e fechem as janelas para minimizar a exposição a condições prejudiciais de qualidade do ar nas vias.
Quer começar a usar Air Quality API oferecida pela Plataforma Google Maps? Consulte os especialistas da Geoambiente para conhecer mais sobre as novas APIs da Plataforma Google Maps.
Fale com os nossos especialistas em Google Maps Platform
Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.