Cloud Fleet Routing: conheça a API que ajuda usuários a criar planejamento de rotas de um jeito mais fácil

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A pandemia acelerou o hábito de comprar online e aumentou as expectativas dos consumidores em relação à entrega de produtos e mercadorias, ampliando o desafio das empresas do segmento de varejo e logística. Ao mesmo tempo, essas organizações precisam lidar com o impacto logístico no meio ambiente, reduzindo suas emissões de carbono para cumprir com metas de sustentabilidade.

Pensando nisso, o Google Cloud acaba de lançar a Optimization AI e seu primeiro recurso, a API Cloud Fleet Routing (CFR). Enquanto a primeira ajuda as empresas a planejar o futuro, decidir a ação apropriada e ser transparente quanto ao impacto dos negócios, a CFR apoia os operadores de frotas de veículos a criar planos de roteirização precisos em escala.
Entenda a seguir como funcionam essas duas novas ferramentas.

Leia mais: Solução Last Mile do Google Maps: como maximizar a performance do delivery (do pedido no e-commerce à entrega)

Cloud Fleet Routing: planos de roteirização complexos para grandes frotas

De acordo com o Google, uma das maiores dores dos clientes era obter planos de rota rapidamente e enviá-los para a frota o mais cedo possível e incorporar alterações facilmente.

Eis que a CFR, por aproveitar a escala da infraestrutura do Google Cloud, é capaz de solucionar problemas de planejamento de rotas em segundos e oferecer processamento em lote que pode ser dimensionado para modelar operações de logística complexas.

Essa inteligência já é utilizada por varejistas brasileiros, como é o caso do Magalu. Para continuar aperfeiçoando seu serviço de entrega e alavancar um de seus principais pilares estratégicos, que é oferecer a entrega mais rápida do país, a empresa adotou a Cloud Fleet Routing API para otimizar a rota de última milha (last mile) referente às entregas no mesmo dia. A complexidade se dá a uma densa rede logística que envolve mais de 2,1 milhões de embarques por mês.

“A API Cloud Fleet Routing do Google não apenas nos ajuda a atender nossa crescente demanda com rotas eficientes, mas também nos dá mais confiabilidade. A solução Google Cloud permite calcular várias coletas e entregas na mesma rota em segundos”, detalhou Talita Paschoini, Diretora de TI da Magalu. “ Assim, melhoramos nossa capacidade de planejar rotas com rapidez, flexibilidade e precisão, gerando mais produtividade e escalabilidade. Isso também contribui para custos mais eficientes, o que nos mantém mais competitivos”.

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Exemplo de ilustração de rotas criadas pela API Cloud Fleet Routing

Sustentabilidade: redução nas emissões de CO2 e menor impacto nos negócios

A maioria das empresas que lidam com logística são desafiadas a calcular e cumprir ETAs (estimated time of arrival, ou tempo estimado de chegada na tradução) enquanto buscam tomar decisões de alocação e agendamento e equilibrar custos. Além disso, é impossível executar esse planejamento manualmente.

Graçãs à Cloud Fleet RoutingAPI, os clientes podem trazer sua própria matriz de distância ou usar a integração nativa com o Google Maps para aproveitar o ETA otimizado por inteligência artificial (recurso de previsão de tráfego baseano em IA).

Compartilhar informações sobre horário de entrega e inviabilidades o mais cedo possível ajuda os clientes a aumentar confiança na marca. A CFR ajuda a identificar oportunidades para reduzir as pegadas de CO2 por meio da economia de combustível.

A empresa de delivery Instabox também já aproveita os benefícios da API. “Na Instabox, temos a sustentabilidade ambiental no coração – e otimizar nossas rotas é uma maneira crucial de trazer mais valor aos clientes, limitando nossa pegada ambiental”, disse Staffan Gabrielsson, CTO e cofundador da Instabox.

Segundo ele, a Cloud Fleet Routing API do Google melhorou a eficiência das rotas da Instabox e reduziu o tempo de planejamento. “Nossos clientes estão recebendo suas entregas mais rapidamente por meio de nossa capacidade aumentada e, ao mesmo tempo, estamos reduzindo os custos operacionais”.

Planejamento de rotas em cenários de incerteza

As operações de última milha (ou last mile) lidam com diversos imprevistos e alterações: mudança no tempo de entrega, mau funcionamento do veículo, mudanças de última hora na força de trabalho e outros cenários.

Para ajudar clientes a garantirem agilidade, a CFR API permite otimização do plano existente até 20 vezes por dia sem incorrer em nenhum custo adicional. Essa capacidade é especialmente útil para a última milha, onde mudanças dinâmicas, como congestionamento de tráfego ou solicitações ad hoc, podem exigir otimizações frequentes. Assim, os clientes podem usar a API para planejar respostas eficazes às alterações a fim de que os operadores sejam capazes de tomar medidas rapidamente.


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