Como calcular a distância entre um ponto e outro e tomar a decisão mais assertiva no que diz respeito a roteirização e logística? As APIs do Google Maps são uma verdadeira “mão na roda” para as empresas que lidam com serviços de logística, delivery ou retirada de produtos na loja.
Essas APIs (Application Programming Interface), ou Interface de Programação de Aplicação na tradução, são conjuntos de padrões que integram uma interface e facilitam o desenvolvimento de plataformas baseadas.
As APIs da Plataforma Google Maps permitem a criação de sistemas e apps de delivery, por exemplo, com base em padrões das APIs do Google Maps. Isso quer dizer que simplificam a rotina dos desenvolvedores, que conseguem criar aplicativos e sistemas de modo simples e rápido.
Especificamente, Directions API e Distance Matrix API facilitam o cálculo da melhor rota para se chegar de um ponto a outro, mas há diferenças entre elas. Entenda a seguir.
APIs do Routes
Antes de tudo, é importante explicar o que as APIs da Plataforma Google Maps são divididas em três categorias: Maps, Routes e Places (em português, Mapas, Rotas e Lugares).
Tanto a Directions API quanto a Distance Matrix API são APIs do Routes, ou seja, APIs de roteirização. Elas ajudam as empresas a definirem a melhor rota para se chegar do ponto A ao Z no menor tempo e com dados em tempo real.
O Routes, ou rotas, simplifica o cálculo do caminho mais eficiente para seu usuário, eliminando atrasos e reduzindo deslocamentos desnecessários. Essas APIs possuem recursos de orientações por meio de rotas para diferentes tipos de transporte, incluindo trânsito, direção, caminhada ou ciclismo, fornecendo informações de tráfego em tempo real ou preditivo para auxiliar na tomada de decisões. Assim, é possível especificar origens, destinos, pontos intermediários e de referência, coordenada, horários e muito mais.
Directions API
Oferece as distâncias de deslocamento entre múltiplos pontos de localização com base em dados do trânsito em tempo real, seja por meio de carro, bicicleta ou a pé.
Exemplo de aplicação: auxilia no atendimento ao cliente, mantendo-os atualizados sobre a entrega do pedido. Por meio desta API, o cliente consegue acompanhar onde o motorista está com seu pedido ou quando a comida ou encomenda chegará a sua porta. Essa é uma forma de garantir experiências de consumo positivas e evitar dores de cabeça com cancelamentos.
Distance Matrix API
Considera múltiplas origens e múltiplos destinos e fornece tempos de viagem e distância de todas as combinações possíveis. Com uma única requisição da API, é possível obter todos os dados que você precisa para acessar a atribuição de decisão para otimizar a distância e o tempo de viagem.
O principal diferencial em relação à Directions API está no cálculo do tempo de viagem, além da distância, para uma matriz de origens e destinos.
Exemplo de aplicação: pode ser utilizada para gerenciar uma frota de motos e determinar qual o veículo mais próximo da loja para levar um pedido até a casa de um cliente.
Qual o preço das APIs do Google Maps?
O preço das APIs é pago de acordo com a utilização, ou seja, sua empresa paga apenas pelo que usar. Os valores variam de acordo com cada API e são cobrados com base em volumes de solicitações.
A cobrança do gasto mensal é realizada a partir do momento em que o uso excede o crédito. Para controlar o consumo mensal nas APIs, é possível definir limites de utilização e evitar surpresas com aumento de custos.
Além disso, você recebe um crédito mensal de US$ 200 para utilização das APIs, que cai diretamente em sua conta na plataforma e pode ser utilizado a seu critério.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.