Google Cloud Infraestrutura / Devops

Migrar para a nuvem pode ajudar a reduzir custos operacionais

nuvem
Escrito por Karen Ferraz

A nuvem permite que vários serviços sejam hospedados em servidores conectados à internet, dispensando a necessidade de mantê-los em um servidor local. Uma vez alocados em um servidor na nuvem, essas informações podem ser acessadas via qualquer dispositivo de qualquer lugar de modo seguro e colaborativo.

Uma das maiores vantagens da cloud computing é a economia de custos operacionais. A computação em nuvem pode reduzir significativamente os valores utilizados com hardware, software e manutenção, liberando orçamento para outras iniciativas.

Também é possível reduzir os custos de energia, uma vez que os servidores em nuvem não exigem grandes quantidades de eletricidade. Além disso, as empresas podem pagar apenas pelos serviços de que precisam. Confira a seguir os benefícios:

Reduza o investimento inicial com infraestrutura

A nuvem é baseada em modelos de despesas operacionais (OPEX), em vez de um modelo de despesas de capital tradicional (CAPEX). Isso quer dizer que você paga apenas pelo que usar, sem necessidade de investir na infraestrutura com a aquisição de hardware e software.

Suponha que sua a corporação precisa modernizar toda a TI. Seria necessário um enorme investimento para a compra de novos servidores e equipamentos. Por outro lado, optar por uma Infraestrutura como serviço (IaaS) exige apenas o pagamento de uma mensalidade para que esses recursos sejam fornecidos.
Essa flexibilidade de pagamento conforme o uso e sob demanda reflete em economias de escala, de modo que a redução de gastos com OPEX libera mais recursos de TI para se investir no desenvolvimento, e não na infraestrutura. Além disso, os custos operacionais gerais com hospedagem também são mais baixos, sem contar a redução dos gastos com aluguel de espaço para a alocação do novo servidor, energia, manutenção e gerenciamento.

Otimize custos operacionais com manutenção

Um dos benefícios mais valorosos para cloud computing é a redução do custo de manutenção de servidores no local. Ao utilizarem a nuvem, as companhias podem reduzir o custo total de propriedade eliminando custos de contratação de profissionais técnicos no local. Fora isso, você libera sua empresa do custo geral de manutenção dos servidores e do espaço utilizado para obrigá-los.

Economize com licenças flexíveis

De modo geral, as soluções baseadas em cloud computing possuem custos de aquisição baixos desde a implantação. Isso porque hoje as licenças de software são baseadas no modelo de assinatura na nuvem.
De olho nisso, as organizações hoje priorizam modelos de licenciamento que oferecem flexibilidade de assinatura, o que traz maior previsibilidade dos custos contínuos e simplifica a gestão desses gastos. Há um custo fixo mensal em que você paga apenas pelo que usa, sem custos iniciais e gastos com licenças. Assim, é possível ter mais previsibilidade desses gastos, bem como limitar o consumo de cargas de trabalho.

Aproveite uma infraestrutura sempre atualizada

A vida útil da computação na nuvem é mais longa se comparada às soluções on-premise, já que não exige que os hardwares sejam sempre atualizados, dispensando um investimento constante em atualização. Isso não apenas evita a obsolescência desses hardwares, mas também permite sempre operar softwares e aplicações de última geração, pois a infraestrutura disponível é constantemente modernizada pelos provedores.

Leia mais: Google Cloud x AWS: por que escolher GCP?

Como a Plataforma Google Cloud ajuda a otimizar custos operacionais?

A robustez e escala da infraestrutura do Google permite que a empresa trabalhe com margens de preço mais competitivas. Desse modo, é possível obter descontos para cargas de trabalho de longa duração que virão deduzidos em sua fatura.

O faturamento é calculado com base na utilização (mínimo de 10 minutos) e não exige assinatura. Ou seja, você paga pelo tempo utilizado de computação, sendo que o pagamento é realizado somente após o período de cobrança. Alguns provedores concorrentes requerem pagamentos prévios para os usuários terem acesso aos descontos, enquanto outros apenas concedem os descontos com pré-pagamentos correspondentes a 12 meses de uso.

Dessa forma, o modelo de faturamento do Google é um grande atrativo para as empresas, já que não precisam comprometer seus fluxos de caixa. Isso significa que não há pagamentos antecipados, custos iniciais e gastos com licenças. A previsibilidade com esses gastos também é maior, de forma que é possível limitar o consumo de cargas de trabalho.

 




A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário