Analytics / Big Data Google Cloud

Quais os serviços de análise de streaming do Google Cloud?

Google Cloud
Escrito por Karen Ferraz

Armazenar e consultar com agilidade grandes conjuntos de dados é um desafio para muitas empresas. Sem falar nos custos de infraestrutura e hardware associados, que muitas vezes inviabilizam a adoção de uma estratégia data-driven. Com o Google Cloud é diferente! A nuvem do Google disponibiliza várias funcionalidades para transformar os dados em vantagem competitiva e em insights valiosos para oferecer experiências incríveis aos consumidores.

Leia mais: Como analisar dados em tempo real com Google Cloud e gerar insights valiosos?

Google Cloud: streaming de dados em tempo real

O Cloud simplifica o processo de coleta, análise e acionamento de dados, já que disponibiliza não apenas a infraestrutura de servidores do Google, mas soluções de organização e análise de dados totalmente gerenciadas. Assim, as empresas passam a tratar seus dados em um ambiente protegido pelo padrão de segurança do Google, com controles de privacidade.

O GCP (Google Cloud Platform) abrange soluções de armazenamento de dados com análise (data warehouse), bem como serviços de transformação de dados baseadas em processos ETL (do inglês Extract Transform Load – Extrair Transformar Carregar) – fundamentais para limpar, filtrar, agregar o dado de maneira que ele possa ser acionado em tempo real.

Estamos falando de três recursos principais do GCP: PubSub, Dataflow e BigQuery. Abaixo detalhamos as vantagens oferecidas por cada um.

PubSub

Esta ferramenta é utilizada para capturar dados de variadas fontes e distribuí-los entre aplicações. O Pub/Sub fornece mensagens confiáveis e em tempo real em um serviço global gerenciado que ajuda você a criar a aplicativos simples, confiáveis e flexíveis.

A replicação de mensagens síncrona e entre zonas e o acompanhamento do recebimento de cada mensagem garantem entregas confiáveis a qualquer escala. Já o escalonamento e provisionamento automáticos sem partições eliminam o planejamento e garantem que as cargas de trabalho estejam prontas para produção desde o primeiro dia.

A filtragem, a entrega de mensagens inativas e a espera exponencial não sacrificam a escala e ajudam a simplificar seus aplicativos. Além disso, o PubSub possui integração nativa com Dataflow, o que permite o processamento e a integração do tipo “exatamente uma vez” confiáveis e expressivos dos fluxos de eventos em Java, Python e SQL.

Dataflow

O Dataflow é o serviço de processamento de dados totalmente gerenciado do Google Cloud. Ele garante que os dados sejam processados de forma confiável e consistente exatamente uma vez, para que os engenheiros de dados possam confiar nos resultados que seus sistemas produzem.

Os trabalhos no Dataflow são escritos usando o SDK do Apache Beam, que oferece escolha de linguagem de programação para o Dataflow (além da portabilidade).

Com a abordagem sem servidor do Dataflow removendo a sobrecarga operacional das cargas de trabalho da engenharia de dados, as equipes podem se concentrar na programação em vez de gerenciar clusters de servidores. Além disso, o escalonamento automático de recursos junto com o potencial de processamento em lote com custo otimizado permite ao Dataflow oferecer uma capacidade praticamente ilimitada para gerenciar os altos e baixos das suas cargas de trabalho sem gastar demais.

Este recurso também possibilita aos engenheiros de dados alternar facilmente entre os dois modos de streaming em lote, o que significa que os usuários podem experimentar resultados em tempo real e processamento em lote econômico, sem alterações no código.

BigQuery

É o data warehouse com análise do Google, utilizado por diversas empresas para analisar grandes massas de dados. O BigQuery dispensa o uso de servidor e oferece análises em escala de petabytes para facilitar consultas SQL em grandes conjuntos de dados graças ao poder de processamento da infraestrutura do Google.

Com ele, você elimina a etapa de provisionamento de recursos, sem contar que a infraestrutura sem servidores oferecida pelo Google realiza toda manutenção relacionada a atualizações. Este data warehouse ainda utiliza escalonamento automático e agiliza o streaming de dados.

Permite ainda que os analistas de dados se concentrem na análise para identificar insights relevantes para os negócios. Tudo isso sem precisar gerenciar a infraestrutura. Ou seja, como BigQuery é um serviço gerenciado, todo o trabalho pesado fica por conta dele. No fim do dia, sua empresa é capaz de utilizar dados com velocidade para extrair insights e conduzir o negócio com mais agilidade e eficiência, tomando ações imediatas!

image-2

A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Fale com os nossos especialistas em BigQuery

Conteúdo complementar recomendado:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário