Geolocalização Google Maps Platform

Como a Geolocalização ajuda na Segurança Pública?

Como a Geolocalização do Google ajuda na Segurança Pública?
Escrito por Karen Ferraz

A geolocalização do Google é crucial para a segurança pública, uma vez que fornece uma diversidade de dados estratégicos aos agentes públicos para gerenciar ocorrências e apoiar a administração pública. Seja para administrar uma brigada do corpo de bombeiros, monitorar viaturas da polícia e determinar qual o veículo mais próximo para atender a uma ocorrência, a plataforma Google Maps fornece dados precisos para respaldar a tomada de decisão, garantindo a segurança. 

O Google Maps fornece acesso às organizações de segurança pública a uma gama de dados de localização e funcionalidades por meio de APIs que, integradas a sistemas e aplicações, auxiliam a melhorar o atendimento aos cidadãos. A partir da inteligência de geolocalização em tempo real da plataforma, agentes públicos são mais eficientes na gestão de recursos, efetuando um melhor uso do dinheiro público e atendendo à população com mais qualidade.

Veja a seguir como os recursos de geolocalização do Google agilizam atendimento a ocorrências e planejamento de operações em segurança pública.

O que é a Geolocalização do Google?

Nos últimos quinze anos, o Google mapeou o mundo por meio de carros e satélites e permitiu que organizações do mundo inteiro utilizassem esses dados para obter direções para chegar a qualquer destino. Esses dados podem ser acessados por organizações públicas para tornar suas operações mais eficientes.

Ao integrar as soluções de geolocalização do Google Maps a seus aplicativos e sistemas, as organizações de segurança pública acessam dados estratégicos e detalhados a partir das APIs do Maps, Routes e Places. Saiba mais sobre esse conjunto de APIs:

Maps: incorpore no seu site ou aplicativo mapas de crimes e incidentes;

Routes: crie rotas eficientes e com base no tráfego em tempo real, entre a viatura ou batalhão até o endereço da ocorrência;

Places: garanta agilidade ao seu atendimento a ocorrências, utilizando o Places Autocomplete, recurso que sugere seu endereço completo, diminuindo a margem de erro e agilizando registros.

Assim, o Google Maps auxilia órgãos governamentais a entregar melhores serviços a seus cidadãos: Ao todo, são: 

  • 1 bilhão de usuários ativos no mundo
  • 25 milhões de atualizações diárias
  • 99% de cobertura no mundo
  • 64 milhões de km de estradas mapeadas
  • 289 atualizações por segundo

Aplicações Práticas da Geolocalização na Segurança Pública

Os recursos de geolocalização do Google Maps são estratégicos para gestão da segurança pública e permitem:

Criar mapas de crime para melhorar análises

Com o recurso Mapa de Calor, é possível analisar regiões com mais ocorrências criminais e planejar ações preventivas. Já as capacidades de clusterização ajudam a agrupar esses registros por categoria. Um exemplo é o “New York City Crime Map”, da Prefeitura de Nova York, que fornece à população um mapa com os registros de criminalidade.

Otimizar o sistema de recebimento de chamados

Isso é possível graças a recursos como geocodificação para identificar o ponto exato, de acordo com latitude e longitude, e direcionar o melhor batalhão para atender a ocorrência. A Polícia Militar do Estado de São Paulo — COPOM utiliza essas funcionalidades para gerenciar milhares de chamados no estado.

Melhor a comunicação com os cidadãos

A comunicação entre órgão público e cidadão se torna mais eficiente a partir do compartilhamento de informações com base em localização, por exemplo, de alagamentos, incêndios e outros incidentes que podem impactar as rotinas da população. Além disso, é possível dar visibilidade aos cidadãos sobre o tempo previsto para a ocorrência ser atendida, otimizando o tempo de resposta. Um exemplo é o sistema Firecast do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que mostra a localização dos chamados aos cidadãos.

A Geoambiente, parceira Premier do Google Maps, também possui cases de sucesso que são referência na área de segurança pública. Confira os principais casos de aplicação da tecnologia do Maps com apoio do time de especialistas da Geoambiente:

Polícia Militar:

Aplicações que agilizam o atendimento de ocorrências específicas, por exemplo, o atendimento de ocorrências de violência contra a mulher. Um exemplo é o app Salve Maria, do Governo Estadual do Piauí, criado para facilitar o atendimento às ocorrências de mulheres vítimas de violência de gênero. 

Polícia Civil:

Sistema que integra APIs do Google Maps para registros de ocorrência, que utiliza Dynamic Maps API (um mapa dinâmico que permite dar zoom para localizar a ocorrência) e Geocoding API (converte um endereço de ocorrência em coordenadas geográficas, localizando o ponto no mapa). O site da Polícia Civil do Estado de São Paulo é uma referência no uso e integração dessas APIs. 

Corpo de Bombeiros:

O sistema integra APIs do Google Maps para registro de ocorrência e despacho da viatura. Utiliza a Geocoding API (converte endereços em coordenadas) e a Directions API (calcula melhor rota entre viatura ou batalhão até endereço de ocorrência, considerando tempo real). Ex: Sistema COBOM do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Geolocalização Google: Inovação e Eficiência Operacional

O Google Maps possui diversas APIs e SDKs que podem ser inseridos em aplicações de órgãos de governos, como sites, aplicativos e sistemas internos. Os recursos mais utilizados por órgãos de segurança pública são:

Geocoding API

Converte endereços de ocorrências e chamados em coordenadas geográficas e vice-versa. Com isso, é possível localizar rapidamente um endereço no mapa, agilizando o atendimento.

Places Autocomplete API

Assim que o atendente do centro de operações da polícia ou bombeiros recebe a ligação de emergência e digita as primeiras letras do endereço do sistema, o recurso sugere o endereço completo e correto, o que agiliza e evita erros. Isso traz uma alta assertividade na inserção do endereço para onde a viatura será despachada.

Directions API:

Com base no tráfego em tempo real, calcula a rota entre a viatura ou batalhão até o endereço de ocorrência.

Distance Matrix API:

Fornece a distância e tempo de deslocamento da viatura até o endereço da ocorrência para que o mais próximo seja acionado. Assim, um batalhão pode, por exemplo, identificar rapidamente se uma ocorrência está dentro de seu raio de atendimento.

Cluster Markers:

Exibe marcadores que identificam categorias definidas sobre um mapa, como tipos de ocorrência, nível de urgência, etc.

Heatmaps:

Este recurso de mapa de calor possibilita a visualização de mapas a partir da intensidade dos dados em pontos geográficos e viabiliza ações preventivas. Esses pontos de ocorrência podem ser incêndios, acidentes, crimes, etc. Exemplo: áreas de maior intensidade podem ser mostradas em vermelho.

Maps API e SDKs:

Exibe informações em mapas estáticos ou dinâmicos por meio do Maps e do Street View para facilitar a visualização de informações e o deslocamento de agentes.

Conclusão: geolocalização do Google para a segurança pública

A geolocalização do Google vem se tornando uma tecnologia crítica para segurança pública à medida que define o futuro da gestão de emergências. Os dados de geolocalização permitem gerenciar ocorrências em tempo real para os atendimentos serem feitos com mais rapidez e precisão. As vantagens são inúmeras e vão desde recursos de roteirização, mapas de calor para melhorar a análise criminal, disponibilização de informações sobre trânsito em tempo real, gestão de frotas de viaturas e muito mais.

Converse com os especialistas da Geoambiente e abrace o poder da geolocalização na segurança pública!

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário