Geolocalização Google Maps Platform

Como o mercado imobiliário pode se beneficiar das APIs do Google Maps

Google Maps para o mercado imobiliário
Escrito por Karen Ferraz

A decisão sobre alugar ou comprar um imóvel nem sempre é fácil, e envolve a análise de fatores como localização, vizinhança e distância. Assim, os mapas são ferramentas valiosas para otimizar as operações das empresas do mercado imobiliário, principalmente na evolução para a digitalização do negócio, bem como apoiar a tomada de decisão dos clientes.

As inúmeras funcionalidades e APIs da plataforma Google Maps permitem às imobiliárias e proptechs fornecerem um atendimento totalmente imersivo e personalizado aos consumidores. Desse modo, a plataforma Google Maps convida os clientes a explorarem as redondezas de seus futuros lares em um ambiente digital.

Leia mais: Quais APIs da plataforma Google Maps escolher de acordo com segmento da sua empresa?

Veja como você pode usar o Google Maps em seu negócio imobiliário.

1. Crie mapas personalizados

As imobiliárias digitais podem utilizar mapas personalizados para criar diversas experiências aos clientes. Ao adicionar o Google Maps ao site ou app, empresas do mercado imobiliário podem, por exemplo, mostrar ao cliente uma lista de imóveis em uma região de acordo com determinadas características ao perfil procurado e até mesmo exibir uma rota para facilitar as visitas aos locais.

Com os recursos do Google Maps é possível personalizar um mapa e deixá-lo com a cara da companhia. Há como alterar cores, inserir marcadores, definir regiões ou vizinhanças específicas, e outras inúmeras possibilidades.

2. Ajude os locatários a explorarem a vizinhança

Os mapas são ótimos recursos para contar a história de bairros e vizinhanças aos futuros moradores. Com a API Local Context do Google Maps, as proptechs são capazes de oferecer uma experiência afetiva e imersiva nas redondezas do imóvel em ambiente digital.

A API permite aos clientes navegar pelo entorno de um imóvel, propiciando informações localizadas e detalhes sobre a vizinhança, descobrindo restaurantes, farmácias, hospitais, parques, escolas, shoppings e mercados nas proximidades com apenas um clique. Esta é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão do cliente com base em recursos de geolocalização!

3. Utilize o Street View para mostrar os imóveis

O Street View do Google Maps fornece aos clientes outro ângulo de uma propriedade, convidando a um passeio quase real. A ferramenta também pode disponibilizar fotos do imóvel em uma galeria de imagens.

Ao navegar pelo Street View, um cliente tem uma ampla visão da vizinhança e pode saber quão perto fica a escola mais próxima ou onde é o supermercado mais perto. Na prática, esse recurso otimiza o trabalho dos agentes imobiliários e reduzir visitas ao local, permitindo que os clientes vejam o imóvel por meio de uma experiência interativa no ambiente digital.

4. Adicione mapas em seu site ou app

Com a API do Google Maps você pode inserir mapas tanto no site quando no app da sua imobiliária, possibilitando que os visitantes naveguem e pesquisem imóveis para compra ou venda a partir de uma experiência consistente, amigável e fácil em todas as plataformas, como web, Android e iOS.

Isso ajuda manter o visitante em seu site ou app, impedindo que ele abra um mapa em outra janela e acabe entrando em um site concorrente. No fim do dia, esta é uma forma de aumentar o ROI e o engajamento com o seu usuário!

5. Apoie corretores e agentes do mercado imobiliário

Por meio da API Distance Matrix do Maps, as proptechs auxiliam corretores e agentes imobiliários a gerenciarem as visitas presenciais aos imóveis dentro de um raio pré-determinado.

Esta ferramenta é crucial para otimizar a alocação de agentes com base na hora de chegada ou em um modelo de classificação personalizado que recebe informações do tráfego em tempo real.

image-2

A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google.

 

 

Fale com os nossos especialistas

 

Conteúdo recomendado:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário