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Infraestrutura para e-commerce com recursos Google Cloud

Escrito por Karen Ferraz

As organizações de varejo lidam com pressões financeiras à medida que se esforçam para aumentar volumes de vendas, mantendo ao mesmo tempo as margens de lucro. No entanto, o varejo eletrônico vem mudando drasticamente as oportunidades de vendas e a competitividade.

As empresas de e-commerce podem alcançar clientes em todo o mundo, aumentando os seus horizontes. Por outro lado, a concorrência é maior. Para ampliar a fatia de mercado, a presença online de um varejista deve ter infraestrutura para e-commerce tão avançada quanto a da sua concorrência.

As expectativas dos clientes são altas, o que desafia essas empresas a criar e gerenciar a infraestrutura para e-commerce de TI robusta. A experiência oferecida ao consumidor e um diferencial no varejo digital e deve permear toda a cadeia de vendas, passando pela pesquisa de produtos, compras, transações financeiras, gerenciamento de estoque, remessa, etc.

A velocidade importa, não só na hora de pesquisar um produto e fazer um checkout, mas também até o mesmo chegar às mãos do cliente. Os consumidores têm pouca tolerância com páginas da web de carregamento lento, falhas nas transações e falhas nos carrinhos de compras.
Mais do que nunca, os departamentos de TI devem garantir que suas infraestruturas de e-commerce:

  • possam ser dimensionadas para suportar o crescimento;
  • são confiáveis e altamente disponíveis;
  • são totalmente seguras, protegidas e em conformidade com os requisitos regulamentares.

Leia mais: Como a migração para a nuvem pode ajudar a reduzir custos operacionais

Quais os desafios das empresas de e-commerce para atrair e reter clientes?

• Manter o desempenho de todos os processos de comércio eletrônico em todos os dispositivos: qualquer coisa que diminua o desempenho ou afete negativamente a experiência do cliente (como incapacidade de lidar com aumentos de tráfego, lentidão para manutenção ou atualizações) pode resultar na perda de clientes e de receita. Os investimentos em marketing podem ser desperdiçados quando os sites não conseguem acompanhar.

• Contar com infraestrutura para e-commerce confiável e altamente disponível: isto é verdade em todos os momentos, mas especialmente durante a Black Friday/Cyber Monday e a temporada de compras natalinas que se segue, o que é fundamental para os varejistas. Falhas no site, tempo de inatividade, desempenho lento do site e problemas de disponibilidade do produto nesta época podem causar sérios danos à receita e à reputação. Os clientes que saem muitas vezes nunca mais voltam, portanto, é essencial manter o mecanismo e-commerce funcionando perfeitamente.

• Ter agilidade para mudar conforme necessário: as organizações devem ser capazes não apenas de aumentar ou diminuir a eficiência, mas também de adicionar serviços e capacidades rapidamente para responder às tendências dos clientes. Os custos fixos podem reduzir a rentabilidade face a um cenário em mudança.

• Compreender os clientes: as organizações precisam coletar e analisar dados demográficos, pesquisas, transações, avaliações e outros dados dos clientes para compreender e atender melhor às suas necessidades.

Gerenciar o estoque em tempo real: os varejistas devem ter processos avançados de previsão de demanda e gerenciamento de estoque para atender prontamente às solicitações dos clientes. Com as expectativas atuais em tempo real, as empresas que não conseguem entregar produtos imediatamente correm o risco de perder para os concorrentes.

Google Cloud: infraestrutura para e-commerce escalável, confiável e segura

O Google Cloud oferece uma variedade de recursos para auxiliar em toda a jornada de e-commerce na nuvem, incluindo produtos e soluções fundamentais para migração e modernização do comércio eletrônico. Ao migrar a infraestrutura de e-commerce para a nuvem, as organizações obtêm os benefícios dos produtos e da experiência do Google relacionados a desempenho, escala, segurança, confiabilidade e modernização.

O provedor oferece tecnologias para suporte aos clientes com uma infraestrutura escalável, confiável e segura. Além disso, provê infraestrutura de alto desempenho e qualidade como serviço gerenciado, liberando os varejistas da tarefa de construir, gerenciar, operar e dar suporte a seus próprios data centers.

As opções de nuvem híbrida também são fáceis de implementar, para que os clientes possam migrar alguns processos para a nuvem e deixar outros no local. De qualquer forma, o Google Cloud pode reduzir o custo da infraestrutura, permitindo que os varejistas se concentrem no que fazem de melhor: criar excelentes produtos e experiências para o cliente.

A jornada é diferente para cada varejista: alguns desejam simplesmente “migrar” seus aplicativos de comércio eletrônico atuais para o Google Cloud. Alguns querem migrar para a nuvem e depois modernizar seus formulários. Outros preferem modernizar primeiro e depois avançar. Alguns desejam migrar todos os processos para a nuvem para obter o máximo benefício de OpEx, enquanto outros preferem manter alguns processos on-premise em uma implantação híbrida.

O Google Cloud tem soluções para todas essas necessidades, para clientes de qualquer porte. Confira:

• Google Cloud: o ecossistema do Google Cloud inclui regiões distribuídas globalmente conectadas pela rede de fibra óptica dedicada e de alta velocidade do Google. Contar com uma infraestrutura localizada garante que, onde quer que os clientes estejam, sua experiência de comércio eletrônico seja rápida e responsiva.

Google Kubernetes Engine (GKE): essa plataforma de contêiner segura e gerenciada permite que as empresas coloquem suas infraestruturas de comércio eletrônico onde precisarem, proporcionando uma experiência de cliente de baixa latência. O Google Kubernetes Engine fornece soluções em contêineres com modelos de implantação pré-criados e oferece suporte a escalonamento massivo, incluindo milhares de contêineres, nós e pods em um único cluster. A plataforma GKE gerencia totalmente o plano de controle, lidando com inúmeras tarefas de servidor, como gerenciamento de cluster em fusos horários e criação de código de pipeline de CI/CD. As organizações podem aproveitar os recursos do GKE em data centers locais ou onde quer que sejam necessários usando o Anthos, uma plataforma de aplicativos gerenciados. O Anthos amplia os serviços e práticas de engenharia do Google Cloud para que as organizações possam modernizar aplicativos com mais rapidez e manter a consistência operacional.

• Recursos de descoberta de produtos: ajudam os varejistas a oferecer a seus consumidores a capacidade de encontrar produtos e serviços altamente relevantes e personalizados. Ofereça os produtos certos, no momento certo, para os consumidores certos na Web, em dispositivos móveis e em outros meios digitais. O Google aproveita suas tecnologias avançadas de aprendizado de máquina, infraestrutura e experiência para possibilitar experiências personalizadas aos consumidores (mais de um bilhão de usuários do Google) e ajudar os varejistas a oferecer pesquisas e recomendações de produtos altamente relevantes e precisas aos seus compradores.
As soluções (Retail Search, Recommendations AI e Vision Product Search) – estão disponíveis como APIs para que os varejistas se integrem facilmente a todos os pontos de contato digital. Esses recursos de descoberta de produtos são personalizáveis para atender às metas de negócios dos varejistas, incluindo taxa de cliques, taxa de conversão, valor médio do pedido (AOV) e receita por visitante (RPV).

Headless commerce: frente à rápida mudança para o comércio online estimulada pela pandemia da COVID-19, varejistas, fabricantes de produtos de consumo e outras empresas estão à procura de formas de modernizar rapidamente o seu comércio eletrônico com o mínimo de desenvolvimento e despesas administrativas de TI. As soluções de comércio headless do Google Cloud podem ajudá-los com um back-end de comércio digital pronto para uso disponível que pode ser facilmente integrado com seus próprios front-ends da web implantados no Google Kubernetes Engine (GKE). Essa abordagem permite que os clientes controlem as experiências de compra do consumidor em seu próprio front-end, ao mesmo tempo em que aproveitam microsserviços e um back-end baseado em API disponível no Google Cloud de seus parceiros ISV.

Migração para o Anthos: essa ferramenta apoia os clientes a acelerar sua migração para a nuvem, convertendo aplicativos de comércio eletrônico em um formato pronto para contêiner que pode ser facilmente implantado em clusters GKE ou Anthos. Simplifica o processo de modernização, minimizando a necessidade de reprojetar aplicações e reduzindo tempo e custos de mão de obra.

• Google Cloud Spanner: trata-se de um banco de dados relacional totalmente gerenciado, escalonável horizontalmente e altamente disponível. As implantações de comércio eletrônico se beneficiam da facilidade de gerenciamento, do alto desempenho entre regiões, da implantação de instância única e da escalabilidade automática do Spanner. O Spanner nunca precisa ser pausado para patches, backups, failover ou até mesmo atualizações de esquema. Utilizando a infraestrutura dedicada do Google, o Spanner garante consistência e zero tempo de inatividade planejado, mesmo na escala mais extrema, o que resulta em uma melhor experiência do cliente. O Spanner é um banco de dados compatível com ACID, distribuído globalmente, que lida automaticamente com réplicas, fragmentação e processamento de transações, para que os clientes possam escalar rapidamente para atender a qualquer aumento na demanda.

Benefícios do Google Cloud aos varejistas e e-commerce

Diversos varejistas utilizam as soluções do Google Cloud para obter uma infraestrutura para e-commerce segura, confiável e geograficamente dispersa com escalonamento automático, e ao Google Kubernetes Engine para desenvolvimento de aplicativos baseados em microsserviços e CI/CD. 

Essas soluções permitem que os varejistas: 

• Migrem facilmente para a nuvem. 

• Aumentem a eficiência aumentando ou diminuindo a escala para atender às necessidades de tráfego. 

• Melhorem o desempenho e otimizem a experiência do cliente. 

• Liberem a equipe de TI de tarefas rotineiras. 

• Acelerem a análise de clientes. 

• Lancem novos recursos mais rapidamente. 

• Que os desenvolvedores se concentrem na inovação em vez de no gerenciamento da infraestrutura.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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