Google Workspace Recursos Google Workspace

Guia completo: Google Drive para empresas

Close de uma pessoa segurando um celular. Na tela do celular, está a interface do Google Drive com o texto "Guia Completo: Google Drive para empresas".
Escrito por Cayque Rodrigues

O Google Drive é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares do mundo. De fato, ele é mais do que um serviço de armazenamento, proporcionando um ecossistema abrangente de ferramentas e aplicativos do Google Workspace para usuários corporativos. 

Antes de prosseguir, é importante explicar qual a diferença entre o Google Drive gratuito e a versão Google Drive para empresas. Na versão empresarial, você e suas equipes têm mais armazenamento, suporte mais amplo e drives compartilhados com todos os colaboradores. Ou seja, a principal diferença é a quantidade de armazenamento. 

Em um contexto de trabalho híbrido e de expansão da IA, empresas do mundo todo vêm confiando no Google Drive para viabilizar a colaboração e impulsionar a produtividade. 

A seguir apresentamos um guia completo sobre as funcionalidades e vantagens oferecidas pelo Google Drive.

O que é Google Drive? 

O Google Drive é o serviço de armazenamento em nuvem do Google Workspace, a plataforma de produtividade do Google para empresas. O serviço permite armazenar, acessar e compartilhar arquivos no Google Cloud (nuvem do Google) com segurança. 

Assim, é possível usar os arquivos diretamente do Google Drive a qualquer momento, seja por desktop ou dispositivos móveis. É possível compartilhar tanto arquivos como pastas com outras pessoas, sejam da mesma empresa ou usuários externos. Além disso, as empresas e os gestores conseguem controlar como esses arquivos podem ser compartilhados e acessados. 

O Google Drive é capaz de lidar com a maioria dos arquivos que sua empresa usa diariamente. Entre eles: PDFs, documentos em texto, planilhas e arquivos de mídia (fotos e vídeos). 

Entenda a seguir algumas funcionalidades oferecidas pelo Google Drive: 

Flexibilidade de armazenamento: o Google Drive oferece flexibilidade em suas opções de armazenamento, garantindo que equipes tenham espaço suficiente para seus arquivos. Com recursos de administração centralizada, prevenção contra perda de dados e Vault para Drive, é simples gerenciar usuários e compartilhamento de arquivos para atender às necessidades de conformidade de dados.

Inteligência artificial: o Drive utiliza inteligência artificial (IA) para prever e indicar o que é importante para você e sua equipe em tempo real, reconhecendo conteúdo, colaboradores e eventos significativos. Os drives compartilhados fornecem um espaço seguro e fácil de usar para armazenar o trabalho dos times, mantendo todos atualizados.

Sincronização em tempo real: por meio do desktop, você pode acessar arquivos do Drive diretamente em seu dispositivo, economizando tempo de sincronização e aumentando a produtividade. Além disso, o Drive pode ser ampliado com uma variedade de aplicativos de terceiros integrados, como DocuSign e CloudLock, para maior funcionalidade.

Conectividade e integração: o Drive também oferece plug-ins para Microsoft Office e Outlook que facilitam o uso da plataforma em seu fluxo de trabalho, permitindo que você abra e trabalhe em uma variedade de tipos de arquivo diretamente no Drive. Você ainda tem controle total sobre como seus arquivos são compartilhados, podendo definir permissões e datas de validade para garantir a segurança e integridade dos dados.

Como o Google Drive funciona? 

O Google Drive funciona armazenando arquivos na nuvem (em servidores remotos em data centers ao redor do mundo) e sincronizando-os em todos os dispositivos associados à sua conta do Google Workspace. Isso significa que seus arquivos não são armazenados em seu computador, mas sim na nuvem. 

Quando você faz upload de um arquivo para o Google Drive, ele é armazenado nos servidores do Google e pode ser acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet. 

Você também pode optar por sincronizar arquivos entre seu computador ou dispositivo móvel e o Google Drive, permitindo que você acesse os arquivos mesmo quando estiver offline.

Para usar o Google Drive, é necessário criar uma conta do Google. Depois de fazer login, você pode começar a fazer upload de arquivos e pastas para o seu Drive. Você também pode criar novos arquivos por meio da suíte de ferramentas de produtividade do Google, incluindo Google Docs, Slides e Sheets. 

Os arquivos que você carrega no Google Drive podem ser organizados em pastas, assim como em seu computador. Também é possível criar quantas pastas precisar e mover arquivos entre elas. Além disso, você pode compartilhar pastas com outras pessoas, dando-lhes acesso aos seus arquivos.

O Google Drive também possibilita que você colabore com outras pessoas em documentos em tempo real. Ao compartilhar um documento com alguém, ambos podem trabalhar nele simultaneamente, acompanhando as alterações um do outro em tempo real.

Além da colaboração, o Google Drive oferece uma variedade de outras funcionalidades para ajudá-lo a gerenciar seus arquivos. São elas:

  • Histórico de revisões: o serviço mantém um registro de todas as alterações feitas em seus arquivos, para que você possa facilmente reverter para uma versão anterior, se necessário.
  • Pesquisa: o Drive possui uma função avançada de pesquisa que permite pesquisar arquivos por nome, palavra-chave ou até mesmo pelo texto dentro de um arquivo.
  • Integração com aplicativos de terceiros: o Google Drive se integra a uma variedade de aplicativos de terceiros, permitindo que você abra e edite arquivos em outras aplicações.
  • Pré-visualização de arquivos: permite visualizar muitos tipos de arquivos, como documentos, imagens e vídeos, sem precisar baixá-los antes.

Como obter o Google Drive?

O Google Drive Enterprise está disponível com uma assinatura do Google Workspace, caso os clientes desejem acessar aplicativos como Google Docs e Gmail.

O Google Workspace abrange diversas opções de assinatura para empresas de todos os portes. Veja a seguir qual versão empresarial é ideal para você e entenda as vantagens ao migrar.

Google Workspace Business: pacotes de produtividade para empresas com 1 a 300 usuários

BUSINESS STARTER

  • E-mail comercial personalizado e seguro.
  • Videochamadas com cem participantes.
  • 30 GB de armazenamento em pool por usuário (oferta para novos clientes).
  • Controles de segurança e gerenciamento.

BUSINESS STANDARD

  • E-mail comercial personalizado e seguro.
  • Videochamadas com 150 participantes + gravação.
  • 2 TB de armazenamento em pool por usuário.
  • Controles de segurança e gerenciamento.

BUSINESS PLUS

  • E-mail empresarial personalizado e seguro + e-discovery e retenção.
  • Videochamadas com 500 participantes + gravação, controle de participação.
  • 5 TB de armazenamento em pool por usuário.
  • Controles aprimorados de segurança e gerenciamento, incluindo o Vault e o gerenciamento avançado de endpoints.

Enterprise: segurança premium e controles avançados para usuários

ENTERPRISE

  • E-mail comercial personalizado e seguro + e-discovery, retenção, criptografia S/MIME.
  • Videochamadas com 1000 participantes + gravação, controle de participação, cancelamento de ruído, transmissão ao vivo no domínio.
  • 5 TB de armazenamento em pool por usuário, com a possibilidade de solicitar mais espaço.
  • Controles avançados de segurança, gerenciamento e compliance, incluindo o Vault, a DLP, regiões de dados e o gerenciamento corporativo de endpoints.

Essentials: ferramentas de produtividade e colaboração sem o Gmail

As assinaturas Essentials podem ser facilmente integradas à sua solução de e-mail. Veja as informações abaixo para saber os recursos incluídos nestas edições:

ESSENTIALS STARTER: colaboração e videoconferência sem custos financeiros para equipes com até 100 usuários. Se você se inscreveu no Essentials Starter antes de 3 de junho de 2022, as equipes podem ter até 25 usuários.

ESSENTIALS: colaboração e videoconferência, recursos de segurança adicionais, armazenamento em pool e controles de política. O Essentials não está mais disponível para novos clientes.

ENTERPRISE ESSENTIALS: colaboração e videoconferência com mais participantes e recursos avançados, mais armazenamento em pool e segurança e gerenciamento de nível empresarial.

ENTERPRISE ESSENTIALS PLUS: mais controles avançados de segurança e compliance para maior produtividade e colaboração, com 5 TB de armazenamento em pool por usuário.

  • E-mail comercial personalizado e seguro + e-discovery, retenção, criptografia S/MIME.
  • Videochamadas com 1000 participantes + gravação, controle de participação, cancelamento de ruído, transmissão ao vivo no domínio.
  • 5 TB de armazenamento em pool por usuário, com a possibilidade de solicitar mais espaço.
  • Controles avançados de segurança, gerenciamento e compliance, incluindo o Vault, a DLP, regiões de dados e o gerenciamento corporativo de endpoints.

Veja mais informações sobre como é possível contratar o Google Drive e outros apps do Workspace para a sua empresa:

A Geoambiente, parceira Premier do Google, possui uma equipe especializada e certificada para apoiar você ao longo da jornada de migração para o Google Workspace. Conte com nossos especialistas para traçar um plano de migração ideal para sua empresa.

image-2

A Geoambiente, como Parceira Premier do Google, oferece vantagens para clientes ao adquirir o Google Workspace, com um time técnico disponível para auxiliar na migração dos dados com segurança e metodologia que visa gerar o menor impacto ao seu time e operação.

Somos certificados e atualizados sobre todos os lançamentos, tecnologias e recursos do Google Workspace para que a sua empresa utilize as ferramentas de colaboração e reduza custos operacionais.

 

Fale com os nossos especialistas em Workspace

Evento recomendado:

Sobre o(a) autor(a)

Cayque Rodrigues

Workspace Deployment Specialist
Com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atua como Tech Leader em projetos de implantação e migração de dados para Google Workspace.

Deixe um Comentário