Notícias e Tecnologia

Inovação no setor público: soluções Google para diferentes esferas do governo

público
Escrito por Karen Ferraz

A inovação no setor público é o caminho para construir e implementar novas ideias, criando valor para a sociedade! O Google apoia as mais diversas esferas de governo, seja municipal, estadual e federal, a executar suas atividades com o poder da IA, da infraestrutura, da segurança e de soluções de colaboração.

Google Cloud: soluções e infraestrutura para diversas demandas do setor público

O Google Cloud é a nuvem que mais cresce no mundo, proporcionando ferramentas de inteligência artificial e machine learning para ajudar governos a oferecerem melhores serviços aos cidadãos. Além disso, dispõe de todos os recursos para modernizar a infraestrutura e melhorar as operações, sem contar a plataforma de colaboração Workspace, que traz mais sinergia entre os funcionários públicos e ganhos de produtividade. Tudo isso sem abrir mão da proteção, com a capacidade de gerenciar a segurança cibernética e garantir compliance.

Google Workspace for Government

O Google Workspace é usado por mais de cinco milhões de organizações em todo o planeta. Na versão dedicada ao setor público, proporciona ferramentas de colaboração e produtividade desenvolvidas para ajudar as equipes e departamentos a trabalharem juntos, com segurança de maneiras mais eficientes.

Google Maps: inteligência de geolocalização para a gestão pública

A plataforma fornece uma diversidade de dados de localização relevantes para apoiar a administração pública. Por exemplo, a polícia ou o corpo de bombeiros podem receber informações em tempo real sobre a localização de uma ocorrência, conseguindo responder aos chamados com mais rapidez. A partir de informações em tempo real, os agentes públicos são mais eficientes na gestão de recursos, efetuando um melhor uso do dinheiro público e atendendo à população com mais qualidade.

Leia mais: Segurança Pública: como usar dados de geolocalização para otimizar atendimento aos cidadãos

Soluções para demandas governamentais

Modernização da TI e as operações com infraestruturas e soluções de nuvem que garantem a segurança institucional e a inovação no setor público:

  • Contact Center AI: com essa solução do Google Cloud, é possível otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a eficiência operacional com agentes virtuais orientados por IA que se comunicam naturalmente com os clientes e ajudam os apoiam humanos em diversas situações.
  • Document AI: amplie a precisão e diminua o tempo de entrega de serviços ao extrair dados estruturados de um alto volume de documentos como por exemplo, aplicativos e formulários escritos à mão. 
  • Translation AI: disponibilize seu conteúdo e seus aplicativos em vários idiomas com tradução automática, rápida e dinâmica. Atenda a chamadas constituintes e traduza chamadas ou documentos em 120 idiomas. 
  • Integridade dos benefícios: conte com o poder da IA para mapear aplicativos fraudulentos antes que os fundos sejam distribuídos e afetem os usuários.
  • Modernização de mainframe: corte custos e otimize a eficiência migrando seus aplicativos dos sistemas mainframe legados para os ambientes escalonáveis, flexíveis e seguros do Google Cloud.

Aplicação de insights de Big Data em escala com o poder da inteligência artificial e machine learning para a inovação no setor público 

  • Monitoramento e análise de segurança: conte com ferramentas de análise e de busca por ameaças capazes de ajudar suas equipes de segurança a evitar ciberataques, ampliando a compreensão do caso e diagnóstico para enfrentá-lo. 
  • Análise de segurança e tráfego: acione dados em tempo real para identificar locais não seguros, como acidentes, estradas, trânsito e outros. Assim, seja capaz de ampliar a segurança da rede de transporte. 
  • Acessibilidade no transporte: utilize as soluções do Google para avaliar fatores que influenciam na ocorrência de incidentes de trânsito e pedestres, dependência de carros e opções de transporte público para promover mudanças na sua comunidade.
  • Impulsione descobertas científicas: fomente a pesquisa científica com o apoio de nuvem e suas capacidades de escalonamento e uso de ferramentas de IA/ML dentro de um modelo de custo determinístico.
  • Implemente ações sustentáveis: aumente a resiliência climática e o apoio às comunidades com ferramentas que ajudam a gerenciar, monitorar e prever impactos das mudanças climáticas

Google Workspace for Government

  • Apoie a força de trabalho com ferramentas de colaboração: ofereça as melhores das ferramentas de colaboração e comunicação do Google nas ofertas (e com preços) que atendam às necessidades do setor público. 
  • Serviços digitalizados para os constituintes: forneça serviços públicos mais dinâmicos por meio da execução de tarefas por vídeo ao vivo. Ex.: renovação da carteira de motorista e registro no DMV, verificação de identidade, validade de documentos etc. 
  • Colaboração virtual do Google Meet: amplie a colaboração entre os funcionários com os recursos como salas de reunião, enquete, levantamento de mão, moderação e Jamboard, bem como com as ferramentas de moderação de eventos virtuais. 
  • Centros de carreiras virtuais: melhore a experiência de procura de emprego ofertando uma jornada personalizada para empregadores, candidatos e consultores de carreira. 
  • Treinamento de habilidades digitais para constituintes: aperfeiçoe capacidades das áreas de computação em nuvem, análise de dados, marketing digital e e-commerce, suporte de TI, gerenciamento de projetos e design de UX.

Na prática: Busca Saúde inova atendimento da Prefeitura de SP com Google Maps

A inteligência de geolocalização do Google Maps ajuda os governos a entregar informações localizadas sobre serviços, como os locais de atendimento na saúde. Essa tecnologia permitiu à Prefeitura de São Paulo inovar ao fornecer informações aos cidadãos por meio do busca saúde.

Na gestão de um município de mais de 11 milhões de habitantes, a Prefeitura de São Paulo tinha a necessidade de oferecer à população uma solução que mostrasse os pontos de atendimento à saúde mais próximos, de acordo com a necessidade de cada usuário.

Em parceria com a Geoambiente, a Secretaria de Saúde de São Paulo desenvolveu o Busca Saúde. Esse sistema de localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS utiliza a inteligência de geolocalização das APIs do Google Maps para melhorar a experiência dos usuários na hora de encontrar o ponto de atendimento mais próximo de sua localidade.

Confira o case completo:




A Geoambiente é Parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público). Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio.

Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário