Google Maps Platform Recursos Google Maps

Crie rotas para veículos de duas rodas com a API Routes

Uma pessoa andando de scooter ao lado de um mapa em um telefone celular. Na imagem, está escrito "Google Routes API".
Escrito por Thiago Sailer

O transporte em duas rodas, realizado basicamente por motos, é um dos protagonistas da mobilidade urbana nas cidades brasileiras. A modalidade expandiu significativamente nos últimos anos por ser um meio de transporte econômico (baixo custo de aquisição e manutenção e consumo de combustível menor em relação a um carro) e extremamente ágil.

Nos últimos 20 anos, a frota de motocicletas cresceu mais de 5 vezes no país. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de motos saltou de 5,7 milhões para 32,3 milhões até setembro de 2023.

Esse transporte de duas rodas é estratégico para a operação logística de empresas como redes de restaurantes e negócios de entregas rápidas. A agilidade das motos permite alcançar produtividade e eficiência, mantendo o custo-benefício nas entregas. Além disso, propiciam boas experiências aos clientes que recebem suas encomendas e pedidos no tempo ideal.

Routes API: roteirização para duas rodas

A crescente demanda por serviços de mobilidade exige eficiência das frotas de duas rodas. Para isso, a Plataforma Google Maps oferece recursos de roteirização que apoiam restaurantes e apps de mobilidade e delivery.

O Google conceitua motos como veículos motorizados de duas rodas (como exemplo, as motocicletas). É importante ressaltar que o modo de viagem de duas rodas se difere da categoria de bicicleta, considerada pela empresa como um meio de transporte efetuado por seres humanos.

A API Routes, da Plataforma Google Maps, leva em conta diferentes fatores para realizar a roteirização, como os trajetos otimizados para duas rodas. O grande diferencial desta API está na entrega de rotas para motos, observando a presença de pedágios e de caminhos que não são acessíveis aos carros. 

Esta API é baseada nos recursos das APIs Directions e Distance Matrix, também da Plataforma Google Maps, oferecendo rotas abrangentes e atualizadas com tráfego em tempo real, cálculo de distâncias, bem como o ETAs para matrizes de combinações de origem e destino. 

Recursos avançados da API Routes:

  • Rotas de 2 rodas para veículos motorizados (motocicletas);
  • Dados e informações de trânsito em tempo real sobre cada segmento da rota;
  • Especificação de waypoints, informando que se trata de local de passagem ou ponto de parada; 
  • Dados de pedágio para preços precisos em relação ao custo de uma rota;
  • Controles ajustados para redução da latência;
  • Roteamento ecológico. 

Vantagens em usar a API Routes 

Há inúmeros benefícios de se usar a API Routes para acessar rotas mais precisas e eficientes para veículos de duas rodas, como motocicletas. São eles:

Obtenha rotas mais flexíveis e informativas: os veículos motorizados de duas rodas (motos) são meios de transporte extremamente populares para a realização de entregas, transporte compartilhado, bem como viagens diárias. A API Routes permite solicitar rotas e cálculos de distância para motos, levando em conta fatores como estradas com pedágio, rodovias e balsas que podem ser evitadas ou rotas por caminhos que não são acessíveis aos carros.

Cálculos de pedágio: esta API traz um dado crítico que tem grande impacto financeiro nos custos das empresas: os cálculos de pedágio. É possível solicitar cálculos de pedágio em matriz de rotas e distâncias. Com essa informação, motoristas e gestores logísticos podem tomar decisões informadas sobre como equilibrar custo e tempo. Os dados de pedágio fornecidos consideram o tipo de veículo (no caso, veículos motorizados de duas rodas) e o tipo de passe eletrônico de pedágio.

Tráfego avançado e recursos de polilinha: a API Routes informa o tráfego em tempo real ou histórico para melhorar os cálculos de rota. Fornece controle sobre as compensações entre tráfego e qualidade e latência da polilinha. Permite, ainda, solicitar informações de tráfego ao longo de cada trecho de uma rota, facilitando a entrega de experiências otimizadas para seus usuários. Um exemplo é a representação do tráfego com polilinhas identificadas por cores. 

Controles otimizados para reduzir a latência: o recurso tem opções para melhorar o desempenho do seu aplicativo, como funcionalidades de compensações entre precisão abrangente e latência reduzida. A partir do mascaramento de campos, é possível determinar os campos a serem retornados na resposta da API, reduzindo o tamanho da carga de resposta e a tornando mais simples.

ETA preciso com pontos de referência inteligentes: a API Routes traz um ETA mais preciso com pontos de referência mais inteligentes. Além disso, os waypoints intermediários possibilitam informar se o usuário vai passar ou parar em um ponto, aprimorando o cálculo do tempo de viagem. Isso facilita coletas e entregas, uma vez que garante que o usuário não seja direcionado para um local no qual parar não é seguro, como um túnel ou uma rodovia. Permite especificar o lado da estrada para um ponto de referência ou a direção de deslocamento do veículo, facilitando embarques e desembarques no local correto.

Confira mais detalhes sobre as vantagens da API Routes:

O recurso é ideal para entregar experiências melhores para seus usuários ou tomar decisões mais informadas e precisas em relação a rotas para motos. Você pode utilizar esta API para fornecer os recursos e o desempenho necessários para resolver uma ampla variedade de aplicações logísticas.

Saiba mais sobre como as APIs da Plataforma Google Maps podem auxiliar o seu negócio a melhorar a eficiência logística, baixe o nosso e-book:

 

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário