Geolocalização Google Maps Platform

Como o geomarketing melhora a experiência dos clientes?

geomarketing
Escrito por Karen Ferraz

O uso da inteligência de geolocalização no marketing é conhecido como geomarketing. Esta estratégia que adiciona a riqueza dos dados de geolocalização às ações de marketing hoje é um diferencial competitivo para as empresas. 

O geomarketing vem revolucionando o trabalho do marketing, permitindo o desenvolvimento de ações localizadas e customizadas. Isso é possível devido ao uso de dados de geolocalização, como dados de geofencing (GPS), para personalizar e direcionar a anúncios com base na localização dos usuários em tempo real.

Os dados de geolocalização compreendem informações valiosas sobre a localização dos clientes. Essas informações são exibidas em gráficos, possibilitando a visualização de fatores que afetam o desempenho das empresas em suas regiões de atuação. A partir do geomarketing, é possível extrair insights estratégicos com objetivo de impactar os consumidores com a comunicação certa e na hora certa, alavancando as conversões.

Quais são os benefícios do geomarketing?

As ações de geomarketing, ou marketing de geolocalização, são elaboradas a partir de dados sobre os lugares onde as pessoas frequentam no dia a dia. Com informações sobre onde os clientes visitam, moram e se deslocam, os profissionais de marketing são capazes de compreender um público com base em padrões de consumos, hábitos, necessidades e preferências.

Mas o que é marketing de geolocalização? A partir da análise desses dados e aplicação dos mesmos na segmentação de anúncios, o geomarketing é uma ferramenta para desenvolver estratégias de marketing mais assertivas e otimizar o desempenho de campanhas.

Confira quais os benefícios ao implementar estratégias de geomarketing em seu negócio:

Conhecimento do público-alvo:

As ações baseadas em geomarketing são desenvolvidas a partir dados sobre os lugares onde as pessoas frequentam ao longo de suas rotinas. Com informações sobre onde os clientes visitam, moram e se deslocam é possível compreender um público com base em padrões de consumos, hábitos, necessidades e preferências.

Tomada de decisões estratégicas: 

A inteligência de localização pode ajudar você a conhecer seus clientes e como se comunicar com eles de forma mais eficaz, personalizando ofertas, aumentando o ROI e impulsionando as vendas por meio do geomarketing.

Personalização de campanhas e ofertas:

Os profissionais de marketing então conseguem criar estratégias altamente assertivas e otimizar o desempenho de campanhas a partir da análise desses dados e aplicação dos mesmos na segmentação de anúncios. É possível estruturar promoções e ações específicas para localidades, aproximando ainda mais a sua marca dos clientes.

Otimização de recursos:

Otimize sua força de trabalho e cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que expande a presença de sua empresa e melhore o atendimento ao cliente.

Análise da concorrência:

Acompanhe a concorrência a partir da análise e monitoramento de dados de marketing de geolocalização.

Essa inteligência de geolocalização pode ser acessada por meio da Plataforma Google Maps, que reúne dados de localização de 99% do planeta. Além disso, o Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente e responde por quase 88% de todas as pesquisas realizadas em dispositivos móveis.

Os resultados de um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) a pedido do Google revelam que a inteligência de localização é estratégica para líderes de diferentes indústrias. Veja como:

Geomarketing: 78% dos líderes de varejo e e-commerce utilizam geomarketing em comunicações direcionadas;

Experiência do cliente: mais de 59% dos líderes do segmento imobiliários e de viagens/ turismo aprimoram a CX com base na localização;

Otimização da força de trabalho: 41% dos líderes de serviços financeiros otimizam a distribuição da força de trabalho por localidade;

Entrega e logística: 74% dos líderes de logística e delivery usam inteligência de localização para otimizar rotas;

Detecção de fraude: 41% dos líderes de serviços financeiros usam inteligência de localização para autenticação e otimização de funções.

Resultados das empresas que adotaram o geomarketing

O Google está continuamente investindo em sua tecnologia para evoluir e se adaptar às necessidades e expectativas em constante mudança dos clientes. Entenda a seguir como o geomarketing com Google Maps pode ajudar a melhorar a experiência do consumidor com a marca e impulsionar resultados de negócios.

Experiência do cliente aperfeiçoada

  • Serviços financeiros: 8 a 15% maior é satisfação do cliente para aqueles que customizam serviços com base na localização do consumidor;
  • Varejo e e-commerce: 10 a 15% maior é satisfação do cliente nos varejistas que medem a eficácia de seu marketing por localização;
  • Logística e entrega: 6 a 11% maior é a satisfação do cliente para aqueles players que usam veículos e cargas rastreados em tempo real;
  • Imobiliário: consumidores passam 6 a 10% mais tempo em sites de imóveis que medem a eficácia do marketing por localização;
  • Viagem e turismo: satisfação do cliente é 5 a 8% maior para empresas de viagem e turismo que adaptam produtos e serviços de viagens à localização do cliente.

Vendas maiores e acesso a novas receitas

  • Serviços financeiros: taxa de retenção de clientes de 12 a 18% maior para players que segmentam clientes por localização;
  • Varejo e e-commerce: consumidores gastam 14 a 20% mais tempo em apps de varejo e e-commerce que dominam a localização do cliente;
  • Logística e entrega: 8 a 13% de aumento na taxa de retenção para as empresas que personalizam produtos e serviços usando inteligência de localização;
  • Imobiliário: aumento de 8 a 11% nas receitas daqueles que personalizam produtos e serviços usando inteligência de localização;
  • Viagem e turismo: tráfego online 6 a 16% superior para players que medem a eficácia do marketing por localização.

Operações otimizadas

  • Serviços financeiros: crescimento da receita 7 a 12% maior para instituições de serviços financeiros que usam dados geoespaciais para otimizar a localização e planejamento;
  • Varejo e e-commerce: redução de 7 a 12% nas ligações para os canais de atendimento usando inteligência de localização para fornecer informações sobre os serviços;
  • Logística e entrega: crescimento de receita de 5 a 8% superior para empresas de logística que gerenciam suas localizações;
  • Imobiliária: suporte e tempo de resposta 5 a 10% mais rápidos graças à oferta de informações sobre propriedades e áreas próximas.

Entregas mais rápidas

  • Varejo e e-commerce: redução de 7 a 12% nas chamadas para os canais de atendimento graças ao uso da inteligência de localização para fornecer informações sobre um serviço;
  • Logística e entrega: aumento de receita de 5 a 8% para empresas de logística que otimizam suas rotas.

Inteligência de localização como um fator competitivo

O estudo realizado pela BCG com apoio do Google indica diversas abordagens para usar o geomarketing em cinco setores-chave.

A empresa de consultoria alerta que os dados de geolocalização serão cada vez mais críticos para o futuro dessas indústrias, tornando-se um aspecto essencial para personalizar o engajamento com o cliente online e offline e para otimizar operações complexas.

Frente a esse cenário, empresas de todos os setores devem agir desde já para melhorar seus recursos de geomarketing. Isso começa pela melhor utilização de dados baseados em localização e por um diagnóstico profundo de novas formas de usá-los para transformar as experiências do cliente e as operações de negócios.

A expectativa da BCG é que as empresas que se concentrarem, quanto antes, em alavancar estratégias com base em dados de localização, ao mesmo tempo em que constroem uma infraestrutura, recursos e parcerias sólidas, estarão em uma posição vantajosa no futuro.

Conclusão — Estratégias enriquecidas com geomarketing

O geomarketing oferece dados sobre a demografia e preferências dos clientes combinados com dados geoespaciais que permitem às empresas otimizar operações para atender melhor às necessidades de seus clientes. Isso inclui preços menores, ofertas direcionadas e serviços de maior qualidade.

Diversos setores já fazem uso de estratégias complexas de geomarketing a fim de oferecer uma experiência mais localizada e personalizada. Essas ações vão desde a sugestão de lojas mais próximas no site de um e-commerce ao direcionamento de anúncios conforme a localização do usuário.

image-2

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor com estratégias de negócio eficientes e personalizadas.

Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso à plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs.

 

Fale com os nossos especialistas

 

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário