Insights extraídos de dados sobre a demografia e preferências dos clientes combinados com dados geoespaciais permitem que muitas empresas sejam capazes de otimizar operações para atender melhor às necessidades de seus clientes. Isso inclui preços menores, ofertas direcionadas e serviços de maior qualidade.
Muitos negócio já fazem uso de estratégias complexas de mapeamento e dados geoespaciais a fim de localizar a entrega da experiência. Essas ações vão desde a sugestão de lojas mais próximas no site de um e-commerce ao direcionamento de anúncios de acordo com a localização do usuário.
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Para entender como a inteligência de localização, ou seja, o uso dados geoespaciais combinados com dados internos sobre o cliente, são cruciais para aperfeiçoar a experiência do cliente e inúmeros processos em diferentes indústrias, o Google encomendou uma pesquisa da Boston Consulting Group.
Os resultados revelam que a inteligência de localização é estratégica para líderes de diferentes indústrias. Veja como:
- Geomarketing: 78% dos líderes de varejo e e-commerce utilizam geomarketing em comunicações direcionadas;
- Experiência do cliente: mais de 59% dos líderes do segmento imobiliários e de viagens/ turismo aprimoram a CX com base na localização;
- Otimização da força de trabalho: 41% dos líderes de serviços financeiros otimizam a distribuição da força de trabalho por localidade;
- Entrega e logística: 74% dos líderes de logística e delivery usam inteligência de localização para otimizar rotas;
- Detecção de fraude: 41% dos líderes de serviços financeiros usam inteligência de localização para autenticação e otimização de funções;
Inteligência de geolocalização: benefícios para diversas indústrias
Ao implementar estratégias de geomarketing em seu negócio, as companhias vêm colhendo resultados positivos. Confira a seguir os principais destaques da pesquisa:
1. Experiência do cliente aperfeiçoada
A inteligência de localização permite melhorar a satisfação dos clientes e, consequentemente, aumentar a lealdade dos mesmos com a marca. Isso é possível graças a ofertas de serviços mais eficientes.
Serviços financeiros: 8 a 15% maior é satisfação do cliente para aqueles que customizam serviços com base na localização do consumidor;
Varejo e e-commerce: 10 a 15% maior é satisfação do cliente nos varejistas que medem a eficácia de seu marketing por localização;
Logística e entrega: 6 a 11% maior é a satisfação do cliente para aqueles players que usam veículos e cargas rastreados em tempo real;
Imobiliário: consumidores passam 6 a 10% mais tempo em sites de imóveis que medem a eficácia do marketing por localização;
Viagem e turismo: satisfação do cliente é 5 a 8% maior para empresas de viagem e turismo que adaptam produtos e serviços de viagens à localização do cliente.
2. Vendas maiores e acesso a novas receitas
A inteligência de localização permite às marcas conhecer seus clientes e entender como se comunicar com eles de forma mais eficaz, aumentando o ROI e impulsionando as vendas por meio do geomarketing.
Serviços financeiros: taxa de retenção de clientes de 12 a 18% maior para players que segmentam clientes por localização;
Varejo e e-commerce: consumidores gastam 14 a 20% mais tempo em apps de varejo e e-commerce que dominam a localização do cliente;
Logística e entrega: 8 a 13% de aumento na taxa de retenção para as empresas que personalizam produtos e serviços usando inteligência de localização;
Imobiliário: aumento de 8 a 11% nas receitas daqueles que personalizam produtos e serviços usando inteligência de localização;
Viagem e turismo: tráfego online 6 a 16% superior para players que medem a eficácia do marketing por localização.
3. Operações otimizadas
Os dados de geolocalização ajudam a otimizar a produtividade da força de trabalho e a ganhar mais eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que expande a presença de sua marca e melhora o atendimento ao cliente.
Serviços financeiros: crescimento da receita 7 a 12% maior para instituições de serviços financeiros que usam dados geoespaciais para otimizar a localização e planejamento;
Varejo e e-commerce: redução de 7 a 12% nas ligações para os canais de atendimento usando inteligência de localização para fornecer informações sobre os serviços;
Logística e entrega: crescimento de receita de 5 a 8% superior para empresas de logística que gerenciam suas localizações;
Imobiliária: suporte e tempo de resposta 5 a 10% mais rápidos graças a oferta de informações sobre propriedades e áreas próximas.
4. Entregas mais rápidas
Os dados baseados em localização são úteis para gerenciar a logística de rotas e identificar pontos críticos da operação, aumentar a produtividade de motoristas e economia de custos.
Varejo e e-commerce: redução de 7 a 12% nas chamadas para os canais de atendimento graças ao uso da inteligência de localização para fornecer informações sobre um serviço;
Logística e entrega: aumento de receita de 5 a 8% para empresas de logística que otimizam suas rotas.
Inteligência de geolocalização como fator competitivo
O estudo realizado pela BCG com apoio do Google indica diversas abordagens para usar a inteligência de localização em cinco setores-chave.
A empresa de consultoria alerta que a os dados de geolocalização serão cada vez mais críticos para o futuro dessas indústrias, tornando-se um aspecto essencial para personalizar o engajamento com o cliente online e offline e para otimizar operações complexas.
Frente a esse cenário, empresas de todos os setores devem agir desde já para melhorar seus recursos de inteligência de localização. Isso começa pela melhor utilização de dados baseados em localização e por um diagnóstico profundo de novas formas de usá-los para transformar as experiências do cliente e as operações de negócios.
A expectativa da BCG é que as empresas que se concentrarem, o quanto antes, em alavancar estratégias com base em dados de localização, ao mesmo tempo em que constroem uma infraestrutura, recursos e parcerias sólidas, estarão em uma posição vantajosa no futuro.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.