Pesquisa da Boston Consulting Group aponta como os dados geospaciais são usados para melhorar experiência dos clientes e processos de negócio

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Insights extraídos de dados sobre a demografia e preferências dos clientes combinados com dados geoespaciais permitem que muitas empresas sejam capazes de otimizar operações para atender melhor às necessidades de seus clientes. Isso inclui preços menores, ofertas direcionadas e serviços de maior qualidade.

Muitos negócio já fazem uso de estratégias complexas de mapeamento e dados geoespaciais a fim de localizar a entrega da experiência. Essas ações vão desde a sugestão de lojas mais próximas no site de um e-commerce ao direcionamento de anúncios de acordo com a localização do usuário.

Leia mais: 7 razões que mostram que o Google Maps foi construído para empresas

Para entender como a inteligência de localização, ou seja, o uso dados geoespaciais combinados com dados internos sobre o cliente, são cruciais para aperfeiçoar a experiência do cliente e inúmeros processos em diferentes indústrias, o Google encomendou uma pesquisa da Boston Consulting Group.

Os resultados revelam que a inteligência de localização é estratégica para líderes de diferentes indústrias. Veja como:

  • Geomarketing: 78% dos líderes de varejo e e-commerce utilizam geomarketing em comunicações direcionadas;
  • Experiência do cliente: mais de 59% dos líderes do segmento imobiliários e de viagens/ turismo aprimoram a CX com base na localização;
  • Otimização da força de trabalho: 41% dos líderes de serviços financeiros otimizam a distribuição da força de trabalho por localidade;
  • Entrega e logística: 74% dos líderes de logística e delivery usam inteligência de localização para otimizar rotas;
  • Detecção de fraude: 41% dos líderes de serviços financeiros usam inteligência de localização para autenticação e otimização de funções;

Inteligência de geolocalização: benefícios para diversas indústrias

Ao implementar estratégias de geomarketing em seu negócio, as companhias vêm colhendo resultados positivos. Confira a seguir os principais destaques da pesquisa:

1. Experiência do cliente aperfeiçoada

A inteligência de localização permite melhorar a satisfação dos clientes e, consequentemente, aumentar a lealdade dos mesmos com a marca. Isso é possível graças a ofertas de serviços mais eficientes.

Serviços financeiros: 8 a 15% maior é satisfação do cliente para aqueles que customizam serviços com base na localização do consumidor;

Varejo e e-commerce: 10 a 15% maior é satisfação do cliente nos varejistas que medem a eficácia de seu marketing por localização;

Logística e entrega: 6 a 11% maior é a satisfação do cliente para aqueles players que usam veículos e cargas rastreados em tempo real;

Imobiliário: consumidores passam 6 a 10% mais tempo em sites de imóveis que medem a eficácia do marketing por localização;

Viagem e turismo: satisfação do cliente é 5 a 8% maior para empresas de viagem e turismo que adaptam produtos e serviços de viagens à localização do cliente.

2. Vendas maiores e acesso a novas receitas

A inteligência de localização permite às marcas conhecer seus clientes e entender como se comunicar com eles de forma mais eficaz, aumentando o ROI e impulsionando as vendas por meio do geomarketing.

Serviços financeiros: taxa de retenção de clientes de 12 a 18% maior para players que segmentam clientes por localização;

Varejo e e-commerce: consumidores gastam 14 a 20% mais tempo em apps de varejo e e-commerce que dominam a localização do cliente;

Logística e entrega:
8 a 13% de aumento na taxa de retenção para as empresas que personalizam produtos e serviços usando inteligência de localização;

Imobiliário: aumento de 8 a 11% nas receitas daqueles que personalizam produtos e serviços usando inteligência de localização;

Viagem e turismo: tráfego online 6 a 16% superior para players que medem a eficácia do marketing por localização.

3. Operações otimizadas

Os dados de geolocalização ajudam a otimizar a produtividade da força de trabalho e a ganhar mais eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que expande a presença de sua marca e melhora o atendimento ao cliente.

Serviços financeiros: crescimento da receita 7 a 12% maior para instituições de serviços financeiros que usam dados geoespaciais para otimizar a localização e planejamento;

Varejo e e-commerce:
redução de 7 a 12% nas ligações para os canais de atendimento usando inteligência de localização para fornecer informações sobre os serviços;

Logística e entrega: crescimento de receita de 5 a 8% superior para empresas de logística que gerenciam suas localizações;

Imobiliária: suporte e tempo de resposta 5 a 10% mais rápidos graças a oferta de informações sobre propriedades e áreas próximas.

4. Entregas mais rápidas

Os dados baseados em localização são úteis para gerenciar a logística de rotas e identificar pontos críticos da operação, aumentar a produtividade de motoristas e economia de custos.

Varejo e e-commerce:
redução de 7 a 12% nas chamadas para os canais de atendimento graças ao uso da inteligência de localização para fornecer informações sobre um serviço;

Logística e entrega: aumento de receita de 5 a 8% para empresas de logística que otimizam suas rotas.

Inteligência de geolocalização como fator competitivo

O estudo realizado pela BCG com apoio do Google indica diversas abordagens para usar a inteligência de localização em cinco setores-chave.

A empresa de consultoria alerta que a os dados de geolocalização serão cada vez mais críticos para o futuro dessas indústrias, tornando-se um aspecto essencial para personalizar o engajamento com o cliente online e offline e para otimizar operações complexas.

Frente a esse cenário, empresas de todos os setores devem agir desde já para melhorar seus recursos de inteligência de localização. Isso começa pela melhor utilização de dados baseados em localização e por um diagnóstico profundo de novas formas de usá-los para transformar as experiências do cliente e as operações de negócios.

A expectativa da BCG é que as empresas que se concentrarem, o quanto antes, em alavancar estratégias com base em dados de localização, ao mesmo tempo em que constroem uma infraestrutura, recursos e parcerias sólidas, estarão em uma posição vantajosa no futuro.


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