Geolocalização Google Maps Platform

Geolocalização: o que é e por que pode ser importante para seu negócio?

geolocalização
Escrito por Karen Ferraz

Seja para viajar para um destino desconhecido ou realizar tarefas corriqueiras, como encontrar um estabelecimento nas proximidades ou pedir comida online, a geolocalização está mais presente em nossas rotinas do que imaginamos. Estamos falando de recursos como mapas, GPS, aplicativos de delivery e até jogos!

Os recursos de geolocalização presentes nessas soluções ajudam a localizar usuários e definir rotas de deslocamento para basicamente qualquer lugar do mundo. Descubra por que geolocalização e suas tecnologias se tornaram essenciais para impulsionar os negócios e estreitar a relação entre clientes e empresas.

O que é?

Você já percebeu o quanto as tecnologias evoluíram nos últimos anos, certo? Pois bem, tempos atrás a geolocalização era restrita a radares que ajudavam a localizar objetos, como aviões ou navios, por meio de satélites situados no espaço. Nos últimos anos, essas tecnologias foram incorporadas aos dispositivos móveis e se tornaram extremamente acessíveis.

Leia mais: Conheça os recursos de roteirização do Google Maps

Confira também: Preço das APIs de Google Maps: quanto custa para usar a plataforma?

A geolocalização é uma tecnologia que mostra onde uma pessoa ou um objeto (como um veículo ou uma bicicleta) estão localizados utilizando a internet ou um celular. A partir dela, é possível definir a localização geográfica, ou seja, as coordenadas de latitude e longitude, de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

Um componente fundamental da geolocalização é o GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global). Desenvolvido inicialmente para realizar atividades governamentais nos anos 70, o GPS hoje viabiliza diversos negócios digitais e permite a inovação em muitas indústrias, movimentando assim bilhões de dólares.

Mas antes de prosseguir para as tecnologias de geolocalização disponíveis no mercado, é importante compreender como elas funcionam. De modo geral, a geolocalização opera com base em dois tipos de coleta de dados:

  • Coleta de dados baseada em dispositivos: funciona em dispositivos como smartphones, tablets, laptops, relógios inteligentes e carros conectados. A coleta de dados com base no dispositivo depende de GPS e redes de celular. Geralmente, a localização é realizada por meio da triangulação.
  • Coleta de dados baseada no servidor: usa a coleta de dados com base no servidor vinculado ao endereço IP do dispositivo por meio de uma conexão Wi-Fi ou Ethernet. Os endereços IP são armazenados em bancos de dados onde as localizações físicas estão associadas a eles.

Essas duas formas de coleta de dados também podem ser utilizadas conjuntamente para permitir a geolocalização. Agora que você conhece sabe como funciona o processo de coleta de dados, confira as diferentes tecnologias de geolocalização disponíveis no mercado:

  • GPS: é um sistema de navegação por rádio baseado em satélite que se comunica com dezenas de satélites orbitando a Terra. Qualquer pessoa com um dispositivo com GPS pode receber sinais de rádio que esses satélites emitem. Este sistema global de satélites fornece a posição geográfica de qualquer receptor GPS que capte o sinal de ao menos três satélites. A precisão é de até 5 metros.
  • Wi-Fi: o posicionamento geográfico por Wi-Fi é possível quando o dispositivo se conecta a redes locais sem fio, conhecidas como WLANs. O dispositivo então transfere dados por ondas de rádio que alcançam até cem metros. Dessa forma, a geolocalização por WiFi depende altamente de conectividade, por isso funciona melhor em ambientes internos. É altamente precisa.
  • Radiofrequência: mesmo sem estar conectado ao WiFi, é possível localizar e rastrear um smartphone. Isso é possível graças à cobertura das estações de rádio das operadoras, que emitem dados para os dispositivos móveis. Esse método de localização utiliza a triangulação de antenas para identificar com precisão a posição do celular, definida pela sua latitude e longitude.

Como a geolocalização está transformando os negócios pelo mundo?

Ao integrar o poder da geolocalização a suas soluções e aplicativos, as organizações conseguem acessar informações críticas em tempo real, entender o contexto de seus clientes e usuários, analisar os resultados e desenvolver percepções minuciosas. Assim, a geolocalização fornece diversas vantagens às empresas, como:

  • Ajuda a otimizar operações críticas, como logística, gestão de estoque, distribuição etc.;
  • Permite criar melhores experiências para os clientes;
  • Auxilia na tomada de decisões estratégicas ao propiciar insights inéditos sobre os clientes.

Saiba mais: GARUPA LEVA A MOBILIDADE URBANA A MAIS DE 700 MUNICÍPIOS COM APOIO DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS E DA GEOAMBIENTE

Mesmo que as tecnologias de geolocalização possam beneficiar inúmeras indústrias, há alguns setores em que a aplicação da inteligência de dados de geolocalização impacta diretamente na competitividade. Isso quer dizer que algumas empresas têm saído na frente de seus concorrentes à medida que utilizam o poder da geolocalização para reduzir custos e maximizar a eficiência de processos. Essas indústrias incluem:

geolocalização

Roteirização e logística: a ativação de dados de localização ajuda essas empresas e aplicativos a serem mais eficientes na gestão de rotas para diferentes tipos de transportes, permitindo:

 

  • criação de trajetos inteligentes e rápidos com informações sobre trânsito e usuários em tempo real;
  • gerenciamento de operações de logística com base em dados, reduzindo erros em deslocamentos, evitando atrasos e, portanto, otimizando custos e capacidade de entregas.

Veja na prática: 4 dicas que podem otimizar a logística das rotas de entrega da sua frota

geolocalização

Varejo e e-commerce: empresas varejistas passam a adotar estratégias multicanal com o apoio dos dados de geolocalização, revolucionando experiências de compra ao:

 

  • permitir que clientes a encontrem facilmente a loja mais próxima, por meio de recursos localização de lojas, como o Store Locator;
  • ajudar clientes a navegar com eficiência até a loja por meio de rotas e mapas;
  • manter o cliente atualizado em tempo real sobre a entrega;
  • otimizar a gestão de motoristas e entregadores em tempo real e criar rotas eficientes, possibilitando entregas sem atraso.

Entenda como funciona: Varejo alimentício: como redes de restaurantes podem usar geolocalização para atrair mais clientes

Serviços financeiros: essas instituições passam a oferecer uma experiência mais personalizada aos clientes e são capazes de otimizar processos ao:

  • oferecer informações para ajudar clientes a encontrarem agências e caixas eletrônicos;
  • reduzir ligações para a central de atendimento ao oferecer informações ao cliente sobre onde as transações por cartão e saques em autoatendimento são realizados;
  • aprimorar a detecção de fraudes com a análise de dados de geolocalização em tempo real, reduzindo fraudes de cartão por meio da verificação da identidade e localização real dos clientes.

Fique por dentro: De análise de crédito à prevenção de fraude: os benefícios da geolocalização a serviços financeiros

geolocalização

Governo: ao integrar seus sistemas a tecnologias de geolocalização, é possível reduzir gastos públicos e atender melhor à população. Alguns exemplos:

  • otimização de rotas e monitoramento de frotas e equipes remotas, como de polícia ou corpo de bombeiro, em tempo real, facilitando o atendimento de ocorrências;
  • gerenciamento de distribuição de recursos e insumos, como merendas escolares e medicamentos e equipamentos hospitalares;
  • monitoramento de sistemas de abastecimento e distribuição e automatização de processos, seja em energia, transporte público e outros.

Veja também: Segurança Pública: como usar dados de geolocalização para otimizar atendimento aos cidadãos

 
 
 

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA GEOLOCALIZAÇÃO

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.

Governo do Estado de São Paulo, Loggi, Petz, Kalunga, Bacio di Latte, Yamaha, Ford, Fiat e outras empresas que são líderes e referência de mercado confiam em nós e contam com a nossa solução e suporte de Google Maps.

 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário