Geolocalização: o que é, para que serve e por que pode ser importante para seu negócio?

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Seja para viajar para um destino desconhecido ou realizar tarefas corriqueiras, como encontrar um estabelecimento nas proximidades ou pedir comida online, a geolocalização está mais presente em nossas rotinas do que imaginamos. Estamos falando de recursos como mapas, GPS, aplicativos de delivery e até jogos!

Os recursos de geolocalização presentes nessas soluções ajudam a localizar usuários e definir rotas de deslocamento para basicamente qualquer lugar do mundo. Descubra por que geolocalização e suas tecnologias se tornaram essenciais para impulsionar os negócios e estreitar a relação entre clientes e empresas.

O que é geolocalização?

Você já percebeu o quanto as tecnologias evoluíram nos últimos anos, certo? Pois bem, tempos atrás a geolocalização era restrita a radares que ajudavam a localizar objetos, como aviões ou navios, por meio de satélites situados no espaço. Nos últimos anos, essas tecnologias foram incorporadas aos dispositivos móveis e se tornaram extremamente acessíveis.

Leia mais: Conheça os recursos de roteirização do Google Maps

A geolocalização é uma tecnologia que mostra onde uma pessoa ou um objeto (como um veículo ou uma bicicleta) estão localizados utilizando a internet ou um celular. A partir dela, é possível definir a localização geográfica, ou seja, as coordenadas de latitude e longitude, de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet.

Um componente fundamental da geolocalização é o GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global). Desenvolvido inicialmente para realizar atividades governamentais nos anos 70, o GPS hoje viabiliza diversos negócios digitais e permite a inovação em muitas indústrias, movimentando assim bilhões de dólares.

Mas antes de prosseguir para as tecnologias de geolocalização disponíveis no mercado, é importante compreender como elas funcionam. De modo geral, a geolocalização opera com base em dois tipos de coleta de dados:

  • Coleta de dados baseada em dispositivos: funciona em dispositivos como smartphones, tablets, laptops, relógios inteligentes e carros conectados. A coleta de dados com base no dispositivo depende de GPS e redes de celular. Geralmente, a localização é realizada por meio da triangulação.
  • Coleta de dados baseada no servidor: usa a coleta de dados com base no servidor vinculado ao endereço IP do dispositivo por meio de uma conexão Wi-Fi ou Ethernet. Os endereços IP são armazenados em bancos de dados onde as localizações físicas estão associadas a eles.

Essas duas formas de coleta de dados também podem ser utilizadas conjuntamente para permitir a geolocalização. Agora que você conhece sabe como funciona o processo de coleta de dados, confira as diferentes tecnologias de geolocalização disponíveis no mercado:

  • GPS: é um sistema de navegação por rádio baseado em satélite que se comunica com dezenas de satélites orbitando a Terra. Qualquer pessoa com um dispositivo com GPS pode receber sinais de rádio que esses satélites emitem. Este sistema global de satélites fornece a posição geográfica de qualquer receptor GPS que capte o sinal de ao menos três satélites. A precisão é de até 5 metros.
  • Wi-Fi: o posicionamento geográfico por Wi-Fi é possível quando o dispositivo se conecta a redes locais sem fio, conhecidas como WLANs. O dispositivo então transfere dados por ondas de rádio que alcançam até cem metros. Dessa forma, a geolocalização por WiFi depende altamente de conectividade, por isso funciona melhor em ambientes internos. É altamente precisa.
  • Radiofrequência: mesmo sem estar conectado ao WiFi, é possível localizar e rastrear um smartphone. Isso é possível graças à cobertura das estações de rádio das operadoras, que emitem dados para os dispositivos móveis. Esse método de localização utiliza a triangulação de antenas para identificar com precisão a posição do celular, definida pela sua latitude e longitude.

Como a geolocalização está transformando os negócios pelo mundo?

Ao integrar o poder da geolocalização a suas soluções e aplicativos, as organizações conseguem acessar informações críticas em tempo real, entender o contexto de seus clientes e usuários, analisar os resultados e desenvolver percepções minuciosas. Assim, a geolocalização fornece diversas vantagens às empresas, como:

  • Ajuda a otimizar operações críticas, como logística, gestão de estoque, distribuição etc.;
  • Permite criar melhores experiências para os clientes;
  • Auxilia na tomada de decisões estratégicas ao propiciar insights inéditos sobre os clientes;

Mesmo que as tecnologias de geolocalização possam beneficiar inúmeras indústrias, há alguns setores em que a aplicação da inteligência de dados de geolocalização impacta diretamente na competitividade. Isso quer dizer que algumas empresas têm saído na frente de seus concorrentes à medida que utilizam o poder da geolocalização para reduzir custos e maximizar a eficiência de processos. Essas indústrias incluem:

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Roteirização e logística: a ativação de dados de localização ajuda essas empresas e aplicativos a serem mais eficientes na gestão de rotas para diferentes tipos de transportes, permitindo:

  • criação de trajetos inteligentes e rápidos com informações sobre trânsito e usuários em tempo real;
  • gerenciamento de operações de logística com base em dados, reduzindo erros em deslocamentos, evitando atrasos e, portanto, otimizando custos e capacidade de entregas.
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Varejo e e-commerce: empresas varejistas passam a adotar estratégias multicanal com o apoio dos dados de geolocalização, revolucionando experiências de compra ao:

  • permitir que clientes a encontrem facilmente a loja mais próxima, por meio de recursos localização de lojas, como o Store Locator;
  • ajudar clientes a navegar com eficiência até a loja por meio de rotas e mapas;
  • manter o cliente atualizado em tempo real sobre a entrega;
  • otimizar a gestão de motoristas e entregadores em tempo real e criar rotas eficientes, possibilitando entregas sem atraso.

Serviços financeiros: essas instituições passam a oferecer uma experiência mais personalizada aos clientes e são capazes de otimizar processos ao:

  • oferecer informações para ajudar clientes a encontrarem agências e caixas eletrônicos;
  • reduzir ligações para a central de atendimento ao oferecer informações ao cliente sobre onde as transações por cartão e saques em autoatendimento são realizados;
  • aprimorar a detecção de fraudes com a análise de dados de geolocalização em tempo real, reduzindo fraudes de cartão por meio da verificação da identidade e localização real dos clientes.
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Governo: ao integrar seus sistemas a tecnologias de geolocalização, é possível reduzir gastos públicos e atender melhor à população. Alguns exemplos:

  • otimização de rotas e monitoramento de frotas e equipes remotas, como de polícia ou corpo de bombeiro, em tempo real, facilitando o atendimento de ocorrências;
  • gerenciamento de distribuição de recursos e insumos, como merendas escolares e medicamentos e equipamentos hospitalares;
  • monitoramento de sistemas de abastecimento e distribuição e automatização de processos, seja em energia, transporte público e outros.
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A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

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