A inteligência de geolocalização está revolucionando a forma como o varejo interage com seus clientes. Anúncios cada vez mais personalizados e localizados são possíveis graças a estratégias de marketing baseadas em dados geoespaciais.
Estamos falando do geomarketing, uma estratégia que adiciona a riqueza dos dados de geolocalização às ações de marketing. Assim, empresas obtêm informações valiosas sobre a localização dos clientes para impactá-los com a comunicação certa e na hora certa, impulsionando os números de conversão.
Por que o Google Maps é importante para o marketing?
Cerca de 78% dos líderes de varejo e e-commerce utilizam geomarketing e comunicações direcionadas, segundo uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) a pedido do Google.
Essa inteligência de geolocalização pode ser acessada por meio da Plataforma Google Maps, que reúne dados de localização de 99% do planeta. Além disso, o Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas diariamente e responde por quase 88% de todas as pesquisas realizas em dispositivos móveis.
O Google está continuamente investindo em sua tecnologia para evoluir e se adaptar às necessidades e expectativas em constante mudança dos clientes. Entenda a seguir como o geomarketing com Google Maps pode ajudar a melhorar e experiência do consumidor com a marca e impulsionar resultados de negócios.
Quais são os benefícios do geomarketing?
Veja quais os benefícios obtidos ao implementar estratégias de geomarketing em seu negócio:
Aumente vendas e desbloqueie novas receitas. A inteligência de localização pode ajudar você a conhecer seus clientes e como se comunicar com eles de forma mais eficaz, aumentando o ROI e impulsionando as vendas por meio do geomarketing.
Consumidores gastam 20% mais tempo em aplicativos de varejo e e-commerce que entendem a localização do cliente. (Pesquisa: BCG/Google)
Aperfeiçoe a experiência do cliente. A inteligência de localização ajuda a manter os clientes satisfeitos e ampliar a lealdade com a marca, oferecendo serviços mais eficientes, de sites e aplicativos à soluções de entrega.
Satisfação do cliente é 10-15% maior entre os varejistas que medem a eficácia de seu marketing com base na localização (Pesquisa: BCG/Google)
Otimize operações. Otimize sua força de trabalho e cadeia de suprimentos ao mesmo tempo em que expande a presença de sua empresa e melhora o atendimento ao cliente.
Redução de 7 a 12% nas ligações para os canais de atendimento usando inteligência de localização para fornecer informações sobre os serviços (Pesquisa: BCG/Google)
Como acessar a inteligência de geolocalização do Google Maps
As ações baseadas em geomarketing são desenvolvidas a partir dados sobre os lugares onde as pessoas frequentam ao longo de suas rotinas. Com informações sobre onde os clientes visitam, moram e se deslocam é possível compreender um público com base em padrões de consumos, hábitos, necessidades e preferências.
Os profissionais de marketing então são capazes de criar estratégias de marketing altamente assertivas e otimizar o desempenho de campanhas a partir da análise desses dados e aplicação dos mesmos na segmentação de anúncios.
Isso é possível com o apoio das APIs do Google Maps, que permitem estruturar promoções e ações específicas para localidades, aproximando ainda mais a sua marca dos clientes. Abaixo, você confere como essas APIs podem ser usadas na prática para direcionar comunicações.
Geomarketing com as APIs Google Maps
Integradas aos sistemas corporativos, sites e apps da sua empresa, as APIs do Maps disponibilizam uma série de recursos de localização para veicular anúncios totalmente segmentados. São elas:
Place Search API: retorna uma lista de lugares com base na localização do usuário ou resultados de pesquisa;
Place Details API: fornece informações mais detalhadas sobre o local, incluindo comentários;
Place Photos API: dá acesso a milhões de fotos relacionadas a lugares armazenadas no banco de dados de lugares do Google;
Place Autocomplete API: preenche automaticamente o nome e/ou endereço de um local conforme o usuário digita;
Query Autocomplete API: fornece um serviço de previsão de consulta para pesquisas geográficas baseadas em texto, retornando pesquisas sugeridas conforme os usuários digitam.
Conforme os consumidores passam a procurar produtos e serviços próximos a eles, uma tendência que deve se manter no futuro pós-pandemia, é crucial para que as varejistas forneçam uma experiência de usuário ideal para se destacar dos concorrentes e construam uma experiência de marca positiva.
Com as APIs do Maps, os profissionais de marketing conseguem desenvolver estratégias de publicidade mais efetivas, alcançando as pessoas certas, nos locais precisos e em momentos em que elas estão mais propensas a comprar.
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Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.