Como fazer geomarketing com Google Maps e criar anúncios mais segmentados para atrair clientes?

0 2

A inteligência de geolocalização está revolucionando a forma como o varejo interage com seus clientes. Anúncios cada vez mais personalizados e localizados são possíveis graças a estratégias de marketing baseadas em dados geoespaciais.

Estamos falando do geomarketing, uma estratégia que adiciona a riqueza dos dados de geolocalização às ações de marketing. Assim, empresas obtêm informações valiosas sobre a localização dos clientes para impactá-los com a comunicação certa e na hora certa, impulsionando os números de conversão.

Leia mais: Geolocalização: o que é, para que serve e por que pode ser importante para seu negócio?

Por que o Google Maps é importante para o marketing?

Cerca de 78% dos líderes de varejo e e-commerce utilizam geomarketing e comunicações direcionadas, segundo uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) a pedido do Google.

Essa inteligência de geolocalização pode ser acessada por meio da Plataforma Google Maps, que reúne dados de localização de 99% do planeta. Além disso, o Google processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e responde por quase 88% de todas as pesquisas realizas em dispositivos móveis.

O Google está continuamente investindo em sua tecnologia para evoluir e se adaptar às necessidades e expectativas em constante mudança dos clientes. Entenda a seguir como o geomarketing com Google Maps pode ajudar a melhorar e experiência do consumidor com a marca e impulsionar resultados de negócios.

Benefícios do geomarketing

Veja quais os benefícios obtidos ao implementar estratégias de geomarketing em seu negócio:

Aumente vendas e desbloqueie novas receitas. A inteligência de localização pode ajudar você a conhecer seus clientes e como se comunicar com eles de forma mais eficaz, aumentando o ROI e impulsionando as vendas por meio do geomarketing.

Consumidores gastam 20% mais tempo em aplicativos de varejo e e-commerce que entendem a localização do cliente. (Pesquisa: BCG/Google)

Aperfeiçoe a experiência do cliente. A inteligência de localização ajuda a manter os clientes satisfeitos e ampliar a lealdade com a marca, oferecendo serviços mais eficientes, de sites e aplicativos à soluções de entrega.

Satisfação do cliente é 10-15% maior entre os varejistas que medem a eficácia de seu marketing com base na localização (Pesquisa: BCG/Google)

Otimize operações. Otimize sua força de trabalho e cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que expande a presença de sua empresa e melhora o atendimento ao cliente.

Redução de 7 a 12% nas ligações para os canais de atendimento usando inteligência de localização para fornecer informações sobre os serviços (Pesquisa: BCG/Google)

Geomarketing: como acessar a inteligência de geolocalização do Google Maps

Cách đưa thông tin cửa hàng kinh doanh lên Google Maps | Công nghệ | Thanh  Niên

As ações baseadas em geomarketing são desenvolvidas a partir dados sobre os lugares onde as pessoas frequentam ao longo de suas rotinas. Com informações sobre onde os clientes visitam, moram e se deslocam é possível compreender um público com base em padrões de consumos, hábitos, necessidades e preferências.

Os profissionais de marketing então são capazes de criar estratégias de marketing altamente assertivas e otimizar o desempenho de campanhas a partir da análise desses dados e aplicação dos mesmos na segmentação de anúncios.

Isso é possível com o apoio das APIs do Google Maps, que permitem estruturar promoções e ações específicas para localidades, aproximando ainda mais a sua marca dos clientes. Abaixo, você confere como essas APIs podem ser usadas na prática para direcionar comunicações.

Geomarketing com as APIs Google Maps

Integradas aos sistemas corporativos, sites e apps da sua empresa, as APIs do Maps disponibilizam uma série de recursos de localização para veicular anúncios totalmente segmentados. São elas:

Place Search API: retorna uma lista de lugares com base na localização do usuário ou resultados de pesquisa;

Place Details API: fornece informações mais detalhadas sobre o local, incluindo comentários;

Place Photos API: dá acesso a milhões de fotos relacionadas a lugares armazenadas no banco de dados de lugares do Google;

Place Autocomplete API: preenche automaticamente o nome e/ou endereço de um local conforme o usuário digita;

Query Autocomplete API:
fornece um serviço de previsão de consulta para pesquisas geográficas baseadas em texto, retornando pesquisas sugeridas conforme os usuários digitam.

Conforme os consumidores passam a procurar produtos e serviços próximos a eles, uma tendência que deve se manter no futuro pós-pandemia, é crucial para que as varejistas forneçam uma experiência de usuário ideal para se destacar dos concorrentes e construam uma experiência de marca positiva.

Com as APIs do Maps, os profissionais de marketing conseguem desenvolver estratégias de publicidade mais efetivas, alcançando as pessoas certas, nos locais precisos e em momentos em que elas estão mais propensas a comprar.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   





Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Dominos
Framework Google Cloud
Product Locator
Bradesco Seguros
delivery
migração
fraude
cartão
Last Mile
Google Cloud
Google
API
Places Autocomplete
Neighborhood Discovery
Google Cloud
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort