A inteligência de geolocalização é uma peça-chave nas operações das empresas que precisam levar seus produtos onde os clientes estão ou direcionar o caminho para que estes cheguem mais rapidamente aos pontos de contato físicos. Desse modo, as soluções de logística e mobilidade do Google Maps, fornecidas pela Geoambiente, parceira premier do Google no Brasil, foram cruciais para que muitos negócios respondessem rapidamente à pandemia e, posteriormente, continuassem alavancando processos em direção ao conceito ‘phygital’.
As companhias brasileiras Petz, Box Delivery, Desenrola e Garupa têm em comum o desafio de conectar experiências online e offline, integrando processos operacionais, como logística e abastecimento, com o atendimento ao cliente. Veja como essas empresas impulsionaram suas estratégias com o apoio dos recursos Google Maps em parceria com a Geoambiente, revendedora oficial da plataforma há quase 10 anos.
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Petz alcança 90% de índice de omnicanalidade
A rede de lojas físicas e online de produtos para animais de estimação Petz implantou uma plataforma omnicanal em 2019, lançando sua estratégia onminichannel no mercado. O desafio era integrar todas as lojas físicas, que somam mais de 150 unidades, bem como conectar toda a cadeia de distribuição (da indústria, ao processo de compra, abastecimento das lojas e logística). Havia a necessidade de se especializar na entrega de última milha (last mile), uma etapa extremamente crítica para o processo logístico dentro de uma estratégia omnicanal, que consiste no trajeto entre os centros de distribuição dos vendedores, ou seja, o despacho da mercadoria até a entrega na porta do cliente.
A jornada de omnicanalidade da Petz foi construída com base na inteligência da geolocalização oferecida pelo Google Maps. A distância de todas as lojas entre os centros de distribuição é calculada com apoio das APIs do Maps para otimizar o processo de abastecimento e logística, evitando rupturas tanto na compra física ou em pedidos no meio digital atendidos pelas lojas. Hoje, a cada dez pedidos no digital, nove são separados em alguma loja para distribuição.
Além disso, mais de 90% dos pedidos enviados a partir de loja (ship from store) são entregues em até um dia útil. “Temos uma entrega muito rápida e precisa graças aos dados de geolocalização da Plataforma Google Maps”, destaca Fernando Diniz, Head de Digital da Petz.
Box Delivery dobra capacidade de entrega e mantém número de entregadores
Especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, a startup santista Box Delivery cresceu sete vezes durante a pandemia. Devido às medidas de isolamento social, a empresa bateu recordes no volume de pedidos realizados: 300 por hora nos horários de pico (almoço e jantar) para 3 mil, o que deixou o sistema logístico de delivery sob pressão. Com apoio da inteligência de geolocalização da Google Maps Platform (GMP), especialmente da Directions Advanced API, a Box Delivery dobrou a capacidade de atendimento de sua frota de entregadores.
A Directions Advanced API determina rotas multimodais, levando em conta até 25 pontos de
referência, garantindo trajetos mais otimizados, com dados de tráfego em tempo real ou preditivo. Essa inteligência trouxe um serviço de delivery mais ágil e eficiente, sem precisar aumentar consideravelmente o número de entregadores.
“A API Directions Advanced possibilitou à Box Delivery escalar o negócio nesse período, sofrendo menos. Com ela conseguimos gerar valor para o cliente final ao criar uma rota otimizada e garantir que o pedido chegue no horário previsto”, complementa Denis Lemela, cofundador e CIO da startup santista.
Desenrola proporciona aos locatários a experiência de conhecer a história de seus futuros lares
Para que um mapa mostre muito mais do que a localização de um imóvel, a Desenrola, plataforma online de compra e venda de imóveis do Grupo Brasil Brokers, tornou o Google Maps o centro da experiência do usuário na hora de alugar um imóvel. O recurso Local Context, do Google Maps, permite aos clientes do Desenrola explorar a área no entorno de um imóvel, propiciando informações localizadas e detalhes sobre a vizinhança.
Após a adoção do Local Context, houve aumento da duração média de sessão em 24%, já que os usuários passaram a navegar mais tempo nas páginas usando o novo recurso sem precisar sair do site. O número de páginas por sessão também cresceu em quase 30%, na comparação entre o terceiro trimestre de 2021, quando a solução foi implantada, em relação ao terceiro trimestre do ano anterior. Consequentemente, a melhoria da experiência digital levou ao aumento de 33% do agendamento de visitas presenciais aos imóveis.
“Queremos que as pessoas possam sentir a mesma experiência de caminhar pela vizinhança e descobrir os bares, restaurantes, parques e mercados próximos do imóvel que desejam”, acrescenta Thiago Ciaciare, Marketing Manager da Desenrola. Hoje, a plataforma oferece ao locatário a opção de realizar todas as etapas da locação virtualmente, mas nos preocupamos também em oferecer essa possibilidade de vivenciar o clima de onde ele irá morar.
“O mapa é uma forma de contar a história e a atmosfera daquele lugar. Nossa missão é transformar o mercado imobiliário analógico em digital, e o Google Maps e a Geoambiente nos permitem entregar a experiência mais fácil e amigável em mapas aos usuários”, pontua.
Garupa lança novos serviços de mobilidade urbana durante a pandemia com apoio da inteligência de geolocalização
Criado em 2017, no Rio Grande do Sul, o Garupa é o terceiro maior aplicativo de mobilidade do Brasil, alcançando mais de 650 municípios. Avaliado em mais de R$ 52 milhões, o app oferece inúmeros diferenciais de mobilidade urbana, o que exige uma inteligência de dados de localização completa, incluindo endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas, monitoramento de usuários e visualização de mapas.
Quando a pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a ficarem em casa, o Garupa teve que se reinventar e apostar em novos serviços, como o Garupa Food, Garupa Empresas e o Garupa Delivery. “Com relação aos ganhos do Google Maps, o uso do mapa possibilitou um aumento de 80% em relação ao time to market, agindo de forma efetiva e garantindo o sucesso do nosso negócio. Além disso, a precisão das localizações, mapeamento das ruas e os recursos do Places do Google Maps permitiram que o Garupa ganhasse uma abrangência nacional”, avalia Roger Ritter, CTO do Garupa.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.