Google Maps Platform Recursos Google Maps

Geocoding API: geocodificação de endereços no Google Maps

Um mapa de uma cidade com pontos vermelhos. A arte conta com o texto de acompanhamento " Geocoding API - Geocodificação de endereços."
Escrito por Thiago Sailer

Se você deseja fornecer qualquer recurso relacionado à localização dos usuários, então a geocodificação é necessária. Com a geocodificação de um endereço, é possível localizar com precisão um local em um mapa, viabilizando diversas demandas de mobilidade.  

A Geocoding API, da Plataforma Google Maps, é um recurso poderoso para organizações que precisam da pesquisa de endereços para viabilizar seus serviços. Entenda a seguir como esta ferramenta funciona. 

O que é geocodificação de endereços?

Trata-se de um processo que converte endereços em coordenadas geográficas na Terra. As coordenadas geográficas consistem em dois valores: longitude e latitude.

A geocodificação é útil para quem precisa fornecer recursos relacionados à localização dos usuários. Por exemplo, é possível ordenar todos os lugares do mais próximo ao mais distante, o que é chamado de ordenar por distância. 

Também é possível encontrar todos os lugares ou usuários em um raio de 15 km de uma localização específica. Além disso, há a “geocodificação reversa”, que inverte o processo, ou seja, converte coordenadas geográficas em endereços reais.

Os dados para esse processo são fornecidos por bases de informações próprias ou por provedores de serviços de geolocalização, como é o caso da Plataforma Google Maps, que oferece a Geocoding API.

Geocoding API: recurso de geocodificação de endereços do Google Maps

A Geocoding API, da Plataforma Google Maps, converte endereços em coordenadas geográficas e vice-versa e insere marcadores ou posiciona um mapa. Esses dados são armazenados por até 30 dias na plataforma. Esta API também é utilizada para encontrar o endereço do ID de um determinado lugar (Place ID).

Com a Geocoding API, é possível observar em um mapa a conversão de um ou vários endereços em marcadores (“pin”), posicionando com precisão onde fica o destino pesquisado. 

A principal vantagem da Geocoding API é a precisão que ela fornece do ponto exato da localização do usuário. Isso é decisivo, por exemplo, para localizar o local exato onde uma entrega ou um atendimento devem ser feitos.

Geocoding API: aplicações práticas

As APIs do Google Maps podem ser integradas aos sistemas das organizações para simplificar processos que envolvem a inteligência de geolocalização, como a geocodificação. A Geocoding API é utilizada em soluções das empresas dos mais diversos setores para aumentar a eficiência na pesquisa de endereços. 

Confira a seguir alguns exemplos que mostram como os clientes da Geoambiente utilizam o recurso. 

Seguradoras

A empresa Bradesco Seguros utiliza a inteligência de geolocalização do Google Maps para  disponibilizar o uso do mapa em seu aplicativo, fornecendo uma lista de locais referenciados aos segurados. A ideia é facilitar a escolha e priorizar o atendimento nos locais mais próximos. A Geocoding API entra em cena para converter endereços em coordenadas geográficas e vice-versa. Assim, é possível identificar a localização do segurado e agilizar o atendimento. Leia mais detalhes sobre o case:

 

Logística e delivery

A Box delivery, empresa especializada em serviços de logística, utiliza a Plataforma Google Maps para gerenciar diferentes tipos de entregas “delivery”. Para garantir entregas sem atrasos, o sistema da Box Delivery é integrado a várias APIs do Google Maps. Uma delas é a Geocoding API. A partir do endereço da entrega, a API determina a latitude e longitude do destino para garantir precisão. Com a localização no mapa, outras APIs auxiliam na gestão eficiente da entrega.  Entenda mais sobre o case:

 

Governo

O Busca Saúde é o sistema de localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS da Secretaria Municipal de São Paulo. O sistema utiliza as APIs do Google Maps para permitir que os cidadãos encontrem o ponto de atendimento mais próximo de sua localidade. Dentre as APIs do Google Maps integradas ao Busca Saúde, a Geocoding API identifica a latitude e a longitude do endereço do usuário para localizá-lo no mapa. Com a localização no mapa, outras APIs disponibilizam informações sobre as unidades de saúde mais próximas. Saiba mais sobre o case:

 

Segurança pública

A Geocoding API é decisiva para aumentar a eficiência do trabalho de órgãos de segurança pública. A API converte endereços de ocorrências e eventos em coordenadas geográficas e vice-versa. Desse modo, é possível localizar rapidamente um endereço no mapa, agilizando o atendimento.

Aproveite o poder da geocodificação 

Empresas dos mais diversos segmentos podem contratar as APIs do Google Maps por meio de parceiros Premier, como a Geoambiente, revendedora da plataforma há mais de 12 anos. 

Essa parceria oferece diversos benefícios, incluindo suporte especializado certificado pelo Google Maps, acesso a descontos exclusivos com base no volume de uso das APIs e a possibilidade de otimizar gastos com relatórios mensais, treinamentos personalizados e opções de pagamento flexíveis. 

São inúmeras vantagens ao contratar as APIs do Google Maps com a Geoambiente, incluindo rápida implementação, excelência na experiência do cliente e redução de custos para as empresas. Agende uma conversa com nossos especialistas! 

image-2

A Geoambiente é Premier Partner do Google, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Somos revendedores oficiais do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso à plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs.

Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos do Google.

 

 

Conheça o nosso trabalho

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário