Google Cloud IA / Machine Learning

Descubra o poder dos Agentes de IA com o Google Agentspace

Google Agentspace - Agentes de IA

Os agentes de IA (Inteligência Artificial) estão democratizando a inteligência corporativa nos mais diversos departamentos, derrubando os silos de conhecimento. Segundo o Google, os colaboradores utilizam em média de quatro a seis ferramentas somente para perguntar e responder tópicos relacionados a seu trabalho. 

Para a big tech, as informações ficam escondidas em silos nas grandes empresas, sendo inacessíveis quando mais se precisa delas. Diante desse cenário, o Google aposta no lançamento de agentes de IA que buscam “desbloquear” níveis de produtividade dos trabalhadores. 

O Google Agentspace promete levar informações distribuídas nos diversos setores das companhias, permitindo que os colaboradores acessem esses dados de modo simplificado e alcancem respostas sobre suas funções. Veja como funciona o Agentespace e como ele pode ajudar seus colaboradores a serem mais produtivos.

O que são os agentes de IA?

Com a popularização dos modelos de IA generativa, como Gemini e ChatGPT, os agentes são a nova aposta das grandes corporações de nuvem. Essas ferramentas aproveitam o potencial dos modelos de IA para solucionar atividades de sistematização de informação e automatização nas companhias. 

Os agentes de IA são sistemas de inteligência artificial (IA) capazes de compreender e responder a perguntas. Ao contrário da IA tradicional, que exige entrada humana para tarefas específicas, eles operam sem intervenção humana. 

O funcionamento de um agente de IA se dá por meio da coleta de dados de múltiplas fontes, como interações com clientes, históricos de transações, mídias sociais, etc. A partir disso, eles processam informações em tempo real para contextualizar consultas de usuários, fornecendo respostas precisas e relevantes.

Esses agentes baseiam-se no aprendizado de máquina (machine learning) e processamento de linguagem natural (PLN) para interagir com uma diversidade de demandas. São criados para responder de perguntas das mais simples até resolver problemas mais complexos, melhorando seu desempenho por meio do autoaprendizado. 

Assim, conseguem analisar dados e identificar padrões. Isso permite que eles tomem decisões com base em contextos anteriores. Dessa forma, são capazes de executar ações imediatas, como responder a consultas, processar solicitações ou encaminhar problemas complexos a usuários humanos. Como resultado: mais eficiência e precisão nas respostas, melhorando a experiência do cliente.

Os agentes de IA promovem diversos impactos na produtividade, propiciando mais autonomia na execução de tarefas, como suporte técnico e acompanhamento de processos. Além disso, liberam a força de trabalho para focar em atividades estratégicas e mais complexas. 

Google Agentspace

O Google entrou na corrida dos agentes de IA com o lançamento do Agentspace. Esse agente inteligente foi criado a partir dos modelos de IA generativa do Google, o Gemini, combinado aos recursos de busca da empresa.

Esta assistência de IA conversacional organiza as informações alocadas em diversos setores das organizações. Isso possibilita que os colaboradores interajam mais facilmente com esses dados e obtenham respostas a perguntas relacionadas às suas atividades de trabalho. 

Segundo o Google, o objetivo do Agentspace é permitir que os trabalhadores das áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, finanças, RH, marketing e outras consigam pesquisar informações com mais precisão, gerar conteúdo mais rapidamente e automatizar tarefas repetitivas.

A tecnologia pode ser rodada em sistemas internos das empresas, dispensando o acesso à nuvem pública. Assim, é possível usar dados primários e dados confidenciais nas pesquisas, evitando o compartilhamento. A solução é capaz de processar tanto dados estruturados (como tabelas) como não estruturados (documentos e e-mails). A tecnologia ainda conta com tradução integrada, permitindo que os usuários acessem informações mesmo que o documento original esteja em outro idioma. 

Para utilizar o Agentspace é simples! Basta o usuário entrar com um único prompt e a solução consegue responder perguntas complexas, dar sugestões e executar ações com base nas informações exclusivas de uma companhia. 

O Agentspace já é utilizado por algumas empresas brasileiras, como o Banco BV, que implementou a ferramenta para fluxos de trabalho. Segundo o banco, a solução permite que os funcionários aproveitem as tecnologias de IA generativa para pesquisa, assistência e ações em sistemas críticos de forma segura e compatível. 

Conexão de dados no Agentspace

Os silos de dados ocorrem quando informações acabam ficando isoladas em sistemas desconectados (como CRM, ERP, nuvem e até e-mails). O Agentspace é capaz de derrubar esses silos a partir de conectores pré-criados, que funcionam como pontes padrão que integram aplicativos, bancos de dados e APIs.

Esses unificam dados em tempo real. Assim, o Agentspace O acessa e combina dados de múltiplas fontes em uma interface única com sincronização automática. Além disso, este assistente digital pode integrar dados de sistemas terceiros, como Google Workspace (Drive, Gmail e outros) Microsoft Sharepoint, Jira, Confluence, ServiceNow e outros:

Os benefícios trazidos pelos conectores do Agentspace são inúmeros, como:

  • Acesso centralizado: consulta dados de todos os sistemas conectados sem intervenção humana.
  • Redução de custos: elimina a necessidade de desenvolver integrações personalizadas.
  • Eficiência operacional: automatiza tarefas repetitivas (ex.: gerar relatórios combinando dados do Salesforce e Google Analytics).
  • Escalabilidade: agiliza a adição de novos sistemas.
  • Segurança e governança: controle centralizado de permissões e auditoria de acesso.
  • Decisões baseadas em dados: insights unificados (ex.: análise de vendas + feedback de suporte).

Conte com os agentes de IA na sua empresa

Imagine poder contar com um assistente digital capaz de responder a perguntas complexas sobre o seu dia a dia de trabalho? Os agentes de IA, como o Google Agentspace, facilitam a vida dos colaboradores, uma vez que permitem acessar e consultar dados de forma simples e rápida e tomar decisões. 

Essas tecnologias também agregam dados estruturados e não estruturados, além de dados confidenciais, permitindo realizar tarefas complexas. Com os conectores pré-criados do Agentspace, é possível acabar com os silos de dados sem desenvolver integrações personalizadas. 

A Geoambiente, Google Partner Premier, possui a expertise necessária para que sua empresa adote agentes inteligentes, como o Agentspace, e desbloqueie a criatividade dos seus colaboradores. O futuro da IA já começou! 


Leia também:


Sobre o(a) autor(a)

Victor Hugo Ferreira

Customer Engineer
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em computação, é 5 vezes certificado como especialista em Google Cloud. Conta com amplo conhecimento sobre a plataforma e seus recursos para o desenvolvimento de soluções. Entre suas certificações, estão os títulos de Professional Cloud Architect e Professional Machine Learning Engineer.

Deixe um Comentário