A nova versão da API Google Places oferece acesso a uma gama de informações sobre mais de 200 milhões de empresas e pontos de interesse ao redor do mundo. Com uma lista ampliada de detalhes e tipos de lugares, os usuários podem agora ter acesso a novos atributos sobre lugares, como dados em tempo real para estações de carregamento de veículos elétricos, acessibilidade para cadeiras de rodas e se um restaurante é pet friendly.
As atualizações também incluem uma experiência de pesquisa aprimorada, segurança moderna com autenticação baseada em OAuth (OAuth-based authentication) e preços simplificados. Esses novos recursos oferecem uma experiência mais rica e detalhada tanto para desenvolvedores quanto para usuários finais.
A seguir, listamos as novas APIs do Places, disponíveis na Google Maps Platform, suas principais funcionalidades e exemplos práticos! Boa leitura!
Novas APIs do Places
A nova versão da API Places apresenta várias funcionalidades que podem ser aplicadas em diferentes contextos empresariais. Entenda os principais recursos:
Text Search
A função Text Search permite buscar informações sobre lugares com base em uma “string de texto”. Por exemplo, ao digitar “feira-livre em São Paulo” ou “mecânico perto de Brasília”, o serviço retorna uma lista de locais correspondentes. Esta funcionalidade é muito útil para consultas de endereços ambíguas, como endereços mal formatados ou solicitações que incluam componentes não relacionados a endereços, como nomes de empresas.
Nearby Search
O Nearby Search permite buscar tipos específicos de lugares em uma área definida. Com o recurso, é possível obter uma lista de lugares correspondentes ao tipo especificado. Por exemplo, no setor imobiliário, é possível descobrir o que há próximo de um imóvel, como escolas, supermercados e academias, facilitando a tomada de decisões sobre compra ou locação de imóveis.
Place Details
O recurso Place Details fornece informações detalhadas sobre um lugar específico, incluindo avaliações de usuários. Por meio do ID de lugar, é possível solicitar detalhes abrangentes, como endereço completo, número de telefone e classificação. Isso é funcional, por exemplo, para uma pessoa que precisa encontrar restaurantes pet-friendly próximos e que sirvam comida japonesa.
Place Photo
O serviço Place Photo permite adicionar fotos de alta qualidade ao seu aplicativo. Oferece acesso a milhões de fotos armazenadas no banco de dados do Places. Quando você obtém informações sobre lugares utilizando Place Details, Nearby Search ou Text Search, também é possível solicitar recursos de fotos. Ideal para apresentar visuais atrativos aos usuários.
Autocomplete
A função Autocomplete sugere previsões de locais e consultas à medida que o usuário digita, tornando a entrada de endereços mais eficiente. Por exemplo, ao digitar “Sicilian Piz” com a área de pesquisa limitada a São Francisco, a API pode sugerir “Sicilian Pizza Kitchen”. Isso melhora a experiência do usuário ao encontrar lugares rapidamente.
Por que usar as novas APIs do Places?
As novas APIs do Places permitem criar funcionalidades com reconhecimento de local, fornecendo dados detalhados de maneira eficiente. A Places API, do Google Maps, é baseada em um dos modelos de lugares mais precisos, atualizados e abrangentes do mundo real.
Alguns exemplos de aplicações incluem:
- Incluir detalhes de lugar em atualizações de status de retirada ou entrega.
- Mostrar listas de parques com fotos e avaliações de usuários.
- Fornecer dados de contato, avaliações e níveis de preço para estabelecimentos ao longo de uma rota de viagem.
Por meio da API Places, você pode fornecer resultados de pesquisa de lugares para diferentes tipos de consultas, ativar recursos de preenchimento automático, refinar detalhes retornados sobre lugares e adicionar fotos de alta qualidade. A API também aceita IDs de lugar, permitindo solicitações detalhadas sobre estabelecimentos ou pontos de interesse.
Como obter as novas APIs do Places?
As novas APIs do Google Places oferecem uma ampla gama de funcionalidades que podem beneficiar diversos tipos de negócios, proporcionando dados de geolocalização precisos e detalhados sobre lugares. São inúmeros os benefícios ao cadastrar sua empresa no Google Maps!
Diversas empresas podem integrar essas APIs para melhorar a experiência do usuário e fornecer informações relevantes e atualizadas. A Geoambiente, empresa Parceira Premier do Google Maps, possui especialistas certificados para auxiliar na integração dessas novas APIs aos sistemas da sua empresa, garantindo uma implementação eficiente e eficaz!
Leia também: Store Locator: localizador de lojas do Google Maps
Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.