Google Cloud Infraestrutura / Devops

Computação em nuvem: inovação para órgãos públicos

Uma mulher sentada em uma mesa com um laptop e uma nuvem acima dela. Ícones em destaque que representam tecnologia de computação em nuvem.
Escrito por Thamirys Santana

Cloud computing, ou computação em nuvem, vem impulsionado os órgãos públicos brasileiros, seja nas esferas federal, estadual e municipal, para uma nova fronteira de inovação. 

O Google Cloud, a nuvem pública do Google, fornece uma variedade de soluções para impulsionar a transformação digital do setor público por meio da IA e da nuvem aberta! A seguir, você confere um guia completo sobre como o Google Cloud pode trazer mais eficiência aos órgãos públicos! 

Setor público avança na adoção da nuvem

Conforme a recente edição da TIC Governo Eletrônico, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a adesão a serviços de nuvem tem crescido significativamente, acelerada também pelo setor Judiciário.

E os números apontam para uma nova realidade: enquanto menos de 20% dos órgãos federais utilizavam serviços de nuvem em 2017, hoje 81% utilizam e-mail em nuvem, 74% empregam software de escritório na nuvem e 63% armazenam dados nesse ambiente. 

Já no âmbito estadual, mais de 35% dos órgãos se beneficiam do poder de processamento em nuvem. Em paralelo, o estudo indica que a integração de bases de dados entre os três níveis de governo vem progredindo em ritmo menos acelerado. 

A obrigatoriedade de compras por meio de pregão eletrônico para municípios que utilizam recursos federais é propulsora dessa evolução, segundo o estudo. A quantidade de pregões eletrônicos nas cidades saltou acentuadamente nos últimos seis anos. Algumas cidades despontam com um índice de 95%.

Além disso, a legislação orienta o uso da cloud computing. É o que estabelece a Portaria SGD/MGI nº 5.950 de 2023 ao enfatizar a soberania dos dados e a proteção da integridade dos recursos de TIC na perspectiva do uso de computação em nuvem no setor público.

Vantagens da computação em nuvem para a nuvem no Setor Público

A seguir, detalhamos as principais vantagens para a gestão pública ao migrar para a computação em nuvem, bem como os principais recursos oferecidos pelo Google Cloud — a nuvem que é sinônimo de inovação e segurança para órgãos governamentais

Migrar para a nuvem proporciona uma gama de benefícios para o setor público. Confira alguns:

  • Mais efetividade: atualizações tecnológicas e entrega ágil de serviços.
  • Menos burocracia: redução nas contratações complexas de TI, melhorando inúmeros processos administrativos.
  • Escalabilidade: capacidade de processamento conforme a demanda de serviços, eliminando a exigência de grandes investimentos em recursos fixos, adequando a capacidade conforme o uso.
  • Facilitação da transparência: ampliação de iniciativas de Big Data e dados abertos, propiciando mais acesso e transparência sobre informações governamentais.
  • Redução de custos: a migração para a nuvem reduz despesas com infraestrutura física, como salas-cofre, energia elétrica, refrigeração, no-breaks e outros equipamentos, além de eliminar gastos com manutenção e equipe especializada.
  • Trabalho descentralizado: acesso mais simples a serviços via internet, economizando tempo e recursos para instituições públicas com unidades dispersas.
  • Liberação das equipes de TI: os times de TI podem focar no desenvolvimento de serviços essenciais, em vez de gerenciar infraestrutura física.
  • Controle simplificado: mitigação de irregularidades na contratação de serviços de IaaS ou PaaS, em relação a múltiplas contratações de hardware e software.

Como a migração para a nuvem auxilia na transformação digital dos órgãos públicos

A inovação no setor público é essencial para desenvolver e aplicar novas ideias que gerem valor para a sociedade. O Google Cloud oferece suporte a diferentes níveis de governo — municipal, estadual e federal — ajudando-os a executar suas funções com a força da inteligência artificial, infraestrutura robusta, segurança avançada e ferramentas de colaboração.

Modernização da TI e Operações com Infraestruturas Seguras:

  • Document AI: aumenta a precisão e reduz o tempo de serviço ao extrair dados estruturados de documentos em grande volume.
  • Contact Center AI: melhora o atendimento ao cliente com agentes virtuais que interagem naturalmente e apoiam agentes humanos em casos complexos.
  • IA de Tradução: fornece conteúdo e aplicativos em diversos idiomas, atendendo chamadas e traduzindo documentos em até 120 idiomas.
  • Integridade dos benefícios: utilização da IA para identificar fraudes e erros em aplicativos antes da distribuição de fundos.
  • Modernização de mainframes: diminui custos e traz eficiência com a migração de aplicativos de mainframes legados para ambientes escaláveis e seguros em cloud.
  • Soluções de benefício público: impulsiona a prestação de serviços sociais e de assistência, como alimentos, habitação e emprego.

Gestão data-driven com inteligência artificial (IA) e machine learning (ML):

  • Análises cibernéticas: plataformas que suportam análise e denúncia de ameaças, ampliando a segurança e trazendo velocidade na mitigação de ataques cibernéticos.
  • Análise de segurança e tráfego: utilização de dados em tempo real para identificar locais inseguros e melhorar a rede de transporte.
  • Sustentabilidade: gestão de impactos das mudanças climáticas para ampliar a resiliência.
  • Avanços na pesquisa científica: impulsionamento de descobertas científicas e simplificação da TI da pesquisa com ferramentas de IA/ML.

Capacitação da força de trabalho com soluções de colaboração:

  • Google Workspace: soluções de colaboração e comunicação adaptadas às necessidades do setor público.
  • Serviços Digitalizados para Constituinte: serviços públicos executados por vídeo ao vivo, como renovação de documentos e verificação de identidade.
  • Colaboração Virtual com Google Meet: ferramentas para transmissões ao vivo e reuniões virtuais, como salas de reunião, enquetes e moderação.
  • Treinamento de habilidades digitais: desenvolvimento de habilidades em áreas de computação em nuvem, análise de dados, marketing digital e outras.
  • Centros de carreiras virtuais: jornada personalizada para empregadores, candidatos e consultores de carreira.

Inove na gestão pública com o Google Cloud!

O Google Cloud oferece uma ampla gama de soluções para o setor público, incluindo Contact Center AI, Document AI, IA de Tradução, modernização de mainframes, análises cibernéticas, Google Workspace e muito mais!

Essas soluções oferecem inúmeras vantagens para a gestão pública, como redução de custos, maior efetividade, transparência, escalabilidade e segurança de dados. A Geoambiente conta com especialistas certificados para auxiliar na migração para a Google Cloud, garantindo a proteção e a integridade dos dados públicos.

Leia também: Prevenção de desastres: como governos têm usado o Google Earth Engine

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário