Cloud Run: desenvolva aplicações em contêineres sem servidor no Google Cloud

Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud0 2

Quase 40% CIOs da América Latina afirmam que vão investir em computação em nuvem este ano, segundo o IDC. Adotar aplicações nativas em Cloud e realocar os ativos digitais existentes é a prioridade dos times de TI para garantir inovação, agilidade e redução de custos.

Leia mais: 4 passos para migrar workloads para o Google Cloud

Sua empresa também está de olho nos benefícios da nuvem? A Google Cloud Plaftform (GCP), serviço de computação em nuvem do Google, permite criar, executar e operar aplicativos na nuvem por meio de diversos recursos, como o Cloud Run, sobre o qual falaremos a seguir.

As inovações fornecidas pela GCP permitem às empresas adotar abordagens modernas de desenvolvimento, como opções sem servidor, microsserviços e contêineres. Assim, fica muito mais fácil programar, criar, implantar e gerenciar ambientes com velocidade, sem comprometer a segurança ou a qualidade. Como reflexo, os times podem se concentrar na programação, não no gerenciamento da infraestrutura.

O Cloud Run atua justamente na simplificação e agilidade no desenvolvimento e a implantação de apps. A solução permite executar contêineres stateless, que podem ser invocados usando solicitações HTTP ou executados em um cluster GKE (Google Kubernetes Engine).

Veja a seguir como funciona o Cloud Run e quais seus benefícios para quem quer impulsionar a jornada de transformação digital baseada na nuvem!

Leia mais: Google Cloud Platform: conheça os principais recursos de computação em nuvem

O que é e como funciona o Cloud Run?

O Google Run propicia mais produtividade aos desenvolvedores e simplifica diversas operações. Trata-se de uma solução de desenvolvimento nativo em nuvem que oferece a agilidade dos servidores para seus apps em contêineres.

Esta ferramenta do Google Cloud pode ser utilizada para implementar contêineres HTTP, permitindo escrever códigos em qualquer linguagem a partir da biblioteca de framework ou binário que funcione melhor para seu negócio.

Se você tem um projeto que rode dentro de um container docker, é possível fazer um deploy no Google Cloud Run e deixar de se preocupar com questões como:

  • Quantas máquinas estão sendo usadas?
  • Qual a capacidade de cada uma delas?
  • Em qual rede elas estão?

O Google abstrai tudo isso no Cloud Run para que você possa focar o tempo em desenvolver o projeto que vai dentro de um container. 

Veja como o Google explica, em um minuto, como funciona o Google Cloud Run

Conheça os benefícios do Cloud Run

  • Desenvolva e implante aplicativos em contêineres altamente escalonáveis em uma plataforma totalmente gerenciada e sem servidor (serverless);
  • Deixe todo o gerenciamento da infraestrutura por conta do Cloud Run e forneça uma experiência simplificada para seus desenvolvedores;
  • Pague apenas quando seu código estiver sendo executado, arredondado para o múltiplo de 100 milissegundos mais próximo;
  • Escreva códigos do seu jeito usando suas linguagens favoritas como Go, Python, Java, Ruby, Node.js e outras;
  • Conte com a portabilidade do Knative, baseado em contêineres e padrões abertos, para seus aplicativos;
  • Desenvolvido com base em contêineres e padrões abertos do Knative, garantindo portabilidade aos seus aplicativos.

Por que a Google Cloud Platform?

A Plataforma Google Cloud (GCP) abrange um pacote de modelos de serviços de computação em nuvem oferecido pelo Google. É uma das líderes de mercado quando se trata de infraestrutura em nuvem, sistema de gerenciamento de base de dados e serviços desenvolvidos com base em inteligência artificial.

Vantagens ao migrar para a nuvem do Google:

Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;

Migração em tempo real:
com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;

Segurança:
fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;

Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud