Google Cloud Infraestrutura / Devops

Cloud Run: aplicações em contêineres sem servidor no Google Cloud

Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Escrito por Karen Ferraz

Quase 40% CIOs da América Latina afirmam que vão investir em computação em nuvem este ano, segundo o IDC. Adotar aplicações nativas em Cloud e realocar os ativos digitais existentes é a prioridade dos times de TI para garantir inovação, agilidade e redução de custos.

Sua empresa também está de olho nos benefícios da nuvem? A Google Cloud Plaftform (GCP), serviço de computação em nuvem do Google, permite criar, executar e operar aplicativos na nuvem por meio de diversos recursos, como o Cloud Run, sobre o qual falaremos a seguir.

As inovações fornecidas pela GCP permitem às empresas adotar abordagens modernas de desenvolvimento, como opções sem servidor, microsserviços e contêineres. Assim, fica muito mais fácil programar, criar, implantar e gerenciar ambientes com velocidade, sem comprometer a segurança ou a qualidade. Como reflexo, os times podem se concentrar na programação, não no gerenciamento da infraestrutura.

O Cloud Run atua justamente na simplificação e agilidade no desenvolvimento e a implantação de apps. A solução permite executar contêineres stateless, que podem ser invocados usando solicitações HTTP ou executados em um cluster GKE (Google Kubernetes Engine).

Veja a seguir como funciona o Cloud Run e quais seus benefícios para quem quer impulsionar a jornada de transformação digital baseada na nuvem!

Leia mais: Google Cloud Platform: conheça os principais recursos de computação em nuvem

O que é e como funciona o Cloud Run?

O Google Run propicia mais produtividade aos desenvolvedores e simplifica diversas operações. Trata-se de uma solução de desenvolvimento nativo em nuvem que oferece a agilidade dos servidores para seus apps em contêineres.

Esta ferramenta do Google Cloud pode ser utilizada para implementar contêineres HTTP, permitindo escrever códigos em qualquer linguagem a partir da biblioteca de framework ou binário que funcione melhor para seu negócio.

Se você tem um projeto que rode dentro de um container docker, é possível fazer um deploy no Google Cloud Run e deixar de se preocupar com questões como:

  • Quantas máquinas estão sendo usadas?
  • Qual a capacidade de cada uma delas?
  • Em qual rede elas estão?

O Google abstrai tudo isso no Cloud Run para que você possa focar o tempo em desenvolver o projeto que vai dentro de um container. 

https://www.youtube.com/watch?v=lzQNjZIGKaM
Veja como o Google explica, em um minuto, como funciona o Google Cloud Run

Conheça os benefícios do Cloud Run

  • Desenvolva e implante aplicativos em contêineres altamente escalonáveis em uma plataforma totalmente gerenciada e sem servidor (serverless);
  • Deixe todo o gerenciamento da infraestrutura por conta do Cloud Run e forneça uma experiência simplificada para seus desenvolvedores;
  • Pague apenas quando seu código estiver sendo executado, arredondado para o múltiplo de 100 milissegundos mais próximo;
  • Escreva códigos do seu jeito usando suas linguagens favoritas como Go, Python, Java, Ruby, Node.js e outras;
  • Conte com a portabilidade do Knative, baseado em contêineres e padrões abertos, para seus aplicativos;
  • Desenvolvido com base em contêineres e padrões abertos do Knative, garantindo portabilidade aos seus aplicativos.

Por que a Google Cloud Platform?

A Plataforma Google Cloud (GCP) abrange um pacote de modelos de serviços de computação em nuvem oferecido pelo Google. É uma das líderes de mercado quando se trata de infraestrutura em nuvem, sistema de gerenciamento de base de dados e serviços desenvolvidos com base em inteligência artificial.

Vantagens ao migrar para a nuvem do Google:

Cobertura global: utiliza a rede de fibra óptica global privada do Google, que oferece interconectividade direta entre os data centers;

Migração em tempo real:
com o Google Cloud você pode migrar cargas de trabalho de uma máquina virtual para outra sem interrupção;

Segurança:
fornece os mesmos níveis de segurança dos serviços próprios do Google, como Gmail, Docs e pesquisa;

Preço: precificação de serviços por segundo, com descontos para instâncias de longa duração. Não exige assinatura, ou seja, você paga pelo uso.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário