Analytics / Big Data Google Cloud

Análise de dados em tempo real com Google Cloud

Ilustração de gráficos e tabelas em um computador, simbolizando a análise de dados em tempo real.
Escrito por Karen Ferraz

A análise de dados em tempo real tornou-se uma ferramenta competitiva frente ao ritmo de mudanças do mercado. As companhias que conseguem aproveitar dados internos e externos e agir de acordo com essas informações são as mais bem-sucedidas na era digital. 

Essas empresas que saem na frente se destacam pela capacidade de obter insights por meio da análise de dados, aplicação de técnicas de modelagem de dados e uso da inteligência artificial e machine learning. Como resultado, a análise de dados em tempo real está relacionada com aumento de receita e com maior resiliência do negócio. 

O Google Cloud, serviço de computação em nuvem do Google, é utilizado por milhões de empresas para analisar dados em tempo real para aproveitá-los ao máximo nas decisões de negócio. A plataforma fornece diversos recursos para transformar os dados em visões estratégicas para o seu negócio. 

Conheça as principais ferramentas da Google Cloud Platform (GCP) que vão ajudar você a analisar dados em tempo real e extrair todo o potencial das informações para implementar uma estratégia data-driven.

Entendendo a análise de dados em tempo real

Os dados de uma organização são acionáveis apenas quando estão organizados e estruturados, viabilizando um fluxo contínuo de insights que ajudam a direcionar a tomada de decisões. Isso permite que as empresas incorporem a análise de dados em tempo real de forma sistêmica em todos os seus departamentos.

Assim, é possível extrair o máximo do potencial das informações geradas por meio de dados fornecidos das mais diversas fontes. Por exemplo, dados de sentimentos gerados nas redes sociais podem ser coletados, processados e analisados em tempo real para direcionar uma promoção de um produto em um site de e-commerce. 

As organizações capazes de analisar dados em tempo real são aquelas que já atingiram a maturidade analítica. Nelas, a ciência de dados e a análise de dados são importantes pilares da estratégia global e da cultura do negócio.

Ferramentas-chave da Plataforma Google para análise de dados

O Google Cloud oferece ferramentas poderosas para viabilizar a análise de dados em tempo real. Conheça as principais:

BigQuery

Data warehouse corporativo do Google, utilizado por inúmeras empresas para analisar grandes massas de dados. Dispensa o uso de servidor e oferece análises em escala de petabytes para facilitar consultas SQL em grandes conjuntos de dados graças ao poder de processamento da infraestrutura do Google. O BigQuery elimina a etapa de provisionamento de recursos, além de utilizar infraestrutura sem servidores oferecida pelo Google.

Este data warehouse utiliza escalonamento automático e agiliza o streaming de dados. Com ele, os analistas de dados podem se concentrar na análise para identificar percepções relevantes para os negócios, sem precisar gerenciar a infraestrutura. Em suma, o BigQuery é um serviço gerenciado, todo o trabalho pesado fica por conta dele. No fim do dia, sua empresa consegue utilizar dados com velocidade para extrair insights e conduzir o negócio com mais agilidade e eficiência, tomando ações imediatas!

BigQuery Omni

Esta solução aborda gerenciamento de dados complexos em ambientes híbridos e multi-cloud. Agora disponível no GA, permite que as organizações executem análises com dados entre nuvens na Amazon Web Services e no Microsoft Azure. Foi lançado em Beta em 2020 e agora estará disponível para todos os clientes.

Looker

O Looker é uma plataforma de Business Intelligence (BI) que oferece suporte a diversas fontes de dados e métodos de implantação. Este recurso de visualização de dados da Google Cloud Platform (GCP) possibilita a tomada de decisões otimizadas, o acesso a fontes integradas de dados e a criação de fluxos de trabalho baseados em dados. O Looker também oferece um forte controle e governança de dados, com a possibilidade de controlar o acesso aos dados entre os diferentes setores de uma empresa e de apoiar o autoatendimento, através do seu self-service Analytics.

Dataflow

É o serviço de processamento de dados totalmente gerenciado do Google Cloud. Garante que os dados sejam processados de forma confiável e consistente para que os engenheiros de dados confiem nos resultados que seus sistemas produzem. Os trabalhos no Dataflow são escritos usando o SDK do Apache Beam, que oferece escolha de linguagem de programação para o Dataflow (além da portabilidade).

Com a abordagem sem servidor do Dataflow removendo a sobrecarga operacional das cargas de trabalho da engenharia de dados, as equipes podem se concentrar na programação em vez de gerenciar clusters de servidores.

O escalonamento automático de recursos com o potencial de processamento em lote com custo otimizado permite ao Dataflow oferecer uma capacidade praticamente ilimitada para gerenciar os altos e baixos das suas cargas de trabalho sem gastar demais. Esta ferramenta possibilita aos engenheiros de dados alternar facilmente entre os dois modos de streaming em lote, o que significa que os usuários podem experimentar resultados em tempo real e processamento em lote econômico, sem alterações no código.

Spark

É o primeiro serviço Spark sem servidor e escalonamento automático do mundo para a plataforma de dados do Google Cloud. Ele torna o Spark uma oferta premium no Google Cloud e permite que os clientes comecem em segundos e escalem infinitamente, independentemente de iniciarem no BigQuery, Dataproc, Dataplex ou Vertex AI.

Pub/Sub

É utilizado para capturar dados de variadas fontes e distribuí-los entre aplicações. O Pub/Sub fornece mensagens confiáveis e em tempo real em um serviço global gerenciado que ajuda você a criar a aplicativos simples, confiáveis e flexíveis.

A replicação de mensagens síncrona e entre zonas e o acompanhamento do recebimento de cada mensagem garantem entregas confiáveis a qualquer escala. Já o escalonamento e provisionamento automáticos sem partições eliminam o planejamento e garantem que as cargas de trabalho estejam prontas para produção desde o primeiro dia. A filtragem, a entrega de mensagens inativas e a espera exponencial não sacrificam a escala e ajudam a simplificar seus aplicativos. O PubSub possui integração nativa com Dataflow, permitindo o processamento e a integração confiáveis e expressivos dos fluxos de eventos em Java, Python e SQL.

Benefícios da Plataforma Google em Análise de Dados

Para apoiar as companhias a tornar os dados acessíveis e úteis, o Google criou a abordagem “data cloud”. Na prática, o conceito visa destruir os silos de dados, unificar com segurança os diferentes conjuntos de dados de uma organização e reunir a inteligência acionável de que precisam para manter sua vantagem competitiva. Ou seja, transformar o big data em smart data!

A seguir, detalhamos 4 razões para analisar os dados do seu negócio na Plataforma Google Cloud (GCP) e conquistar vantagem competitiva:

Aproveite a velocidade, escala, segurança e recursos incomparáveis

Os clientes preferem a Google Cloud Platform (GCP) para acessar ferramentas de dados específicas. Por exemplo, o BigQuery apresenta um SLA de 99,99% e utiliza provisionamento automático de recursos em uma arquitetura distribuída multilocatária. Esses diferenciais possibilitam realizar consultas complexas em conjuntos de dados de escala de petabytes com velocidade. O BigQuery não é apenas simples e rápido, mas também é altamente econômico. O custo por um período de três anos é até 34% menor do que os serviços concorrentes de data warehouse em nuvem.

Unifique os dados de diferentes lugares

Geralmente, se um analista de dados precisa executar uma consulta no BigQuery em dados armazenados em outra nuvem, ele teria que primeiro mover ou copiá-los para a GCP, o que refletia na cobrança de taxas de saída. Porém, o Google eliminou esse obstáculo com o lançamento do BigQuery Omni, uma solução analítica de várias nuvens que permite aos usuários acessar e analisar dados na AWS e Microsoft Azure sem mover ou copiar conjuntos de dados.

Democratize a análise de dados e o aprendizado de máquina

Boa parte das empresas não conta com times de cientistas de dados e, sim, analistas qualificados que conhecem os dados. Para permitir que qualquer pessoa analise, explore e crie visualizações de dados e as compartilhe com um simples link, a GCP oferece o Looker, plataforma de análise intuitiva e de autoatendimento. O Google vem se empenhando para democratizar a análise de dados e também o aprendizado de máquina. O BigQuery ML elimina a complexidade das soluções tradicionais de machine learning, permitindo que os analistas usem apenas SQL básico para construir e implantar modelos de ML.

Torne os dados acessíveis em escala

Lidar com a fragmentação de dados leva as empresas a fazerem compensações para garantir que os analistas possam acessá-los com mais facilidade. Muitas vezes, esses usuários são forçados a mover ou duplicar dados entre silos, ampliando os casos de uso de análise em potencial. Por outras, decidem deixar os dados estão, prejudicando a agilidade.

O Dataplex, por exemplo, é o data fabric inteligente do Google e ajuda as organizações a se libertarem dos silos de dados. Oferece uma experiência de análise integrada que reúne o melhor do Google Cloud e ferramentas de código aberto, para as organizações poderem gerenciar, monitorar e administrar centralmente seus dados em data lakes, data warehouses e data marts, e tornar os dados de alta qualidade acessíveis com segurança para as melhores tecnologias de IA / ML do Google.

Implementando Soluções de Análise de Dados do Google em sua Empresa

Para se tornar uma organização data-driven, o primeiro passo é projetar e implementar uma plataforma de dados analíticos que atenda às necessidades técnicas e de negócios. Se você deseja capacitar as equipes para possuir, publicar e compartilhar seus dados em toda a organização ou criar um armazenamento simplificado de dados brutos e processados para facilitar a descoberta, pode contar com a experiência da Geoambiente para aproveitar os benefícios das soluções de análise de dados do Google Cloud. 

A Geoambiente é Parceira Premier do Google há 10 anos. Apoiamos organizações de diversos segmentos a impulsionarem seus negócios a partir do Google Cloud. 

Ajudamos sua empresa a mapear as diversas fontes de dados disponíveis, sejam fontes internas, como bancos de dados de aplicações internas, e fontes externas, como dados de ferramentas de marketing, sistemas de terceiros, etc. Com base nessas fontes, realizamos um mapeamento que visa descobrir o uso dos dados nas diferentes áreas, de modo a oferecer soluções baseadas na nuvem do Google para desenvolver a maturidade analítica do cliente.

As soluções envolvem definições de métricas quantitativas e qualitativas, criação de pipelines para juntar e organizar dados provenientes de diferentes fontes, implementação de governança de acesso aos dados e definição de ferramentas apropriadas para acesso em diferentes contextos, uma vez que há áreas mais técnicas que podem fazer consultas mais complexas e áreas que necessitam de ferramentas de visualização mais amigáveis com dashboards prontos.

Conclusão – Análise de dados em tempo real com recursos do Google Cloud

Por que investir na análise de dados em tempo real? Cerca de 80% das empresas aumentaram as suas receitas aproveitando dados em tempo real, revelou um estudo realizado por KX and the Centre for Economics and Business Research (CEBR).

De acordo com o Gartner, apenas 29% das organizações conseguem avaliar os dados com agilidade suficiente para se manterem atualizadas. No entanto, a empresa de pesquisa estima que 65% das organizações tomarão decisões totalmente baseadas em dados até 2026.

A ausência de uma abordagem integrada para análise de dados é uma das maiores barreiras para as empresas se tornarem data-driven. Geralmente os dados estão fragmentados em vários bancos de dados, que por sua vez estão distribuídos em várias nuvens públicas e privadas.

O Google Cloud permite unificar com segurança os diferentes conjuntos de dados de uma organização e reunir a inteligência acionável de que precisam para manter sua vantagem competitiva. Torne seus dados mais inteligentes e habilite a análise de dados em tempo real com a infraestrutura de nuvem aberta do Google Cloud!

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário