Conheça os principais recursos do Google Cloud para analisar dados em tempo real

Google Cloud

O Google Cloud, serviço de computação em nuvem do Google, é utilizado por milhões de empresas que buscam implementar aplicações críticas em diferentes ambientes, conectar com seus parceiros e clientes, lançar novos produtos e analisar dados em tempo real para aproveita-los ao máximo.

A plataforma fornece diversos recursos para transformar os dados em insights estratégicos para o seu negócio. Conheça as principais ferramentas da Google Cloud Platform (GCP) que vão ajudar você a analisar dados em tempo real e extrair todo o potencial das informações para implementar uma estratégia data-driven.

Leia mais: Data Cloud: 4 razões para analisar os dados do seu negócio na nuvem do Google e conquistar vantagem competitiva

Por que contar com o Google Cloud para impulsionar sua estratégia data-driven?

Com objetivo de apoiar as companhias a tornar os dados acessíveis e úteis, o Google criou a abordagem “data cloud”. Na prática, o conceito busca destruir os silos de dados, unificar com segurança os diferentes conjuntos de dados de uma organização e reunir a inteligência acionável de que precisam para manter sua vantagem competitiva. Ou seja, transformar o big data em smart data!

Os principais benefícios oferecidos pelo Google Cloud na análise de dados:

  • Velocidade, escala, segurança e recursos incomparáveis
  • Centralização de dados de diferentes fontes
  • Ampliação do acesso à análise de dados e do aprendizado de máquina
  • Acessibilidade dos dados em escala

Google Cloud: conheça os recursos de análise de dados em tempo real

BigQuery: data warehouse com análise do Google, utilizado por inúmeras empresas para analisar grandes massas de dados. Dispensa o uso de servidor e oferece análises em escala de petabytes para facilitar consultas SQL em grandes conjuntos de dados graças ao poder de processamento da infraestrutura do Google. Elimina a etapa de provisionamento de recursos, além de utilizar infraestrutura sem servidores oferecida pelo Google.

Este data warehouse utiliza escalonamento automático e agiliza o streaming de dados. Com ele, os analistas de dados podem se concentrar na análise para identificar insights relevantes para os negócios, sem precisar gerenciar a infraestrutura. Em suma, oBigQuery é um serviço gerenciado, todo o trabalho pesado fica por conta dele. No fim do dia, sua empresa é capaz de utilizar dados com velocidade para extrair insights e conduzir o negócio com mais agilidade e eficiência, tomando ações imediatas!

BigQuery Omni: a solução aborda gerenciamento de dados complexos em ambientes híbridos e multi-cloud. Agora disponível no GA, permite que as organizações executem análises com dados entre nuvens na Amazon Web Services e no Microsoft Azure. Foi lançado em Beta em 2020 e agora estará disponível para todos os clientes.

Dataflow: é o serviço de processamento de dados totalmente gerenciado do Google Cloud. Garante que os dados sejam processados de forma confiável e consistente exatamente uma vez, para que os engenheiros de dados possam confiar nos resultados que seus sistemas produzem. Os trabalhos no Dataflow são escritos usando o SDK do Apache Beam, que oferece escolha de linguagem de programação para o Dataflow (além da portabilidade).
Com a abordagem sem servidor do Dataflow removendo a sobrecarga operacional das cargas de trabalho da engenharia de dados, as equipes podem se concentrar na programação em vez de gerenciar clusters de servidores.

O escalonamento automático de recursos junto com o potencial de processamento em lote com custo otimizado permite ao Dataflow oferecer uma capacidade praticamente ilimitada para gerenciar os altos e baixos das suas cargas de trabalho sem gastar demais. Esta ferramenta possibilita aos engenheiros de dados alternar facilmente entre os dois modos de streaming em lote, o que significa que os usuários podem experimentar resultados em tempo real e processamento em lote econômico, sem alterações no código.

Spark: disponível no modo preview, Spark no Google Cloud é o primeiro serviço Spark sem servidor e escalonamento automático do mundo para a plataforma de dados do Google Cloud. Ele torna o Spark uma oferta premium no Google Cloud e permite que os clientes comecem em segundos e escalem infinitamente, independentemente de iniciarem no BigQuery, Dataproc, Dataplex ou Vertex AI.

PubSub: é utilizado para capturar dados de variadas fontes e distribuí-los entre aplicações. O Pub/Sub fornece mensagens confiáveis e em tempo real em um serviço global gerenciado que ajuda você a criar a aplicativos simples, confiáveis e flexíveis.

A replicação de mensagens síncrona e entre zonas e o acompanhamento do recebimento de cada mensagem garantem entregas confiáveis a qualquer escala. Já o escalonamento e provisionamento automáticos sem partições eliminam o planejamento e garantem que as cargas de trabalho estejam prontas para produção desde o primeiro dia. A filtragem, a entrega de mensagens inativas e a espera exponencial não sacrificam a escala e ajudam a simplificar seus aplicativos. O PubSub possui integração nativa com Dataflow, o que permite o processamento e a integração confiáveis e expressivos dos fluxos de eventos em Java, Python e SQL.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

workloads
varejo data-driven
custos administrativos
análises preditivas
Google Earth
Google Workspace
Gmail
Backup
retenção de motoristas
Como governos têm usado o Google Earth Engine na prevenção de desastres
desempenho da frota
Dados georreferenciados
público
machine learning
entrega

macbook tamir

- mersin eskort