Google Maps Platform Recursos Google Maps

Quick Builder: Google Maps permite criar soluções em minutos e sem necessidade de código

Quick Builder
Escrito por Karen Ferraz

Antes de conhecer os benefícios do Quick Builder, é importante entender o que é a abordagem “low-code”. Trata-se de uma abordagem visual para desenvolvimento de software que minimiza o uso de códigos no desenvolvimento de aplicações. Ela simplifica a tomada de decisões sobre dados, design e funcionalidades, graças ao uso de uma interface simples que permite a qualquer um construir uma aplicação, sem precisar dominar linguagens de programação.

Pensando em entregar uma experiência mais simplificada e “self-service”, o Google Cloud lançou o Quick Builder, que basicamente oferece um pacote de APIs para facilitar o desenvolvimento de aplicações baseadas nos recursos do Google Maps. A ferramenta permite que qualquer pessoa crie e implemente uma solução em minutos.

Leia mais: Localizador de Produtos do Google Maps: conectando compras online a lojas próximas

Quick Builder: conheça os principais benefícios

  • Interface rápida e simples: o Quick Builder simplifica os processos de implantação de cada solução graças a uma variedade de APIs. Está disponível apenas em desktop para que os desenvolvedores tenham uma visão completa.
  • Visualização em tempo real: fornece uma visão exata do que está sendo criado em seu site à medida que você trabalha.
  • Simplificação do uso de códigos: você não precisa saber programar para começar a construir suas aplicações. Basta seguir as etapas pré-configuradas para projetar sua experiência e personalizar as aplicações de acordo com a necessidade.
  • Customização de soluções: defina como quer projetar sua solução ativando/desativando os recursos sugeridos. Visualize os recursos em tempo real e gere código personalizado com base no que foi selecionado.
  • Implementação facilitada: exporte o código pronto para uso com apenas um clique. Escolha como você deseja implantar seu código inicial: é possível copiar o código para sua área de transferência, exportar para JSFiddle ou incorporar sua solução Quick Builder personalizada em seu site com um único link.
Quick Builder

APIs do Quick Builder

Para conhecer as APIs disponíveis no Quick Builder, basta acessar o Cloud Console e navegar no menu da biblioteca. São elas:

Locator Plus: direcione mais consumidores para sua localização

Crie e customize um localizador para seu negócio, ajude os usuários a encontrar seus locais físicos em um mapa e inclua detalhes importantes, como horário de funcionamento, serviços disponíveis, comentários de usuários e fotos de cada local.

Seja você um varejista que está lançando opções de compra online, retirada na loja ou um banco que deseja ajudar os clientes a encontrar caixas eletrônicos difíceis de identificar, o Locator Plus pode ajudar seus usuários a identificar facilmente o melhor local para visitar.

Address Selection: agilize o checkout e aumente a conversão.

Quando os usuários precisam inserir seus endereços manualmente, eventuais erros podem impactar as conversões e a experiência do usuário, ocasionando problemas na entrega de pedidos ou falhas nas cobranças com cartão de crédito. O recurso “seleção de endereços”, suportado pela API Place Autocomplete do Google Maps, pode ajudar a tornar a experiência de checkin e checkout do cliente mais fácil e rápida, sugerindo instantaneamente endereços precisos e bem formatados com apenas alguns cliques.

Neighborhood Discovery: incremente seus mapas com informações local

Para empresas imobiliárias ou de viagens, seus usuários querem ter uma ideia do que há na vizinhança: proximidade do trabalho, restaurante favorito ou cafeteria. Com o Neighborhood Discovery, você pode criar uma experiência hiperlocal exibindo um mapa com atrações personalizadas e recomendadas.

O Quick Builder é uma ferramenta totalmente visua le intuitiva. Você pode adicionar seus dados, visualizar a aplicação em tempo real e decidir qual dos designs sugeridos pelo Google atende melhor às suas necessidades de negócios.

Quando estiver satisfeito, basta exportar um código de amostra personalizado ou usar nosso recurso Cloud Hosting para incorporar a solução em seu site com apenas uma única linha de código. Com o Quick Builder, você obtém um código personalizado e pronto para produção e consegue implantá-lo em um ambiente de produção mais rapidamente do que nunca.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário