Google Cloud Infraestrutura / Devops

Recursos de nuvem para ambientes multicloud do Google

Google Cloud - Multicloud
Escrito por Karen Ferraz

O Google Cloud, serviço de computação em nuvem do Google, tem o compromisso de atender às necessidades dos clientes, oferecendo opções, flexibilidade e abertura. Isso reflete no ritmo de inovação e lançamento de novos recursos por parte gigante de tecnologia para auxiliar as empresas a avançarem na estratégia multicloud.

Segundo o Gartner, 81% das companhias já estão trabalhando com dois ou mais provedores de nuvem pública. Para permitir que as organizações aproveitem as vantagens de usar vários provedores de nuvem e, ao mesmo tempo, minimizem a complexidade e o custo, o Google Cloud oferece diversos recursos para ambientes multicloud.

Confira abaixo como as soluções Google Kubernetes Engine (GKE), Anthos, Apigee, BigQuery Omni e Looker estão ajudando diversas companhias a aproveitar o melhor de cada provedor de nuvem.

Leia mais: Anthos: a importância da plataforma do Google em estratégias multicloud

Google Kubernetes Engine (GKE)

Ao operar em vários ambientes de nuvem, as empresas geralmente começam procurando consistência e portabilidade. Para facilitar, elas recorrem a contêineres em um formato portátil, que pode ser executado para reempacotar cargas de trabalho em várias nuvens, enquanto se padroniza habilidades e processos de equipes que operam com plataformas.

O Google criou o Kubernetes para gerenciar seus próprios contêineres e disponibilizou essa tecnologia para todas as empresas. E para facilitar ainda mais, lançou o Google Kubernetes Engine (GKE), um serviço confiável, seguro e totalmente gerenciado.

Esta solução baseada em nuvem simplifica a execução de aplicativos em containers, em qualquer lugar (outras nuvens ou on-premise), e não apenas na Google Cloud Platform (GCP).

Anthos

Ter flexibilidade na hora de executar aplicativos onde for preciso, sem que isso aumente a complexidade, é um fator decisivo para muitas companhias escolherem o Anthos. Isso porque muitas empresas – preferem continuar a usar seus investimentos existentes tanto no local (on premise) quanto em outras nuvens, e ter uma camada de gerenciamento comum ajuda as equipes a entregarem serviços de qualidade com baixo custo.

O Anthos é uma plataforma do Google para modernização de aplicativos e operações agnósticas em várias nuvens. Trata-se de uma plataforma de código aberto que integra dezenas de APIs de código aberto, como contêineres Kubernetes, e os fornece como um stack gerenciado. Roda em diferentes nuvens, data centers locais e em dispositivos de borda.

Tudo para você desenvolver implantações híbridas e em várias nuvens com melhor produção, lançamento e gerenciamento de software em nuvem. E o melhor: do jeito que você quiser, e não como dita o fornecedor.

Apigee

O Anthos também permite aproveitar os serviços da Google Cloud em outras nuvens. Um exemplo é o Apigee, que oferece a flexibilidade de implantar APIs em um ambiente híbrido, por meio de recursos como portais de desenvolvedor, monitoramento de API e analytics.

Disponível no Google Cloud, o Apigee é a plataforma de gerenciamento de APIs. Em sua verão híbrida, expõe dados confiáveis que residem em nuvens por meio de APIs para oferecer rapidamente suporte a compilações de aplicativos. Isso quer dizer que você pode gerenciar APIs internas e externas diretamente no Google Cloud.

Com o gerenciamento de APIs unificado, é possível oferecer a desenvolvedores, parceiros e clientes uma experiência consistente de programa de API, aliando segurança e conformidade. Não importa se você está apenas explorando diferentes provedores de nuvem ou se já escolheu uma estratégia híbrida, sua plataforma de gerenciamento de APIs deve oferecer a flexibilidade necessária, como a Apigee.

A solução permite hospedar e gerenciar gateways híbridos de nível empresarial em todo seu data center, no Google Cloud ou em ambos.

BigQuery Omni

Recentemente, o Google lançou o BigQuery Omni, uma versão em várias nuvens do popular serviços de análise do Google. Pela primeira vez, uma empresa pode se conectar diretamente aos seus dados através do Google Cloud, Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure (em breve), gerenciando análises de dados em grande escala rapidamente, sem ter que mover ou copiar conjuntos de dados, em uma única interface de usuário.

Assim, o BigQuery Omni viabiliza análises de dados em ambientes multicloud. Usando o SQL padrão e as mesmas APIs do BigQuery, você poderá dividir os silos de dados e obter insights de negócios valiosos em um único dashboard. E como o BigQuery Omni é baseado no Anthos, você pode consultar dados sem ter que gerenciar a infraestrutura subjacente.

Looker

Para facilitar a jornada multicloud, o Google adquiriu recentemente o Looker, uma plataforma de Business Intelligence em várias nuvens que oferece suporte a diversas fontes de dados e métodos de implantação.

Como parte do Google Cloud, o Looker oferece suporte à hospedagem em nuvens públicas, como AWS, e se conecta a fontes de dados como Redshift, Snowflake, BigQuery e mais de 50 outros dialetos SQL compatíveis. Tudo para que você possa vincular vários bancos de dados, evitar o bloqueio de banco de dados e manter ambientes de dados em várias nuvens.

A plataforma é integrada a várias nuvens de ponta a ponta. Assim, você pode facilmente conectar, analisar e visualizar dados no Google Cloud, Azure, AWS, bancos de dados locais ou aplicativos ISV de SaaS com a mesma facilidade em grande escala e com a confiabilidade e confiança do Google Cloud.

image-2

A Geoambiente é parceira Premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem. Atendemos empresas que são referência de mercado (tanto setor privado quanto público).

Sabemos como maximizar o poder da plataforma para atingir os objetivos do seu negócio. Para saber mais informações sobre como a Geoambiente pode ajudar sua empresa a começar a jornada na nuvem, entre em contato com os nossos especialistas de Google Cloud.

Fale com os nossos especialistas

 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário