Análise GeoEspacial

Geoambiente em campo – Projeto ZEE do Ceará

Escrito por admin

São inúmeras as idas de nossos profissionais a campo durante o desenvolvimento dos mais diversos projetos que a Geoambiente fornece aos seus clientes.

geoambiente_zee_cearaUma delas foi a visita dos nossos especialistas em geoprocessamento, Alex Sousa e Angélica Santos, ao local do projeto de elaboração do  ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico) do Ceará.

A pedido da SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará), a Geoambiente está com a responsabilidade de elaborar os mapeamentos de Uso e Cobertura do Solo e de Unidades Geoambientais (dunas, planícies, praias, entre outros) na escala de 1:10.000. Já a consultoria do projeto fica por conta dos professores Dr. George Satander (UFC) e Dr. Norberto Horn (UFSC).

geoambiente_zee_ceara3O real objetivo deste projeto pela Geoambiente é o mapeamento de Unidades Geoambientais para que a SEMACE possa utilizar essas informações no licenciamento ambiental. Alex exemplifica: “quando alguém deseja construir um resort, hotel ou outro estabelecimento, precisa pedir autorização para a SEMACE, que então recorre ao mapeamento para ver em que contexto está inserida a área do empreendimento, não autorizando assim, ou restringindo, a construção em áreas ambientalmente mais frágeis, como dunas e borda de falésias”.

geoambiente_zee_ceara2Segundo nosso especialista, durante o mapeamento das Unidades Geoambientais surgem dúvidas, e essas visitas a campo são fundamentais para esclarecê-las. Tais visitas também são importantes para a validação dos mapas, sempre feitas em presença da SEMACE e dos consultores.

geoambiente_zee_ceara4

Sobre o(a) autor(a)

admin

Deixe um Comentário