Os mapas do Google Maps são familiares a todos e estão disponíveis também para as empresas se conectarem aos seus clientes, por meio das APIs da Plataforma Google Maps.
A vantagem é que esses mapas podem ser personalizados por meio de diversos recursos de estilização, com o objetivo de criar uma experiência mais atrativa para seus usuários. As opções avançadas de customização estão disponíveis no Google Maps para que você possa personalizar mapas com agilidade e versatilidade. Assim, é possível deixar o mapa do seu site ou app com a cara da sua empresa, ampliando o reconhecimento e engajamento com a marca.
Por exemplo, uma rede de fast food pode personalizar os marcadores que localizam suas lojas e destacar seus estabelecimentos no mapa. Confira a seguir quais as vantagens de ter um mapa Google personalizado em seu site ou app e quais os recursos de personalização de mapas disponíveis na Plataforma Google Maps (GMP).
Quais as vantagens de personalizar um mapa?
- Crie experiências imersivas de marca: ofereça experiências personalizadas baseadas em mapas para promoções ou eventos que estejam em linha com a identidade visual da sua marca.
- Facilite a localização de seus estabelecimentos: seja uma loja física, um caixa eletrônico, um food truck ou até mesmo uma área de estacionamento, com possibilidade de personalizar mapas na nuvem, seus clientes são capazes de encontrar mais facilmente as direções para tais locais.
- Destaque o que está próximo ao seu negócio: ajude os clientes a descobrir outros pontos de interesse localizados nas áreas próximas ao seu negócio, como caixas eletrônicos, farmácias ou cafeterias.
- Apresente as redondezas: com a estilização de mapas na nuvem, fica mais fácil para os clientes terem uma ideia dos arredores de um local, como uma residência, apartamento ou hotel, por meio de visualizações em 3D e pontos de interesse personalizados.
Personalização de mapas no Google Maps
O Google Maps oferece mais de 250 tipos de estilizações para que você possa criar mapas personalizados e detalhados conforme as especificidades da sua organização.
Os recursos de personalização são importantes ferramentas de marketing e branding, já que permitem editar os mapas seguindo uma identidade visual, sendo possível alterar cores, marcadores e outros aspectos, favorecendo o reconhecimento por parte do público. E o melhor: os recursos de estilização permitem personalizar os mapas com muita facilidade, dispensando o uso de códigos complexos. Confira abaixo as possibilidades de personalizar mapas com o Google Maps Platform:
Estilização de mapas baseada na nuvem
Customize o mapa base do Maps que você utiliza no seu site ou app por meio de recursos de estilização de mapas baseados na nuvem. Esses recursos simplificam a personalização, estilização e o gerenciamento de mapas por meio do Console do Google Cloud. Você pode criar uma experiência personalizada para seus consumidores no seu app sem precisar programar códigos a cada alteração de estilo. São centenas de opções que podem ser escolhidas de acordo com necessidades comerciais e de marketing.
Visualização imersiva
O Google disponibiliza um conjunto de recursos de mapas com tecnologia WebGL para a Maps JavaScript API do Google Maps. Essas ferramentas possibilitam aos desenvolvedores mais controle sobre o mapa base vetorial, por meio das opções nas ferramentas de estilização de mapas baseados em Cloud (descritas acima). Recursos como WebGL Overlay View e Tilt & Rotation permitem criar experiências imersivas de mapeamento em 3D.
Marcadores personalizados
Os recursos de personalização de marcadores (pins) do Maps permitem alterar a cor, o fundo, o ícone e o contorno do pino vermelho. Você também pode criar marcadores personalizados usando SVGs, PNGs ou elementos HTML diretamente em seu código, sem precisar usar imagens.
Além disso, os “marcadores avançados” possuem uma experiência mais fluida, podendo ser carregados até 66% mais rapidamente do que os tradicionais. Eles também apresentam recurso de zoom e movimentação mais ágeis, viabilizando o uso de mais marcadores. Há também recursos que ajudam a gerenciar conflitos entre marcadores a cada nível de zoom, definindo prioridades de exibição.
Estilo orientado a dados para conjuntos de dados
Com o estilo orientado a dados para conjuntos de dados, você pode customizar e visualizar facilmente seus dados geoespaciais nos formatos GeoJSON, CSV e KML como pontos, linhas e polígonos em um mapa. Isso torna mais simples a criação de experiências visuais interativas e informativas, proporcionando mais contexto aos seus usuários.
É possível utilizar API Maps Datasets para importar, armazenar e gerenciar seus dados geoespaciais no servidor por meio do Console do Google Cloud, reduzindo custos de infraestrutura, gerenciando o acesso aos dados e atualizando suas informações geoespaciais quando necessário.
Como acessar os recursos do Maps para personalizar mapas?
Ficou interessado nas inúmeras possibilidades de design e estilização da Plataforma Google Maps? Você também pode ter um mapa do Google personalizado no site ou app da sua empresa! A Geoambiente é uma parceira Premier de revenda do Google Maps e ajuda empresas a aproveitarem o máximo dos mapas da plataforma, por meio do uso e integração de diversas APIs.
Nossos especialistas certificados estão preparados para acompanhar a compra e implementação dessas APIs em seus sistemas, bem como atuar no desenvolvimento de novas soluções baseadas no Google Maps.
Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.