Geolocalização Google Maps Platform

Soluções de geolocalização do Google Maps otimizam atendimento em bancos e seguradoras

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Escrito por Karen Ferraz

O Google Maps oferece diversas soluções baseadas em geolocalização para ajudar bancos e seguradoras a melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo aumentando a segurança e tornando as operações mais eficientes.

Essas soluções são baseadas nas APIs do Google Maps, que podem ser integradas a aplicativos e sistemas de organizações financeiras para viabilizar o acesso a dados valiosos entregando experiências seguras e customizadas. A inteligência de geolocalização do Google Maps entra em cena para fornecer informações precisas e confiáveis sobre diversos hábitos de consumo dos clientes.

Por exemplo, é possível confirmar onde uma transação foi realizada ou se um cliente realmente comprou naquela loja. Os impactos positivos do uso de dados de geolocalização na experiência do cliente são inúmeros, tais como:

  • Visão detalhada no mapa do app da organização financeira de onde ocorreu a transação, sendo possível ver o nome da loja e até mesmo uma imagem real da vitrine;
  • Menos chamadas para centrais de atendimento ao cliente dada a possibilidade de acessar a localização das transações e obter mais informações sobre elas;
  • Facilidade na localização do caixa eletrônico ou agência mais próximo a partir de informações em mapas disponíveis nos apps dos bancos, como horário de funcionamento, distância ou tempo estimado de chegada;
  • Mais segurança por meio da detecção inicial de fraudes suportada pela verificação da localização do cliente antes mesmo de a transação ser concluída.

Google Maps: soluções de geolocalização para melhorar a experiência do cliente e agilizar as operações

Transações detalhadas com geolocalização: ajude os clientes entender os gastos

Muitas pessoas consultam seu extrato e não reconhecem uma transação cujo estabelecimento está identificado com abreviações ou identificações que não são o nome fantasia da empresa. A solução Transações Enriquecidas do Google Maps resolve esse problema, uma vez que adiciona o nome do comerciante e a categoria da empresa, uma foto da loja, localização em um mapa e informações de contato completas. Com isso, é mais fácil reconhecer essas transações. O resultado: entrega de experiências melhores e confiança por parte do consumidor, que não precisa ligar para o suporte para esclarecer dúvidas sobre transações.

Outro benefício para os clientes é que eles têm uma visão aprimorada sobre como e onde gastam, considerando que conseguem visualizar melhor as transações a partir de informações como nome do estabelecimento e localização em um mapa.

Locator Plus: facilite a localização de uma agência ou um caixa eletrônico

A solução “Branch and ATM Locator Plus” utiliza as APIs Directions e Distance Matrix do Maps para mostrar informações sobre agências e caixas eletrônicos no mapa mais conhecido do mundo, o Google Maps. A solução traz horário de funcionamento, serviços disponíveis, comentários de usuários, fotos do local, trajeto e o tempo estimado até chegar ao local e muito mais.

Ao utilizarem dados Geoespaciais para fornecer informações adicionais em agências e caixas eletrônicos, organizações financeiras aumentam a satisfação do cliente, além disso, reduzem as chamadas de suporte ao cliente.

Inscrição rápida e verificada: simplifique cadastros e logins em apps e sites

De acordo com o Google, quase 5% de todos os endereços estão inseridos incorretamente durante o cadastro de uma conta, cartão de crédito ou empréstimo. Para evitar erros com endereços digitados manualmente, o Google Maps disponibiliza o Autocomplete, solução que sugere instantaneamente endereços próximos com apenas alguns toques, o que agiliza a finalização de cadastros. O recurso deixa os cadastros e inscrições muito mais rápidos e fáceis para os clientes, aumentando as conversões e taxas de clique. 

Bancos e seguradoras também podem usar o Static Maps em seus apps e sites para mostrar o endereço inserido para confirmação visual, acelerando ainda mais os cadastros mais rápidos! 

Experiências contextualizadas: marketing localizado e personalizado

Utilizando insights dos históricos de compra com o uso de recursos baseados em localização dos clientes, bancos e seguradoras podem entregar experiências contextuais por meio de ofertas personalizadas e programas de recompensa. Segundo dados do Google, as organizações financeiras que utilizam essas funcionalidades verificaram aumento na satisfação dos clientes e no tempo gasto no aplicativo.

Na prática, as APIs do Maps operam em conjunto para empoderar essas empresas na criação de ofertas contextualizadas: o Dynamic Maps apresenta as ofertas ao cliente com recursos visuais e interativos. Já o Place Details integrado indica o tipo de negócio, horário de funcionamento, avaliações, fotos e outras informações. E depois que o cliente escolhe uma oferta, o Directions mostra o melhor trajeto até a loja do comerciante, incluindo estimativas com base no trânsito em tempo real. Ofertas dinâmicas são uma ótima maneira de atrair novos clientes!

Detecção de fraudes: identifique transações suspeitas enquanto elas ocorrem

Empresas do setor financeiro são um alvo visado por hackers e fraudadores. Pensando nisso, o Google Maps, dispõe de recursos que permitem detectar atividades suspeitas, como saques expressivos em caixas eletrônicos, no momento em que ocorrem. Isso é possível com o uso de serviços como o Geocoding ou Distance Matrix, que determinam se a localização do dispositivo do cliente está de fato próxima ao local onde a transação está sendo realizada.

Desse modo, é possível detectar fraudes por meio da distância geográfica antes que o dinheiro seja liberado. Os bancos podem usar o Distance Matrix, por exemplo, para comparar uma transação com o histórico de locais onde o cliente realiza compras. Se um único cliente fizer compras consecutivas no cartão de crédito com tempo e distância que não sejam compatíveis entre si (por exemplo, transações em Curitiba e Belo Horizonte num intervalo de 10 minutos), isso pode ser um importante indicador de fraude.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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