Geolocalização Google Maps Platform

Google Maps: como a geolocalização aumenta a segurança de serviços financeiros?

Escrito por admin

A inteligência de dados de geolocalização do Google Maps é utilizada por instituições financeiras do mundo inteiro, como bancos e fintechs, para uma detecção de fraudes mais eficiente.

As APIs do Google Maps ajudam a identificar atividades suspeitas, como saques em caixas eletrônicos, à medida que ocorrem. Desse modo, os serviços de geolocalização tornaram-se mais uma ferramenta poderosa para o combate à fraude no setor financeiro, permitindo a detecção de transações fraudulentas antes mesmo que elas sejam concluídas.

De acordo com o Google, as organizações financeiras que utilizam as soluções do Google Maps verificaram 70% de redução nas transações fraudulentas usando dados geoespaciais para verificar a identidade dos clientes. Além disso, elas relatam 45% de redução dos falsos positivos na detecção de fraude usando dados geoespaciais para verificar a identidade dos clientes.

Leia mais: Fraudes bancárias: como usar geolocalização para proteger seus sistemas?

Geolocalização: mais segurança nos serviços financeiros

  • Identificação de transações suspeitas enquanto elas ocorrem

Enquanto fraudadores tentam realizar transações fraudulentas, serviços como o Geocoding API ou Distance Matrix API do Google Maps são cruciais para determinar se a localização do dispositivo do cliente está de fato próxima ao local onde a transação está sendo executada.

Funciona assim: as empresas podem usar a localização do dispositivo móvel ativada pelo cliente para sinalizar atividades suspeitas com base na distância geográfica, como um saque em um caixa eletrônico que é feito distante do dispositivo do cliente.

  • Identificação de padrões suspeitos de despesas

As suspeitas de fraude também podem ser detectadas com base na distância geográfica. O Google Maps reconhece padrões suspeitos de transações, já que os bancos podem usar a Distance Matrix para comparar onde uma série de transações ocorrem.

Por exemplo, se um único cliente fizer compras consecutivas no cartão de crédito com tempo e distância que não sejam compatíveis entre si (por exemplo, transações em São Paulo e Rio de Janeiro num intervalo de 15 minutos). Essas informações podem ser um importante indicador de fraude.

As APIs do Google Maps também ajudam as organizações a reconhecer padrões de transação suspeitos, como uma compra feita em um local distante de uma transação recente.




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