Google Maps Platform Recursos Google Maps

Google Maps: como implementar o recurso Local Context

Local Context
Escrito por Karen Ferraz

O recurso Local Context do Google Maps permite que sua empresa ofereça aos usuários a possibilidade de explorar o contexto de um local. Com essas informações locais, seus consumidores podem ver detalhes precisos de lugares próximos e acessar avaliações, comentários, fotos e direcionamentos. Tudo isso sem precisar sair do seu site!

Essa funcionalidade pode ser facilmente implementada em seu aplicativo web. Além disso, é possível personalizar o Local Context para que ele se pareça com a sua marca.

Leia mais: Plus Codes: como usar o recurso do Google Maps que permite encontrar uma localização precisa sem endereço

Local Context: quais os principais benefícios para o seu negócio?

Há diversas vantagens em integrar o Local Context ao seu mapa do Google Maps. Veja algumas abaixo.

  • Exiba informações locais por meio de uma ferramenta simples
    O Local Context reúne as melhores capacidades do Maps, Routs e Places em uma única experiência. Com ele, os usuários podem interagir com dados ricos do Google Places.
  • Engaje seus clientes com seu aplicativo da web
    Forneça aos clientes a experiência familiar do Google Maps diretamente em seu aplicativo da web, dispensando a necessidade de abrir uma nova guia ou aplicativo. Assim, eles podem explorar uma área clicando em marcadores ou em uma galeria de fotos dos lugares próximos.
  • Personalize seu mapa
    Ajude os consumidores a tomarem decisões rápidas exibindo apenas lugares relevantes. Selecione quantos tipos de lugar e quantos lugares você quer mostrar em seu mapa. Personalize aparência do seu mapa para combinar com seu aplicativo da web, alterando cores dos marcadores, ícones do local e a posição dos principais elementos da interface do usuário.
  • Forneça uma experiência local rica
    Permita que os clientes tenham acesso a avaliações, comentários, fotos, preços e outras diversas informações com apenas um toque no marcador ou foto. Também é possível exibir o tempo estimado de caminhada e as direções para pontos de interesse quando um cliente clica nesses pontos.

Como implementar o recurso Local Context?

O Local Context do Google Maps pode ser integrado a seu aplicativo da web de forma simples e rápida, com apenas algumas linhas de código.

Confira a seguir o passo a passo para implementá-lo:

  1. Ao carregar a API JavaScript do Google Maps, adicione a biblioteca e defina a versão da API (o Local Context está disponível atualmente para a versão beta).
  1. Crie o objeto LocalContextMapView com base nos seguintes parâmetros:

    • Elemento para o qual você deseja obter LocalContextMapView.
    • placeTypePreferences (parâmetro que mostra até 10 tipos de locais pesquisados). Confira quais tipos suportados no site.
    • maxPlaceCount (número de lugares a serem mostrados no mapa). Possui um valor no intervalo de <0; 24>, sendo que o 0 significa que a biblioteca do Local Context não carrega um único lugar no mapa.
    • directionOptions (parâmetro opcional para definir o ponto de origem). Após selecionar um local na GUI e definir este parâmetro, obtém-se uma rota e o tempo estimado de chegada.

3. Em seguida, defina um mapa. A visualização do mapa é a primeira solicitação quando o centro do mapa e a ampliação são definidos. No exemplo a seguir mostramos um evento que esconde detalhes sobe o local quando você clica em qualquer local no mapa.

4. Você também pode definir sua localização aproximada como um ponto central do mapa de contexto local usando as funções de geolocalização HTML5 do navegador. Toda vez que o usuário atualizar a página, ele precisará confirmar que concorda em compartilhar seu local atual. Após isso, os tipos de lugares escolhidos nas proximidades aparecerão no mapa.

É necessário modificar seu código para adicionar a geolocalização:

Se o navegador não conseguir definir o local, você receberá uma mensagem de erro e a página carregará o local padrão. Para criar o mapa de contexto local utiliza-se uma função diferente:

Por fim, você obtém sua localização aproximada:

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário