Google Cloud IA / Machine Learning

IA Google: como adotar o uso responsável para empresas?

Um homem parado em frente a uma parede de telas de televisão. O homem está ao lado de um símbolo de segurança escrito "Responsible Artificial Intelligence – RAI". A imagem simboliza o título do artigo "IA Google: como adotar a uso responsável para empresas?"

O Google é uma empresa pioneira em inteligência artificial e, mais recentemente, apresentou ao mercado importantes avanços no mundo corporativo, como o Gemini, seu modelo de IA mais avançado até agora, e o Gemma, conjunto de modelos pré-treinados. Em paralelo, a big tech também se destaca na discussão sobre uso responsável da IA, definindo diretrizes de ética, responsabilidade, segurança e transparência no emprego desta tecnologia. 

A inteligência artificial responsável (Responsible Artificial Intelligence – RAI) é uma das bandeiras levantadas pelo Google. Este conceito ganha destaque à medida que o uso da IA acelera nas mais diversas áreas. A RAI tem por objetivo garantir um processo de desenvolvimento e operação de sistemas de IA em linha, desde o princípio, com os valores éticos. 

Se sua empresa quer garantir o uso consciente da inteligência artificial, veja como as premissas e políticas da IA Google podem ajudar.

IA do Google: princípios para a aplicação responsável

A inteligência artificial responsável é uma das bandeiras levantadas pelo Google. A companhia tem como propósito oferecer ao mercado uma “IA com base em valores”, a fim de entregar uma “IA que funcione para todos”. 

As práticas recomendadas pela Google para uma utilização prudente da inteligência artificial são baseadas em: 

  • Justiça: construção de sistemas de IA justos e inclusivos para todos;
  • Interpretabilidade: capacidade de compreender, controlar e depurar sistemas de IA;
  • Privacidade: abordagem que equilibre adequadamente privacidade e a utilidade, bem como ofereça transparência e controle aos indivíduos sobre seus dados e; 
  • Segurança: garantir a segurança de sistemas de IA e proteção contra ameaças.

Para guiar o desenvolvimento e aplicação éticos da IA, o Google tem como princípios:

1. Ser socialmente benéfico:

Considera fatores sociais e econômicos, avançando apenas em direção a oferecer benefícios que superam substancialmente os riscos e desvantagens previsíveis.

2. Evite criar ou reforçar viés injusto:

Tanto os algoritmos como os conjuntos de dados de IA podem refletir ou reforçar vieses injustos. Assim, esse princípio visa evitar impactos injustos nas pessoas, especialmente aqueles relacionados à raça, etnia, gênero, renda, nacionalidade, orientação sexual, e crença religiosa ou política.

3. Ser construído e testado para segurança:

Garante o compromisso com práticas fortes de segurança para evitar resultados não intencionais que gerem riscos. Os sistemas de IA do Google são projetados segundo melhores práticas em pesquisa de segurança de IA, com testes em ambientes controlados e monitorados posteriormente à implantação.

4. Ser responsável perante as pessoas:

O princípio destaca a missão de projetar sistemas de IA que dão oportunidades para feedback, explicações relevantes e recursos. Com isso, as tecnologias de IA Google estão sujeitas a controle humano adequado.

5. Incorporar princípios de design de privacidade:

Esses princípios são incorporados no desenvolvimento e uso das tecnologias de IA, com a preocupação de aviso e consentimento sobre seu uso. Além disso, há incentivo ao uso de arquiteturas com proteções de privacidade, transparência e controle sobre uso de dados.

6. Manter altos padrões de excelência científica:

Compromisso com a investigação aberta, rigor intelectual, integridade e colaboração, mantendo altos padrões de excelência científica no desenvolvimento da IA.

7. Estar disponível para usos alinhados aos princípios:

Foco em limitar aplicações com potencial abusivo e prejudicial, garantindo a avaliação dos usos prováveis sob a ótica do propósito e uso primário, natureza e singularidade e natureza do envolvimento do Google.

Práticas de IA recomendadas pelo Google:

  • Utilização de uma abordagem de design centrada no ser humano;
  • Implementação de métricas variadas para avaliar o treinamento e o monitoramento;
  • Investigação de dados brutos;
  • Compreensão das limitações do seu conjunto de dados e modelo;
  • Testar quantas vezes for preciso;
  • Monitoramento e atualização contínua após implementação do sistema.

Vantagens de uma IA baseada em valores

A adoção das tecnologias de IA do Google oferece diversas vantagens do ponto de vista da RAI. São elas:

Desenvolvimento de produtos mais responsáveis e seguros com a IA Google

As tecnologias de IA do Google são mais bem-sucedidas quando oferecem benefícios a todos. Por isso a importância de avaliar os sistemas de IA e garantir que funcionem conforme seus objetivos, garantindo a criação de produtos responsáveis.

Garantia de confiança dos usuários

O Google defende a ideia de que as empresas podem lucrar com a IA, sem abrir mão de compromissos éticos. Por isso, negócios que buscam aplicar soluções de inteligência artificial podem priorizar produtos com base nos compromissos e nas práticas que embasam essas ofertas. Dessa forma, a adoção de uma abordagem de IA responsável é o caminho para gerar confiança entre os clientes.

Cultura de inovação responsável

As organizações devem estimular tanto os tomadores de decisões de IA quanto os desenvolvedores sobre o uso prudente da tecnologia, levando em conta que o uso ético impulsione a inovação atrelada à missão e valores organizacionais. 

IA responsável para sua empresa

O Google adota a IA responsável “por design”, ou seja, desde o início da concepção de seus sistemas. À medida que a aplicação da IA ganha impulso por meio de inovações como Gemini e Gemma, sua empresa deve se atentar para os princípios e boas práticas que garantem o uso ético e responsável.

A Geoambiente, parceira Premier do Google, possui uma equipe certificada capaz de orientar tomadores de decisões e desenvolvedores na implementação consciente. 

Conte com a Geoambiente para construir uma jornada de IA responsável na sua empresa!

image-2

A Geoambiente, revendedora oficial do Google Cloud, possui especialistas certificados nas soluções de IA do Google que podem ajudar seu time de desenvolvimento a abraçar as novas tecnologias.

Saia na frente e impulsione o uso da IA na sua organização com o apoio da Geoambiente.

Fale com os nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Victor Hugo Ferreira

Customer Engineer
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em computação, é 5 vezes certificado como especialista em Google Cloud. Conta com amplo conhecimento sobre a plataforma e seus recursos para o desenvolvimento de soluções. Entre suas certificações, estão os títulos de Professional Cloud Architect e Professional Machine Learning Engineer.

Deixe um Comentário