Analytics / Big Data Google Cloud

Google Cloud Platform pode apoiar análises na Segurança Pública

Agente policial em frente a uma tela de computador analisando um mapa. A imagem representa o uso de Google Cloud e Maps para análises de Segurança Pública.
Escrito por Thamirys Santana

Os dados são cruciais para auxiliar os órgãos públicos e agentes de segurança pública a tornarem suas operações mais inteligentes e eficientes. A Google Maps Platform (GMP) e a Google Cloud Platform oferecem recursos que apoiam a análise e operações de segurança, permitindo atender às demandas dos cidadãos com mais qualidade e assertividade.  

A Google Maps Platform oferece recursos baseados em dados de geolocalização que podem ser utilizados pela segurança pública para obter mais eficiência operacional. Um exemplo é o Heatmaps, ferramenta de inteligência geoespacial do Google que facilita a  análise criminal. 

Já o Google Cloud, plataforma de nuvem do Google, é conhecida por suas ferramentas de análises, como BigQuery e Looker. Esses recursos ajudam a tornar os dados de segurança ainda mais inteligentes, permitindo extrair insights sobre criminalidade, apoiando as investigações. 

Entenda a seguir como os órgãos de segurança podem se beneficiar desses recursos para garantir a preservação da ordem pública. 

Heatmaps (Mapas de Calor)

O Heatmaps (mapas de calor, na tradução) é um recurso do Google Maps que permite a visualização de mapas a partir da intensidade dos dados em pontos geográficos. Com o Mapa de Calor, é possível analisar regiões com mais ocorrências criminais e articular ações preventivas. 

O recurso permite a identificação e análise de padrões dos crimes por setor/região, possibilitando a articulação de estratégias com base em dados em tempo real. Esta ferramenta ajuda no gerenciamento de operações especiais da polícia, tornando-as mais eficientes graças à inteligência geográfica. 

Os agentes podem acessar informações em tempo real a partir de mapas interativos, bem como dados sobre fenômenos associados à criminalidade ou violência. Como exemplo, é possível visualizar no mapa de calor as áreas de maior intensidade de ocorrências, que podem ser mostradas em vermelho e as de menor intensidade em verde. 

Celular com tela que expõe um mapa de calor.

Exemplo do recurso Heatmaps. Fonte: Google.

A análise de crimes por região com base nos registros de ocorrências é um fator crucial para o planejamento de ações em segurança pública. Dessa forma, o recurso Heatmaps possibilita:

  • Identificação e análise de padrões dos crimes por setor/região;
  • Gerenciamento de operações especiais da polícia;
  • Tomada de decisão com base em dados em tempo real;
  • Ações policiais mais eficientes graças à inteligência geográfica;
  • Acesso a informações em tempo real a partir de mapas interativos;
  • Dados sobre fenômenos associados à criminalidade ou violência.

BigQuery

O BigQuery, serviço de armazenamento (data warehouse corporativo) e análise totalmente serverless (sem servidor) do Google Cloud, é ideal para lidar com dados em grandes volumes, apoiando órgãos de segurança a obterem insights valiosos de forma simples.

Dispensa o uso de servidor e oferece análises em escala de petabytes para facilitar consultas SQL em grandes conjuntos de dados, graças ao poder de processamento da infraestrutura do Google. Assim, os analistas de inteligência policial podem se concentrar no estudo para identificar percepções relevantes e melhorar a eficiência de ações, sem precisar gerenciar a infraestrutura. 

Além disso, o BigQuery garante a gestão da governança de dados. Com ele, é possível implementar governança de acesso e defini-los em diferentes contextos, restringindo que apenas áreas e equipes específicas possam fazer consultas mais complexas, enquanto outras áreas acessam ferramentas de visualização mais amigáveis com dashboards prontos. Assim, é possível garantir segurança e privacidade de dados sensíveis às operações de segurança e inteligência policial.

O BigQuery permite diversos tipos de análises:

Análise em tempo real:

Baseada em eventos ajuda a responder a demandas em imediatas e ganhar velocidade na implementação de ações, o que pode ser crítico em situações como o combate do crime organizado. Este tipo de análise tem como base os recursos de streaming do BigQuery, que fazem a gestão de dados de streaming automaticamente e os disponibilizam, ao mesmo tempo, para consulta. Dessa forma, é possível tomar decisões com agilidade com informações atualizadas. 

Análise preditiva: 

Crucial para simplificar operações, otimizar os custos operacionais e reduzir riscos. Por meio do BigQuery ML, analistas podem criar e executar modelos de ML com ferramentas e planilhas de Business Intelligence. Estas análises preditivas ajudam a identificar as regiões com maior probabilidade de incidência de crimes com base em padrões históricos e outras variáveis. 

Análise de registros:

Permite extrair insights de seus dados de registro. Armazene, explore e execute consultas nos dados gerados de servidores, sensores e outros dispositivos com o Google SQL. Ou então, analise dados de registros em conjunto com outros dados (como dados de outros órgãos públicos e departamentos) para ampliar análises criminais

Looker: visualização de dados para a inteligência policial

O Looker é a plataforma de business intelligence, análise incorporada e aplicativo de dados do Google Cloud. O recurso democratiza a análise de dados com a criação de dashboards e permite que qualquer pessoa analise, explore e crie visualizações de dados, que podem ser compartilhadas com um simples link. 

Trata-se de uma importante ferramenta capaz de suportar decisões relacionadas à segurança pública. Por meio do Looker, os agentes podem visualizar dados como crimes por categorias, quantidade de ocorrências por local, dentre outros, tudo isso em tempo real, conseguindo tomar decisões com base em insights confiáveis e atualizados.

Veja mais exemplos de como o Looker guia a tomada de decisões estratégicas e operacionais para:

Otimizar a tomada de decisões:

Analise, visualize e tome decisões com base em insights confiáveis e atualizados. Tome decisões mais fundamentadas com uma arquitetura moderna no banco de dados e uma poderosa camada semântica que oferece métricas regidas em tempo real. Como exemplo, é possível tomar decisões orientadas por dados para a definição de recursos por local (policiamento de duas ou quadro rodas, força tática, etc.)

Gerenciamento de indicadores operacionais e administrativos:

Gerar relatórios e estudos com dados sobre a efetividade de ações também é possível com o Looker. Órgãos públicos podem avaliar inúmeras variáveis, como a quantidade de crimes totais por período e quantidade de vítimas de um delito específico. O cruzamento de informações e análises comparativas também são possíveis e auxiliam no monitoramento sobre a evolução das tendências dos principais indicadores criminais do período.

Estudos qualitativos:

Em conjunto das análises quantitativas, também é possível explorar estudos qualitativos, como exemplo para compreensão do “modus operandi” dos criminosos: análise de variáveis relacionadas à criminalidade (como horários, regiões, tipo de ocorrência, tipo de crime, entre outras) para compreensão de padrões adotados pelos criminosos. 

Como a segurança pública pode obter esses recursos para análises?

Além do Heatmaps, o Google Maps fornece acesso às organizações de segurança pública a uma variedade de dados de localização e funcionalidades por meio de APIs. Essas APIs de geolocalização podem ser integradas a sistemas e aplicações que ajudam a melhorar o atendimento aos cidadãos, reduzir custos operacionais e a desenvolver ações estratégicas para manter a ordem.

Os recursos de inteligência de geolocalização do Maps contribuem para processos como roteirização de viaturas e aplicações para registro de ocorrências. Já a integração com os recursos de análises do Google Cloud Platform ajudam a tornar os dados de segurança pública mais inteligentes.

A Geoambiente é Parceira Premier do Google há 10 anos, atuando com revenda oficial de todo ecossistema, como Cloud e Maps, incluindo os recursos que permitem aos governos a tomarem decisões baseadas em dados.

Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina estão entre alguns dos clientes da Geoambiente na área de segurança pública. 

Nossos especialistas certificados em Google Maps Platform e Google Cloud Platform ajudam no mapeamento de dados em diversas fontes, bem como na definição das soluções necessárias para alavancar análises e operações de segurança. Atuamos na criação de pipelines para organizar dados disponíveis, implementação de governança e definição de ferramentas apropriadas para acesso. Acompanhamos a implementação em todo o ciclo de vida do dado, disponibilizando treinamentos e suporte especializado a todas as APIs e recursos de Google Maps Platform e Google Cloud Platform.

Fale com os nossos especialistas

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

Deixe um Comentário