Google Workspace Recursos Google Workspace

Google Workspace: trabalhe com seus dados em total segurança

Google Workspace
Escrito por Karen Ferraz

O Google Workspace é utilizado por mais de cinco milhões de organizações em todo o mundo, desde grandes bancos e varejistas com milhares de colaboradores até startups em rápido crescimento. O serviço inclui ferramentas de colaboração e produtividade desenvolvidas para ajudar as equipes a trabalhar juntas com segurança de maneiras novas e mais eficientes, não importa onde os membros estejam localizados ou qual dispositivo eles usam.

O serviço possui requisitos de segurança que protegem seus colaboradores contra ameaças cibernéticas, evitando a perda de dados e atendendo aos requisitos de compliance. Para se ter uma ideia do volume de dados transmitidos com segurança pelos apps de produtividade, somente o Gmail verifica mais de 300 bilhões de anexos em busca de malware toda semana e impede que mais de 99,9% de spam, phishing e malware cheguem aos usuários.

Assim, o Google tem como prioridade proteger as empresas que utilizam Workspace contra ameaças de segurança de todos os tipos, inovando novas ferramentas de segurança para usuários e administradores, e fornecendo aos nossos clientes um serviço de nuvem seguro.

Entenda a seguir como sua organização pode trabalhar de maneira colaborativa, sem abrir mão da segurança!

Leia mais: Google Workspace: versões empresariais e motivos para migrar

Google Workspace: seus dados com total segurança

O Google Workspace, pacote de produtividade baseado em nuvem do Google, opera na mesma infraestrutura de nuvem do provedor, o que garante melhor segurança do que muitas soluções locais tradicionais e permite que sua organização se beneficie dos mesmos níveis de proteção.

Entenda por que as empresas confiam no Workspace para trabalhar de forma segura:

Proteção contra ameaças cibernéticas antes que elas apareçam

As defesas automáticas da tecnologia de IA do Google impedem que as ameaças interrompam o trabalho. Com isso, é possível agir rapidamente, identificando, fazendo a triagem, respondendo às ameaças e implementando práticas recomendadas de segurança. Esteja à frente dos invasores usando apps nativos da nuvem executados na infraestrutura global do Google.


Trabalho mais seguro de qualquer lugar, em qualquer dispositivo

Proteja os dados da empresa em vários dispositivos, incluindo Android, ChromeOS, iOS, macOS ou Windows. Com os controles de acesso, você pode garantir que apenas as pessoas certas, nas condições certas, possam acessar as informações confidenciais. Também é possível controlar o compartilhamento de dados internos e externos e evitar vazamentos que possam comprometer seus resultados.


Simplificação das iniciativas de compliance

Obtenha visibilidade sobre as ações do provedor de nuvem e controle o acesso aos seus dados com o Assured ControlsGoogle Workspace. Gerencie o acesso aos dados de terceiros, como governos estrangeiros, com a criptografia do lado do cliente. Você pode evitar penalidades por não conformidade utilizando uma solução certificada pelos padrões mais rigorosos.


Conheça os recursos zero trust do Workspace: mais segurança e compliance

  • Acesso baseado no contexto: permite criar políticas de controle detalhadas para apps com base em atributos como identidade do usuário, local, status de segurança do dispositivo e endereço IP. Pode ser usado para verificar se um dispositivo está em conformidade com sua política de TI.
  • Prevenção contra perda de dados e gerenciamento de direitos de informação: as regras da Prevenção contra perda de dados (DLP) ajudam a controlar o conteúdo que os usuários compartilham em arquivos fora da organização. Com a DLP, você controla o que os usuários compartilham e evita a exposição acidental de informações confidenciais, como números de identidade ou cartões de crédito.
  • Regra de confiabilidade e classificação de IA para Google Drive: com as regras de confiabilidade, é possível criar políticas granulares para controlar quem tem acesso a determinados arquivos do Google Drive. Já a classificação é feita de forma automatizada uma vez que o administrador determina as políticas que aplicam marcadores aos arquivos do Drive automaticamente para atender às necessidades de segurança de dados da sua organização.
  • E-mail automático e defesas contra spam, phishing e malware: o administrador consegue proteger os e-mails recebidos contra phishing e software malicioso (malware) e escolher que ação tomar com base no tipo de ameaça. Por exemplo, é possível mover conteúdo suspeito para a pasta “Spam” ou deixá-lo na sua “Caixa de entrada” com um aviso. Todas as configurações de segurança podem ser personalizadas para os usuários e as equipes com o uso de unidades organizacionais.
  • Criptografia de dados em trânsito e em repouso: a criptografia é uma parte importante da estratégia de segurança do Google Workspace, ajudando a proteger seus e-mails, chats, videochamadas, arquivos e outros dados. A empresa criptografa determinados dados enquanto eles são armazenados “em repouso” —armazenados em um disco (incluindo unidades de estado sólido) ou mídia de backup. Mesmo que um invasor ou alguém com acesso físico obtenha o equipamento de armazenamento que contém seus dados, ele não poderá fazer a leitura dos mesmos, já que não possui as chaves de criptografia necessárias. Em segundo lugar, todos os dados do cliente são criptografados enquanto estão “em trânsito” — viajando pela Internet e pela rede do Google entre os datacenters. Caso um invasor intercepte essas transmissões, só poderá capturar dados criptografados.




A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos e nosso time é composto por especialistas certificados para ajudar a sua empresa a trabalhar de forma colaborativa e segura com o Google Workspace. Oferecemos acompanhamento em todas as etapas do projeto, partindo da sugestão do plano ideal, seguido pela aplicação e utilização da plataforma até o monitoramento e suporte mensal.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário