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Gemini no Workspace: guia de prompts para melhores resultados

Gemini no Workspace: guia de prompts para melhores resultados
Escrito por Thamirys Santana

Como escrever prompts (instruções simples) mais eficazes com o Gemini no Workspace? Neste guia, você confere tudo sobre como escrever direcionamentos funcionais para que a IA generativa do Google, o Gemini AI, te ajude a ser mais produtivo nos aplicativos da plataforma Workspace. 

E o melhor: com a atualização recente, os recursos já estão liberados em português.

Como o Gemini integrado ao Workspace pode te ajudar no dia a dia? Aqui vão algumas atividades que você pode realizar com simples instruções:

  • Melhora na escrita
  • Criação de imagens originais
  • Resumo de informações e destaque de insights
  • Organização de dados
  • Pesquisa de temas desconhecidos
  • Identificação de tendências, sintetização de informações e detecção de oportunidades de negócios

Aproveite toda facilidade que a IA generativa do Google oferece para ajudar você a focar no que importa! Vamos começar? 

Como escrever prompts eficazes?

Antes de iniciar, apresentamos algumas dicas para você ser mais assertivo na escrita dos prompts e colocar em ação todo potencial do Gemini integrado ao Workspace:

1. Utilize linguagem natural: escreva naturalmente, como se estivesse conversando com uma pessoa e não com uma máquina.

2. Seja específico e não tenha receio de ser repetitivo: comunique ao Gemini o que você precisa que ele faça com clareza, fornecendo o contexto. Por exemplo, informe ações que você quer que a AI faça, como resumir, escrever, criar, mudar o tom, etc. Também é importante adequar as solicitações se os resultados não forem o que você desejava. 

Utilize prompts de acompanhamento, bem como um processo iterativo de revisão e refinamento para obter resultados melhores.

As 4 áreas principais: persona, tarefa, contexto e formato

Há quatro áreas principais que devem ser consideradas para escrever um prompt assertivo! Não é necessário usar todas, mas vale utilizar algumas para obter o resultado que deseja. São elas:

  • Persona: pessoa a quem se destina;
  • Tarefa: a ação que você quer que o Gemini execute;
  • Contexto: o cenário da ação em que o e-mail deve ser baseado;
  • Formato: como deve ser a criação, por exemplo, em lista, tópico, passo a passo, texto corrido, etc. 

Veja dois exemplos de prompts que usam todas as quatro áreas. Eles podem ser utilizado para escrever instruções de comando à IA no Gmail e no Google Docs:

Você é um gerente de produto do Google Cloud. Redija um e-mail de resumo executivo para [persona] baseado em [detalhes sobre os documentos relevantes do programa]. Escreva o e-mail em tópicos.

Você é um gerente do RH. Redija um e-mail de resumo para [persona] com base em [documentos sobre como aderir ao novo plano de saúde da empresa]. Escreva forma de lista.

Funcionalidades do Gemini integrado ao Google Workspace

Para utilizar o Gemini no Workspace, basta entrar no aplicativo desejado e selecionar as respectivas funcionalidades:

  • “Ajude-me a escrever”: clique quando estiver no Google Docs ou Gmail.
  • “Ajude-me a organizar”: selecione quando estiver no Planilhas Google.
  • “Crie uma imagem com Gemini”: selecione quando estiver no Google Slides.
  • “Crie imagens de fundo”: clique quando estiver no Google Meet.

Prompts em ação:

A seguir, descrevemos exemplos de prompts para o uso em algumas áreas empresariais. Inspire-se neles para otimizar o seu trabalho com a IA do Google.

Prompts para a área de Recursos humanos

Para as demandas da área, os recursos de IA Generativa podem auxiliar a:

  • Gerenciar o processo de recrutamento;
  • Comunicação com o candidato;
  • Fazer o onboarding de colaboradores;
  • Apresentar informações e elaborar pesquisas de acompanhamento.

Exemplo (Gemini no Docs): você definiu algumas contratações e quer se comunicar com os candidatos sobre isso. Abre um arquivo do Google Doc com as notas sobre cada candidato. Você quer utilizar o Gemini no Google Docs, para isso, seleciona a função “Ajude-me a escrever”.

Tela do Google Docs com a função "Help me to write" aberta para a inserção do prompt.

Fonte: Google

Você pode digitar:

Estou escrevendo um e-mail para candidatos a empregos que acabaram de concluir o processo de entrevista. Crie um modelo para uma carta de oferta para o [candidato selecionado] para o [cargo] com uma solicitação para agendar uma videochamada visando discutir benefícios, remuneração e data de início.

Prompts para a área de Marketing

Nas atividades da área de marketing, os recursos de IA Generativa são úteis para:

  • Criar e gerenciar conteúdo e distribuição;
  • Esboçar comunicações de aquisição de clientes;
  • Criar campanhas de inbound marketing;
  • Obter inspirações para conteúdos de blog;
  • Criar postagens para mídias sociais.

Exemplo (Gemini no Google Planilhas): você quer rastrear com eficiência como e onde uma campanha de marketing foi divulgada. Basta abrir o Google Planilhas e selecionar “Ajude-me a organizar”. Você pode digitar:

Crie um rastreador de projeto para divulgação de conteúdo e inclua colunas para canal, proprietário, URL e nível de prioridade (baixo, médio, alto).

Prompts para a Gestão de Projetos

O Gemini pode auxiliar em diferentes demandas na gestão de projetos, por exemplo:

  • Relatório sobre o status do projeto;
  • Gerar uma retrospectiva do projeto;
  • Desenvolver um rastreador de problemas e comunicações relacionadas.

Exemplo (Gemino no Google Docs): você acabou de sair de uma videochamada com todas as partes interessadas do projeto e agora deseja resumir o que foi discutido e acompanhado com itens de ação atribuídos. No Google Doc, com a transcrição da reunião, você solicita ajuda do Gemini selecionando “Ajude-me a escrever”. Você pode digitar:

Resuma a transcrição desta videochamada em um pequeno parágrafo. Nos marcadores, destaque os itens de ação, decisões feitas e proprietários de cada item com base em [transcrição da chamada].

Prompts para a Área Comercial

São exemplos de uso da IA Generativa para a área comercial:

  • Elaborar propostas;
  • Gerar materiais personalizados para relacionamento com o cliente;
  • Preparar treinamentos.

Exemplo (Gemini no Google Docs): você acabou de fazer uma ótima ligação com um cliente e agora deseja usar as anotações sobre a reunião feitas no Google Docs para redigir um e-mail. Basta acionar o Gemini no Docs selecionando “Ajude-me a escrever”. Você pode digitar:

Redija um e-mail de acompanhamento personalizado para [cliente] após uma conversa inicial. Resuma pontos-chave que discutimos e abordamos quaisquer questões pendentes.

Como começar a utilizar o Gemini no Workspace?

Viu como a IA generativa pode otimizar o trabalho das mais diferentes áreas da sua empresa por meio de prompts bem simples? O Gemini AI agora está integrado aos apps do Workspace para planos empresariais e atualizado em português.

O Gemini para Workspace está disponível em dois planos: Gemini Enterprise, que substitui o Duet AI for Workspace Enterprise, e Gemini Business, mais acessível, ampliando o uso da IA generativa para equipes e organizações de todos os tamanhos.

Confira os detalhes abaixo e experimente o Gemini for Workspace:

Gemini Business:

  • Assistente de IA para equipes de todos os tamanhos;
  • Disponível no Gmail, Documentos, Apresentações, Planilhas e Meet;
  • Modelos de inteligência artificial mais eficazes do Google.
  • Segurança e privacidade de nível empresarial;
  • Atende às necessidades dos usuários comerciais típicos.

Gemini Enterprise:

  • Inclui todos os benefícios do Gemini Business;
  • Reuniões avançadas com legendas traduzidas para mais de 15 idiomas;
  • Acesso e uso completos do Gemini.

Agora que você conhece os benefícios do Gemini for Workspace, utilize a IA generativa do Google para economizar tempo e impulsionar a criatividade de suas equipes. Entre em contato com os especialistas da Geoambiente para começar a adotar a IA no dia a dia da sua organização!

Sobre o(a) autor(a)

Thamirys Santana

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.

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