Google Maps Platform Omnichannel

Pickup in Store: como implementar recurso “compre online e retire na loja” do Google Maps

Pickup in Store Google Maps
Escrito por geoamb

A experiência Pickup In Store, ou seja, aquela em que o consumidor opta por comprar online e retirar os produtos na loja física, ganha impulso à medida que os consumidores priorizam a conveniência. Entenda como varejistas podem se beneficiar da aplicação Pickup Store disponível na Plataforma Google Maps.

Estar presente onde, quando e como o cliente desejar tornou-se uma espécie de mantra dos novos tempos. As plataformas digitais inauguraram novos hábitos de compra, enquanto varejistas foram desafiados a modernizar serviços e oferecer uma experiência ominichannel. De olho no futuro, a tendência “Buy Online and Pickup in Store” (BOPIS) deve se manter entre as preferências dos consumidores, mesmo após a pandemia.

Graças à Plataforma Google Maps, as varejistas podem implementar o Pickup In Store, ou coleta na loja, e permitir a retirada nas lojas de produtos comprados no e-commerce. As funcionalidades da plataforma são extremamente úteis para os varejistas na hora de ajudar os clientes a encontrar a loja mais próxima para a retirada do pedido, como detalha Thiago Sailer, gerente de contas Google Maps da Geoambiente, no vídeo a seguir:

A aplicação de Pickup in Store do Google Maps permite que, ao efetuar a compra, o consumidor tenha a opção de escolher em qual loja quer retirá-la. A solução então exibe, em um mapa, uma lista de lojas a partir de sua localização. Ao mesmo tempo, o recurso possibilita ao varejista a visualização e gerenciamento da logística, desde os centros de distribuição, passando pelos pontos-de-venda, até chegar na localização dos consumidores.

Conheça as vantagens do Pickup In Store

A aplicação Pickup In Store é uma das possibilidades que os varejistas podem implementar em suas lojas a partir da plataforma Google Maps. Comprar online e retirar nas lojas físicas apresenta diversas vantagens, tanto para o consumidor, quanto para o varejista.

Confira a seguir os benefícios do Pickup In Store para seu negócio:

  • Encontre facilmente a melhor loja de retirada: por meio da combinação entre API Distance Matrix, Geocoding API e Google Maps API, sua marca identifica rapidamente a localização do consumidor e mostra as lojas mais próximas para a retirada. Assim, é possível garantir conveniência e agilidade, já que o cliente não precisa esperar a entrega para ter o produto em mãos;
  • Simplifique o checkout: com a Places Autocomplete API, é possível sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita sua localização, diminuindo as chances de errar o nome da rua. Esse processo agiliza a localização do usuário para determinar a loja mais perto e acelera o processo de checkout;
  • Entregue experiências personalizadas: depois de localizar a loja mais próxima para retirada, garanta que o cliente chegue exatamente na loja certa, incluindo um mapa estático que pode ser enviado por e-mail. Você também pode fornecer direções em tempo real para que o cliente chegue à loja com os recursos da Directions API.
  • Reduza custos com logística e otimize as retiradas: a Directions API também pode ser implementada em seu sistema de gerenciamento de pedidos online. Dessa forma, toda vez que o cliente autoriza o compartilhamento de dados sobre localização, o sistema calcula o tempo estimado de chegada do usuário durante a viagem. Com isso, seus funcionários podem agilizar a preparação do pedido para evitar filas e tempos de espera;
  • Aumente vendas e faturamento: com toda essa otimização de ponta a ponta, é possível atender a mais pedidos, sem contar a economia com custos de logística;
  • Explore estratégias de PDV: aproveite a interação com o consumidor nos canais online e na loja física para impactá-lo com mais ofertas e promoções. Ofereça vantagens aos clientes que optam por BOPIS para fidelizá-los.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

geoamb

Deixe um Comentário