O hábito de comprar online já faz parte do dia a dia dos consumidores. Contudo, os varejistas devem ter em mente que o prazo de entrega e o valor do frete são fatores decisivos para o cliente concluir uma compra online, segundo uma pesquisa da Ebit-Nielsen.
Entregas mais rápidas aumentam a satisfação do cliente. Ademais, cliente feliz tem mais chances de voltar a comprar e está disposto a pagar mais por uma boa experiência!
Diante disso, o Ship-from-store é um ótimo recurso para os varejistas conseguirem atender às expectativas dos consumidores. Essa estratégia transforma cada unidade em mini centro de distribuição, agilizando a entrega e reduzindo os custos.
Confira a seguir como o Ship-from-store pode revolucionar sua logística com apoio da Plataforma Google Maps.
Baixe o paper: 8 funcionalidades da plataforma Google Maps que vão fazer com que sua empresa otimize a forma com que se relaciona com o cliente
Ship from store: o que é e como funciona?
Enquanto os consumidores aderem ao hábito de comprar online, as lojas físicas ganham uma importância crítica na distribuição de produtos e serviços. Ship-from-store (SFS, que na tradução significa envio a partir da loja) é uma estratégia que permite a descentralização logística, ideal para varejista que buscam otimizar a entrega de produtos adquiridos no e-commerce.
Trata-se de um processo de atendimento que utiliza o estoque de uma loja física para atender aos pedidos realizados nos canais virtuais. A entrega final dos produtos adquiridos pelo cliente não acontece a partir de um centro de distribuição (CD), que normalmente está distante do cliente final, mas a partir da loja mais próxima do endereço do consumidor.
Esta é uma inovação do varejo que vem potencializando o papel das lojas físicas na estratégia multicanal. Cada vez mais pontos físicos passam a operar como espaços de experimentação e centros de distribuição de produtos e serviços.
Como o ship from store impacta na velocidade das entregas do e-commerce?
O Ship-from-store oferece inúmeras vantagens ao descentralizar a distribuição e fragmentá-la a partir dos estoques de cada loja. Entenda os benefícios:
- Entregas mais rápidas, já que as mercadorias não saem de um centro único, mas da base mais próxima do endereço do consumidor;
- Redução com custos logísticos e dinâmica de entrega otimizada, possibilitando entregas rápidas e o “same day delivery”, e até mesmo a redução do valor do frete;
- Maior giro e gestão integrada dos estoques, o que torna o fluxo de venda mais econômico e flexível;
- Maior satisfação do cliente, especialmente durante a pandemia, quando muitas pessoas querem receber seus pedidos em casa e sem atrasos.
Como implementar?
A boa notícia é que a Plataforma Google Maps (GMP) oferece uma gama de recursos para digitalizar a gestão logística do seu e-commerce. A inteligência de localização dos serviços de mapeamento mais utilizados do mundo aumenta a eficiência de processos, simplifica o planejamento de entregas e o gerenciamento de pedidos. Isso também reflete na política de troca e devolução, que se torna muito mais eficiente e flexível.
Os serviços de geolocalização do Google Maps entram em ação para transformar os estoques das lojas em verdadeiros centros de distribuição. E um varejista que faz isso muito bem é a Petz, rede de lojas físicas e online de produtos para animais de estimação, que conta com a Geoambiente e a Plataforma Google Maps para atender às necessidades dos consumidores e garantir a interação entre os pontos digitais e físicos.
Na Petz, cerca de 90% dos pedidos enviados a partir de loja (ship from store) são entregues em até um dia útil. “Temos uma entrega muito rápida e precisa graças aos dados de geolocalização da Plataforma Google Maps”, pontua Fernando Diniz, Head de Digital da varejista.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.