Logística para e-commerce: qual importância e como afeta o negócio?

Logística para e-commerce: qual importância e como afeta o negócio?1

O e-commerce é um segmento de rápida expansão, impulsionada pela inovação na entrega e oferta de produtos e pela mudança nos hábitos de consumo. A logística representa um papel estratégico na construção da experiência do consumidor online. Por que? Ela está presente nas etapas que vão desde o recebimento do pedido até a entrega na casa do cliente.

Os processos logísticos têm grande impacto no negócio digital. Basta olhar para a complexidade do dia a dia dos gestores logísticos.

Coordenar pedidos, gerenciar entregas para diferentes localidades, gerenciar estoques, cumprir prazos de entrega, monitorar entregadores e veículos ou realizar a roteirização de entregas de mercadorias com eficiência. Mas essas são apenas algumas das etapas logísticas do comércio eletrônico, que no dia a dia exigem uma gestão altamente eficiente.

De acordo com um estudo da Abcomm, divulgado em 2019, o frete responde por cerca de 65,9% dos gastos logísticos, enquanto os outros custos se dividem entre gastos com armazenagem (23%) e gastos com manuseio (14,8%). Isso significa que se sua estratégia de logística não for eficaz, você pode estar perdendo dinheiro.

Leia mais: Como usar o Google Maps para reduzir custos de frete e aumentar as vendas do seu negócio?

Além disso, vale ressaltar que o principal motivo para seus clientes abandonarem o carrinho são logística e entrega. Muitas pessoas deixam de concluir uma compra não só pelo alto preço do frete, mas também devido ao prazo de entrega. Atrasos na entrega também geram insatisfação para os clientes, fazendo com que não comprem novamente no seu site.

Uma operação logística ineficaz pode colocar todos esforços anteriores a perder, como investimentos em marketing, atendimento e compras. A resposta para aumentar a qualidade logística está na inteligência dos dados de geolocalização.

Como otimizar a logística do seu e-commerce?

Seja na gestão de uma frota de entregadores ou na roteirização de entregas, a operação logística depende da geolocalização. Pense em como informações como endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas de veículo podem ser úteis para tornar as operações logísticas melhores. Agora, imagine esses dados reunidos em um só lugar.

logística



O Google Maps concentra todos essas informações e muito mais. A gigante de tecnologia mapeou 99% do planeta e disponibilizou esse arsenal de dados de geolocalização na Plataforma Google Maps (GMP) para ajudar varejistas de todas as partes a resolverem os mais variados desafios de logística.

A solução oferece recursos para digitalizar a gestão logística do seu negócio eletrônico, aumentando a eficiência de processos, simplificando a alocação de equipes e veículos e, sobretudo, reduzindo custos.

Google Maps: eficiência logística para seu e-commerce

Todas essas capacidades mencionadas anteriormente podem ser integradas a sistemas de e-e-commerce, sites ou apps para otimizar operações logísticas desde o planejamento. Confira a seguir alguns dos benefícios que a Plataforma Google Maps proporciona para a estratégia logística do seu negócio.

  • Otimize a roteirização e garanta eficiência nas entregas: as funcionalidades de geolocalização do Maps fornecem orientações de gerenciamento de rotas para diferentes tipos de transporte. As rotas são calculadas com base em informações do trânsito em tempo real, levando em conta a localização dos centros de distribuição (CDs), das equipes em campo e dos endereços dos clientes, impactando diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento.
  • Reduza o valor do frete: a partir de uma gestão mais eficiente os custos da operação reduzem drasticamente. Na prática, isso significa um menor tempo de entrega de cada pedido, maior produtividade dos motoristas (capacidade de entregas por motorista) e redução com gastos desnecessários com combustível, barateando o valor do frete.
  • Monitore veículos e cargas em tempo real: com funcionalidades de visualização e localização em tempo real da GMP, uma empresa pode identificar exatamente onde um veículo ou uma carga estão e, ainda, acompanhar o trajeto percorrido e o seu deslocamento em tempo real.
  • Melhore a gestão de motoristas: ao comparar o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para realizar a entrega da mercadoria, a plataforma permite alocar motorista em rotas a fim de garantir a entrega mais rápida possível.
  • Entregue as melhores experiências: crie as melhores rotas para entregar mercadorias dentro do prazo e garanta a satisfação do cliente. Permita que os clientes acompanhem a entrega em tempo real.

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

geolocalização
Aplicativos
Local Context
Google Cloud
Plus Codes
Cloud
varejo alimentício
Varejo de moda
Cloud
Maps
Google Maps
nuvem
Google Cloud