Google Maps Platform Recursos Google Maps

Transações financeiras claras e detalhadas: conheça o novo recurso lançado pelo Google Maps

Google Maps
Escrito por Karen Ferraz

A pandemia derrubou muitas barreiras da população em relação ao digital, seja para fazer compras online ou gerenciar suas finanças digitalmente.

Uma pesquisa recente do Google revelou que metade dos millennials está disposta trocar de instituição financeira em busca de uma experiência digital melhor. Sem contar que 99% da geração Z e 98% dos millennials usam aplicativos móveis para executar operações bancárias do dia a dia.

Para responder às necessidades de uma base de clientes em rápido crescimento, as instituições financeiras foram desafiadas a tranquilizar os usuários e reduzir a ansiedade em relação às transações com informações detalhadas e em tempo real sobre onde, quando e como gastaram seu dinheiro.

Pensando nisso, o Google Maps lançou diversos serviços voltados para o segmento financeiro com objetivo de melhorar a experiência do cliente, segurança e otimizar operações. Entre eles, estão as funcionalidades que permitem fornecer demonstrações financeiras mais detalhadas. Entenda a seguir como funciona este novo recurso.

Leia mais: Plataforma Google Maps para serviços financeiros: mais segurança e eficiência

Demonstrações financeiras mais detalhadas

É extremamente comum que o cliente consulte seu extrato e se depare com uma transação cujo estabelecimento não consegue identificar devido a abreviações ou uso de identificações que não são o nome fantasia da empresa.

A solução Transações Enriquecidas do Google Maps resolve justamente este problema. A ferramenta esclarece essas transações e facilita o reconhecimento das mesmas por parte do cliente, adicionando o nome do comerciante e a categoria da empresa, uma foto da loja, localização em um mapa e informações de contato completas.

Entenda todos os benefícios oferecidos pela solução Transações Enriquecidas do Google Maps:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-4.png

• Ao facilitar o reconhecimento dessas transações, a instituição não apenas aumenta a confiança do consumidor, com aumento de até 15% do NPS, mas diminui as ligações de suporte em aproximadamente 67%.

• Instituições que já utilizam a solução Transações Enriquecidas reduziram o número de consultas de atendimento ao cliente em 20%, segundo o Google.

• A empresa ajuda os clientes a visualizar facilmente uma série de transações adicionando o nome do comerciante ao valor e à data da transação e exibindo tudo em um mapa do Google. Isso fornece aos consumidores insights sobre onde e como eles gastam dinheiro.

Na prática

A empresa espanhola de serviços financeiros Rebellion Pay usa a Plataforma Google Maps para enriquecer seu aplicativo móvel com dados de localização detalhados e em tempo real que criam a confiança do cliente, mostrando exatamente onde e quando eles gastam seu dinheiro.
“Estamos tentando oferecer algo diferente, dando aos nossos usuários o que eles precisam quando precisam, de maneira fácil e simples”, relatou o COO da companhia no site do Google.

A equipe da Rebellion Pay trabalhou em colaboração com a Snowdrop, cujo Merchant Reconciliation System (MRS) usa o banco de dados do Google Places para combinar dados brutos de transações com nomes de estabelecimentos, logotipos e informações de localização. O aplicativo também usa Places, bem como a API Maps Static e a API Geocoding. As notificações são gerenciadas usando o Firebase. Desde a implantação, a empresa observou uma redução de 20% no número de ligações de atendimento ao cliente.

“As APIs do Google Places, Maps Static e Geocoding nos permitem exibir precisamente quando e onde uma transação ocorreu”, informou o diretor de produtos.



Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário