Google Maps Platform Recursos Google Maps

Recursos de mapas com tecnologia WebGL estão disponíveis no Google Maps

Google Maps WebGL
Escrito por Karen Ferraz

No ano passado, o Google lançou durante sua conferência para desenvolvedores, a Google I/O, um conjunto de novos recursos de mapas com tecnologia WebGL para a Maps JavaScript API do Google Maps. Eles permitem que os desenvolvedores tenham mais controle sobre o mapa base vetorial por meio de opções de personalização e estilo disponíveis nas ferramentas de estilização de mapas baseados em Cloud.

Os recursos de mapas com tecnologia WebGL incluem:

  • Inclinação e rotação: por muito tempo a experiência no Maps foi proporcionada por imagens vistas de cima para baixo. Esse recurso de inclinação e rotação para a Maps JavaSript API permite fornecer aos usuários uma perspectiva diferente do mundo. Assim, os usuários podem mover o mapa em três dimensões.
  • Move Camera: oferece a perspectiva a partir do ponto de vista, além de criar animações de câmera suaves.
  • WebGL Overlay View: com esse overlay você obtém acesso ao mesmo WebGL para renderizar objetos 2D e 3D diretamente no mapa com profundidade e oclusão.

Leia mais: Google Earth Pro: recursos geoespaciais avançados disponíveis gratuitamente para sua empresa

Como funcionam?

Os recursos de mapas baseados em WebGL operam graças às APIs WebGL nativas que são suportadas em todos os navegadores modernos, dando acesso ao poder de renderização da GPU do dispositivo. Possibilitam criar experiências de mapas atraentes e de alto desempenho, nunca antes possíveis com a API JavaScript do Google Maps.

Novidades

Desde o lançamento, no ano passado, o Google otimizou a funcionalidade com base em comentários, testes e relatórios de bugs enviados por desenvolvedores. Hoje, a versão disponível atualmente possibilita integração direta com o Google Analytics (GA),

Para tornar o WebGL Overlay View pronto para o GA, a gigante de tecnologia fez algumas melhorias de API e otimizações no renderizador interno, incluindo a atualização do mapa vetorial para usar um contexto de renderização WebGL 2.0, oferecendo extensões extras como parte da biblioteca principal, mais renderização em tempo real mais rápida, novos recursos gráficos e consumo de memória de vídeo reduzido.

Casos de uso com a tecnologia WebGL

Utilização de deck.gl e WebGL Overlay View para criar visualizações 2D e 3D de grandes conjuntos de dados geoespaciais:

Ferramentas de software de mapeamento de dados de nível empresarial, como o CARTO Builder, que facilita a integração de grandes conjuntos de dados geoespaciais extraídos do BigQuery:

Gêmeos digitais usados para realizar análises e cenários digitais antes de serem testados no mundo real:

Estes são apenas exemplos dentre inúmeras possibilidades de uso dos recursos de mapa com tecnologia WebGL.

Para obter uma lista detalhada de alterações na versão GA e saber mais sobre os recursos de mapas com tecnologia WebGL e como usá-los com bibliotecas de código aberto como deck.gl e threejs.org, confira o site do Google e as demos disponíveis.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário