Google Maps Platform Recursos Google Maps

Impulsione suas experiências de localização com novas integrações do Google

Google Maps
Escrito por Karen Ferraz

O Google constantemente apresenta lançamentos que ajudam a explorar novas maneiras de usar APIs do Google Maps conforme as necessidades de mapeamento da empresa. A novidade mais recente inclui recursos e integrações com outros produtos do Google para otimizar as experiências oferecidas ao usuário final e operações de back-end.

Leia mais: Store Locator: conheça o “localizador de lojas” do Google Maps

Recomendações personalizadas

Para facilitar a vida dos desenvolvedores, a Plataforma Google Maps fornece etapas guiadas, com base no setor de atuação de cada empresa, desde a configuração inicial até a implementação. A partir do momento que você identificar seu setor, como exemplo varejo, receberá exemplos e documentos que o ajudarão a começar a trabalhar imediatamente.

Recomendações, como codelabs e guias de implementação, aparecerão no Console do Cloud

Atualização automática com o Locator Plus

Para se destacar, seu negócio deve sempre disponibilizar formas de ajudar os clientes a encontrá-lo. As atualizações permitem manter os detalhes da sua loja atualizados com a solução Locator Plus.

Com o Locator Plus, você pode importar facilmente detalhes de negócios de seu Perfil de Negócios, explorar, personalizar e implantar experiências baseadas em locais com apenas alguns cliques.

Isso quer dizer que qualquer alteração nos detalhes da empresa do seu Perfil da empresa será refletida no localizador de lojas em seu site. Essas alterações podem incluir horários, informações de contato, fotos, opções de serviço e muito mais.

Para exemplificar, mostramos abaixo a loja fictícia Altostrat, com onze estabelecimentos na área metropolitana de Nova York. A proprietária implantou um localizador de lojas em seu site e decidiu dar uma folga a todos os seus funcionários durante as férias, fechando as lojas por uma semana.

Ela, então, acessa o Perfil da empresa para editar o horário de funcionamento daquela semana. Com a solução Locator Plus, ela não precisa inserir manualmente os mesmos detalhes do Google Places novamente em seu site. Quaisquer atualizações para armazenar detalhes em seu perfil comercial serão refletidas automaticamente na solução Locator Plus que ativa em seu site. Essa nova integração propicia à dona da loja a tranquilidade de saber que os clientes têm as informações mais recentes ao pesquisar suas lojas, independentemente de onde obtêm suas informações.

Gerencie facilmente seus locais no Locator Plus importando detalhes comerciais do seu perfil comercial

Agendamentos de compromissos

Os novos recursos também tornam mais fácil e simples aos seus clientes o agendamento de compromissos facilmente incorporando os recursos de reserva do “Reservar com o Google” ao seu mapa. O “Reservar com o Google” oferece um fluxo completo de agendamento de compromissos e conecta os usuários a vários serviços.

Claramente, os clientes que usam um localizador de lojas têm interesse em visitar uma loja. Ao fornecer uma opção para reservas, diretamente no localizador, você simplifica o processo de reservas. A funcionalidade também pode oferecer mais informações sobre o tráfego potencial da loja e uma visão detalhada dos serviços solicitados.

Adicione recursos de reserva ao seu localizador de lojas

Integração com o Google Cloud

O Google também anuncia novas formas de atualizar e lançar rapidamente seu localizador de lojas. Na solução Locator Plus, você pode capturar a localização de cada loja que deseja mostrar aos usuários, e concentrar tudo em um só mapa.

Com o Google Cloud, é possível incorporar esse localizador de lojas em seu aplicativo. Anteriormente, os desenvolvedores precisavam integrar centenas de linhas de código para incorporar um localizador de lojas que capturasse a localização de cada loja.

Voltamos ao exemplo da Altostrat: a proprietária agora pode importar os detalhes da loja de seu perfil comercial para o Locator Plus. Por meio do Google Cloud, ela pode incorporar facilmente o localizador de lojas em seu site e aplicativo, mostrando aos usuários onde estão localizadas todas as suas onze lojas na região metropolitana de Nova York.

Implemente facilmente sua solução Locator Plus usando o Google Cloud

Compreenda o impacto da sua implementação

Com o novo painel de análise do localizador de lojas, você entende melhor o impacto de sua implementação e gera insights dos seus dados. O painel de análise fornece uma visão sobre a interação das pessoas com seu localizador de lojas. Assim, você pode avaliar o desempenho semanalmente, bem como número de visualizações, número de interações com a pesquisa e os detalhes do local e a taxa geral de engajamento. O painel usa dados anônimos para fornecer referências importantes sobre como a implementação de um desenvolvedor se compara a outros desenvolvedores que usam a mesma solução.

Essas análises são poderosas para auxiliar os varejistas na hora de avaliar o ROI de cada solução. Com o acesso a todos esses dados, sua equipe é capaz de tomar decisões mais inteligentes e informadas.

O painel de análise do localizador de lojas fornece métricas de desempenho

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário