Os veículos respondem por mais de 75% das emissões de CO2 do transporte, sendo uns dos maiores contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo.
Para ajudar as empresas e operadores desenvolvedores a operarem de forma mais sustentável, apresentamos as novas atualizações do Google Maps que contribuem para reduzir essas emissões e oferecer opções mais ecológicas.
Leia mais: Como os novos recursos do Google Maps aumentam a previsibilidade sobre os tempos da entrega
Roteamento ecológico em tempo real ♻️
Esta funcionalidade não apenas leva ao destino final o mais rápido possível, mas também otimiza o consumo de combustível, o que economiza dinheiro com gasolina. Por enquanto, o novo recurso está disponível em apenas alguns países, como Estados Unidos.
A tecnologia une a inteligência artificial (IA) com as informações do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e dados da Agência Europeia do Ambiente. Ao combinar essas informações com as tendências de condução do Google Maps, a big tech desenvolveu modelos avançados de aprendizado de máquina treinados nos tipos de motor veicular (gasolina, gás, diesel, veículo híbrido ou elétrico) mais populares em uma determinada região.
O roteamento ecológico do Maps já está disponível nos EUA, Canadá e em 40 países da Europa, tanto para Android e iOS. O próximo passo é expandir para o restante do mundo.
A função pode evitar mais de um milhão de toneladas de emissões de carbono por ano – o equivalente a remover mais de 200 mil carros das estradas. Ou seja, é bom para as pessoas e para o planeta!
Rotas ecológicas: redução de emissões e economia com combustíveis
Além de mostrar a rota mais rápida, agora o Google Maps também exibe a mais econômica. Com apenas alguns toques, é possível consultar a economia relativa de combustível e a diferença de ETA entre as duas rotas e escolher entre elas. Mas você ainda pode escolher o caminho mais rápido, independente da economia, ajustando suas preferências em Configurações.
Para gerar um impacto ainda maior, em breve o Google expandirá a tecnologia para desenvolvedores terceirizados por meio da Plataforma Google Maps. Como resultado, empresas de todos os portes e setores – como serviços de entrega ou compartilhamento de viagens – poderão habilitar rotas ecologicamente corretas em seus aplicativos e medir o consumo e a economia de combustível para uma única viagem, várias viagens ou até mesmo em toda a sua frota para melhorar o desempenho.
Os desenvolvedores também poderão selecionar o tipo de motor para obter as estimativas mais precisas de combustível ou eficiência energética ao escolher uma rota ecologicamente correta. O roteamento ecológico para desenvolvedores estará disponível em versão prévia ainda este ano globalmente.
A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas.
Somos parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.
Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.