Notícias e Tecnologia

Google Cloud Next’ 22: confira os lançamentos em dados e segurança

Google Cloud Next' 22
Escrito por Karen Ferraz

Neste mês, o Google realizou nos Estados Unidos seu evento online de tecnologia, o Google Cloud Next’22. Os anúncios fortalecem a estratégia do Google de fornecer uma infraestrutura em nuvem aberta, segura e convergente. Confira a seguir os principais lançamentos apresentados no evento com foco em dados e segurança para o Google Cloud.

Leia mais: Dataform: gerencie transformações de dados diretamente no BigQuery

Análise de dados e IA

No que diz respeito a dados, o Google busca aposta na abordagem “Data Cloud aberta”, capaz de suportar todos os tipos de cargas de trabalho e análise. As novidades apresentadas são:

  • Ampliação do BigQuery, o data warehouse do Google Cloud, para permitir a análise de dados não estruturados e de streaming, como documentos brutos e PDFs, vídeo e áudio, até mesmo registros de call center. Em um contexto onde 90% de todos os dados são considerados não estruturados, esta nova capacidade é extremamente poderosa para impulsionar as empresas na jornada de dados.
  • Nova integração entre Datastream e BigQuery foi anunciada para ajudar as organizações a replicar dados em tempo real de várias fontes de dados externas diretamente no BigQuery.
  • O Google Data Studio agora é Looker Studio, como parte de uma profunda integração das tecnologias Looker, Data Studio e IA e aprendizado de máquina (ML). As parcerias com o Tableau e o Microsoft Power BI permitem o acesso da API aos dados do Looker nessas ferramentas de terceiros.
  • O lançamento do Vertex AI Vision, um novo serviço que torna a visão computacional poderosa e a IA de reconhecimento de imagem mais acessíveis aos profissionais de dados.
  • Ampliação do mecanismo de armazenamento do BigLake para incluir suporte para os principais formatos de dados (como Apache Iceberg, Linux Foundation Delta Lake e Apache Hudi), além de uma nova experiência integrada no BigQuery para Apache Spark.
  • Atualizações no Dataplex para processos automatizados de qualidade de dados e linhagem de dados.
  • Ampliação das integrações com as principais plataformas de dados corporativos, incluindo Collibra, Elastic, MongoDB, Palantir Foundry e ServiceNow.

Segurança na nuvem

Os anúncios de segurança durante o Next visam avançar o objetivo de tornar a segurança mais proativa pelo uso de automação e outras ferramentas. São eles:

  • O Confidential Space permite que as organizações executem tarefas como análise conjunta de dados e treinamento de modelos de aprendizado de máquina (ML), garantindo que os dados podem permanecer protegidos de seus parceiros e do provedor de serviços em nuvem. Os casos de uso incluem um pesquisador clínico compartilhando resultados ou um banco analisando o gerenciamento de risco em diferentes partes do mundo.
  • Já o Chronicle Security Operations, é um novo conjunto de software baseado em nuvem que combina elementos das ferramentas Chronicle existentes e aquisições da Siemplify Mandiant. Ainda em versão prévia, o pacote ajuda as equipes de segurança cibernética a acelerar e dimensionar sua capacidade de detectar, investigar e responder a ameaças.
  • Expansão do ecossistema de nuvem confiável com a adição de mais parceiros.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário