Notícias e Tecnologia

5 tendências de cloud computing para ficar de olho em 2023

cloud
Escrito por Karen Ferraz

Nos últimos anos, por conta da pandemia, as organizações aceleraram o ritmo da transformação digital para responder às demandas de um mundo híbrido. A cultura do trabalho remoto ou híbrido exigiu a transferência de cargas de trabalho para a nuvem, impulsionando a adoção da cloud computing.

Esse ritmo de adoção deve continuar: o mercado de serviços em nuvem saltará 17% globalmente entre 2022 e 2030, segundo a GlobeNewswire. As empresas estão cada vez mais dependentes de soluções baseadas em nuvem, e esse é um caminho sem volta, a fim de permitir que os colaboradores consigam trabalhar de qualquer lugar. Confira a seguir as principais tendências de cloud computing para 2022 e embarque nessa jornada com o Google Cloud!

Leia mais: Geoambiente comemora 10 anos de parceria premier com Google

1. Convergência entre IA, dados e nuvem

A Inteligência Artificial mudou a forma como interagimos com diversas aplicações, possibilitando, por exemplo, pesquisar qualquer coisa simplesmente pronunciando seu nome. Mas para solucionar problemas técnicos críticos de forma independente, a IA necessita de dados robustos e habilidades de computação em nuvem.

O poder dos dados, da IA ​​e da nuvem juntos ajudam a melhorar produtos e serviços e cada vez mais empresas combinarão essas três tecnologias para implementar uma abordagem de ciclo de vida mais ampla. Essa tendência é viabilizada pelo que o Google Cloud tem batizou de “plataforma de dados analíticos”, baseada na convergência entre daka lake e data warehouse. Na prática, o Google Cloud aposta na oferta de uma solução de ponta a ponta que realiza o gerenciamento de dados e estágios de processamento, da coleta à análise de dados e aprendizado de máquina. Ecossistema abrangente de dados é suportado por soluções como BigQuery e Dataplex.

2. Empresas abraçam a estratégia multicloud

Muitas organizações estão aderindo às soluções multinuvem, em busca de descentralizar dados em diferentes servidores. A estratégia multicloud possibilita utilizar diversos provedores de acordo com as necessidades. De acordo com o Gartner, 90% das empresas utilizarão soluções baseadas em nuvem até 2025. A estratégia multicloud é atraente, pois evita a dependência de um único provedor, ajuda a reduzir custos, melhorar a continuidade dos negócios e diminuir as complexidades. Conheça os recursos multicloud do Google Cloud!

3. Verticalização da nuvem

À medida que os serviços em nuvem crescem, a verticalização da nuvem entra em jogo. Isso significa que os provedores passam a oferecer recursos e processos específicos para facilitar a migração das empresas de determinados setores para um servidor em nuvem dedicado. Além disso, o dimensionamento vertical da nuvem pode redimensionar efetivamente seu servidor sem necessidade de escrever códigos ou adicionar recursos ao software ou hardware existente.

Desenvolver uma vertical requer o estabelecimento de diferentes blocos de construção ou casos de uso que evoluem com os desenvolvimentos tecnológicos. Essa é uma aposta do Google Cloud, que lançou serviços baseados em nuvem para os segmentos de varejo, delivery e logística, por exemplo, como, por exemplo, a Cloud Fleet Routing API, uma API que ajuda usuários a criar planejamento de rotas de um jeito mais fácil!

4. Avanço da nuvem pública

Muitos empreendedores buscam adotar uma política de migração para a nuvem e uma abordagem que prioriza a nuvem para melhorar suas ofertas. Para tanto, estão investindo na nuvem pública e aumentando os volumes de carga de trabalho.

A prova disso é que os gastos globais com infraestrutura em nuvem pública alcançaram US$ 52,7 bilhões no primeiro trimestre de 2022, e o crescimento do mercado de serviços em nuvem pública será de 20,4% no mesmo ano. Isso quer dizer que os gestores de tecnologia devem aproveitar o potencial da computação em nuvem da melhor maneira possível.

5. Demanda crescente por conectividade e portabilidade

No que diz respeito à nuvem, a portabilidade é a capacidade de migrar uma aplicação de um servidor em nuvem para outro ou entre um serviço em nuvem e o ambiente de um usuário. Essa tendência se concentra principalmente no desenvolvimento de aplicativos móveis com DevOps habilitado para nuvem e equipes nativas em nuvem.

As soluções em nuvem serão cada vez mais plataform-centric, possibilitando que as empresas se concentrem na resolução de problemas de produtividade e segurança. Sem contar que uma estratégia de nuvem bem definida viabiliza o uso de desktops virtuais em grande escala.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário